Seu iPhone está apresentando comportamento estranho? Pode ser um vírus. Embora os vírus de iPhone sejam raros, esse modelo tão famoso de celulares não está totalmente imune. Se acha que seu iPhone pode estar com um vírus, você está na página certa.

Neste artigo, discutiremos:

  • Se (e como) iPhones podem ser vítimas de vírus
  • Como identificar se seu iPhone está com vírus
  • Como remover um vírus de seu iPhone
  • Como proteger seu iPhone usando o Kaspersky Security Cloud for iOS

Os iPhones também podem ser vítimas de vírus?

Felizmente para os fãs da Apple, os vírus de iPhone são extremamente raros, mas não impossíveis.

Embora o iPhone em geral seja seguro, uma das maneiras de deixá-lo vulnerável a vírus é por meio do “jailbreak”.

O jailbreak do iPhone é mais ou menos como um desbloqueio, mas menos legítimo. Ele envolve a obtenção de privilégios de raiz, os quais ignoram as restrições de segurança que normalmente limitam o funcionamento do software no dispositivo. A Apple condena da prática de desbloqueio por jailbreak e busca corrigir as vulnerabilidades em iPhones que permitem que esse procedimento seja feito.

A prática clandestina de desbloqueio por jailbreak em iPhones oferece aos usuários maior controle do sistema operacional. Eles podem, por exemplo, personalizar a aparência do sistema, excluir aplicativos nativos e baixar aplicativos de fora da App Store.

Isso pode parecer atrativo, mas o desbloqueio por jailbreak pode deixar o iPhone mais vulnerável. Na verdade, já existiram programas maliciosos que afetaram iPhones nessas condições.

Assim, embora a resposta para a pergunta “Os iPhones também podem ser vítimas de vírus?” seja “geralmente não”, já houve casos de iPhones infectados por vírus (ainda que raros e mais provavelmente em aparelhos desbloqueados por jailbreak).

Leia nosso artigo Você acha que iPhone é invulnerável? e saiba mais sobre outras ameaças à segurança que os usuários do iPhone podem enfrentar.

Por que os vírus de iPhone são tão raros?

Os vírus são códigos de computador maliciosos que se replicam. Eles se espalham por todo o sistema e podem causar danos e excluir ou roubar dados.

Para se disseminar, um vírus de computador deve ser capaz de se comunicar com vários programas que compõem um sistema. No entanto, o sistema operacional usado pelo iPhone dificulta esse processo.

Isso porque a Apple projetou seu sistema operacional de modo que cada aplicativo seja executado em um espaço virtual separado. Basicamente, as interações entre aplicativos são restritas, o que dificulta a disseminação de um vírus.

Além disso, todos os aplicativos usados pelos usuários da Apple devem ser baixados da App Store, e a empresa tem um rigoroso processo para aprová-los. Portanto, é extremamente improvável que qualquer aplicativo infectado por malware seja disponibilizado para download.

Seu iPhone está com vírus?

Se o seu iPhone estiver apresentando um comportamento estranho, é mais provável que:

  • Haja um aplicativo defeituoso que precise ser atualizado ou excluído
  • Seu celular esteja ficando sem espaço na memória
  • A bateria precise ser trocada

Apenas em casos raros o problema é causado por um vírus. No entanto, é importante estar atento a alguns pontos. Para verificar se o seu iPhone está com vírus, responda a estas perguntas:

  • Você desbloqueou o dispositivo por jailbrake?

Se o iPhone tiver sido desbloqueado por jailbreak, ele estará mais vulnerável a vírus.

  • Você identificou aplicativos que não reconhece?

Aplicativos desconhecidos podem ser um indício de malware. Desinstale os aplicativos que você não reconhece.

  • Os aplicativos travam constantemente?

Quando isso acontece sem motivo, significa que o telefone pode estar infectado por malware.

  • Seu consumo de dados aumentou?

Um aumento no uso de dados que não pode ser explicado pelo uso diferente do telefone, pode estar sendo causado por malware.

  • A fatura de seu celular aumentou?

Alguns malwares enviam mensagens para serviços premium. Se você perceber um aumento inesperado em sua fatura, o motivo pode ser um malware.

  • Aparecem janelas pop-up quando o navegador é fechado?

Se estiver tudo bem com o iPhone, isso não deve acontecer. Janelas pop-up que aparecem quando o navegador é fechado são um sinal de malware.

  • A bateria acaba muito rápido?

Um malware pode esgotar sua bateria. Se você precisa recarregar a bateria o tempo todo, talvez o telefone esteja infectado.

  • O aparelho está superaquecendo?

Se o celular estiver esquentando mais do que o normal, isso pode ser um sinal de atividade de malware.

Como remover um vírus do iPhone

Você acha que seu iPhone foi infectado por um vírus? Se estiver infectado, veja como remover vírus de iPhones manualmente:

  1. Exclua os aplicativos que parecem suspeitos
    Exclua todos os aplicativos que você não reconhece ou os que baixou na época em que o problema começou.
  2. Limpe seus dados e históricos
    Acesse o Safari nas configurações. Toque na opção para limpar o histórico e os dados de sites.
  3. Desligue e reinicie o aparelho
    Segure o botão de liga/desliga e deslize para desligar. Em seguida, pressione o botão novamente para reiniciar. Isso pode corrigir o problema. Mas, caso o problema persista, vá para a Etapa 4 a seguir.
  4. Restaure o telefone a partir de um backup anterior
    Continue tentando usar versões de backup anteriores até encontrar uma que não apresente o problema e esteja livre de malware.
  5. Restaure as configurações de fábrica
    Se todas as sugestões falharem, restaure o telefone para as configurações de fábrica, mas não se esqueça de fazer backup dos arquivos antes. Para isso, acesse Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar Conteúdo e Ajustes.

Como proteger seu iPhone

Agora você já sabe como os iPhones podem ser infectados por vírus e como remover manualmente um malware. Mas, afinal, você sabe como impedir que seu iPhone seja infectado por um malware?

Aqui estão algumas das principais dicas para manter seu telefone livre de vírus:

Baixe o Kaspersky Security Cloud for iOS

Proteja seu telefone com o Kaspersky Security Cloud for iOS. Ele oferece melhorias de segurança essenciais. Por exemplo, notificações sobre incidentes de segurança relevantes e uma ferramenta que verifica a existência de configurações fracas do sistema.

Baixe aplicativos somente da App Store

A Apple tem um rigoroso processo de verificação dos aplicativos. Se um aplicativo está na App Store, isso significa que é altamente improvável que ele contenha malware.

Verifique quem é o desenvolvedor nas descrições do aplicativo na App Store

É sempre aconselhável verificar na descrição quem desenvolveu o aplicativo que você está prestes a baixar.

Leia as avaliações dos usuários do aplicativo

Sempre leia as avaliações que outros usuários fizeram do aplicativo. Lembre-se de que avaliações reais normalmente apontam as vantagens e as desvantagens dos produtos.

Verifique o número de downloads do aplicativo

É menos provável que aplicativos com milhões de downloads contenham malwares.

Verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo

Quais permissões o aplicativo está solicitando? Elas parecem razoáveis? Se o que está sendo solicitado parece suspeito, evite baixar o aplicativo. Caso já esteja instalado, remova-o.

Não clique em links não verificados

Marque todos os e-mails de spam como lixo eletrônico e evite abri-los. Se você acidentalmente abrir um e-mail de spam, tome cuidado para não clicar nos links.

Mantenha o sistema operacional atualizado

Atualize o sistema operacional com frequência. Isso garante que seu celular fique protegido pelas atualizações de segurança mais recentes da Apple.

Mantenha os aplicativos atualizados

Atualize todos os aplicativos regularmente: isso reduz as chances de criminosos explorarem vulnerabilidades nos aplicativos a fim de comprometer a sua segurança.

Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi gratuitas

Evite fazer compras e operações bancárias on-line em redes públicas.

Se você precisar acessar uma rede Wi-Fi gratuita, use uma conexão de VPN, como o Kaspersky Secure Connection. Ele protegerá a sua conexão criptografando seus dados.

Para que se expor a riscos? Proteja seu iPhone hoje mesmo. Baixe o Kaspersky Security Cloud for iOS.

Como remover vírus de um iPhone?

Iphone pega vírus? Respondemos a essa pergunta e explicamos como limpar vírus do seu iPhone. Leia agora e saiba como proteger seu iPhone.
Kaspersky Logo