Embora os computadores sejam um recurso sempre presente na vida moderna, muitas pessoas ainda não perceberam o enorme risco proveniente dessa constante interação com a tecnologia.

Os vírus de computador são uma das formas mais antigas de malware; são softwares maliciosos criados para causar danos. Mas com sua capacidade de impedir a detecção e se replicar, esses programas sempre serão motivo de preocupação. Entender o que um vírus é capaz de fazer com seu computador é o primeiro passo para proteger seu sistema e sua família de ataques.

O que um vírus de computador pode fazer

O único requisito real para um software ser considerado vírus é que o programa tenha a capacidade de se replicar em outras máquinas. Isso significa que nem todos os vírus representam uma ameaça direta ao seu computador. Porém, muitas vezes, até mesmo vírus inativos podem permitir que ladrões cibernéticos e hackers instalem programas mais perigosos, como worms e cavalos de Troia.

Independente do objetivo do vírus de computador, o programa usa alguns recursos do sistema enquanto é executado. Assim, seu sistema ficará mais lento e poderá até parar abruptamente, se o vírus exigir muitos recursos ou se houver muitos vírus sendo executados ao mesmo tempo.

Mais frequentemente, os vírus de computador têm algum tipo de objetivo malicioso, gravado no próprio vírus ou em outro elemento de malware instalado pelo vírus. Esse software pode executar várias ações prejudiciais, como abrir um "backdoor" no computador por meio do qual os hackers podem tomar o controle do sistema ou roubar informações pessoais confidenciais, como credenciais de bancos on-line ou números de cartão de crédito. Ele também pode direcionar seu navegador da Web para sites indesejados, muitas vezes relacionados à pornografia, ou até bloquear o computador e pedir um resgate para desbloqueá-lo. Nos casos mais graves, os vírus podem corromper arquivos importantes do computador, inutilizando o sistema. Os produtos do sistema operacional Windows costumam ser alvos desses tipos de vulnerabilidades; por isso, você deve se proteger ao executar um sistema mais novo, o XP, ou o Windows 8; segurança é essencial.

Como ser um usuário de computador informado

Sabendo de todos os danos que um vírus pode causar, você deve estar se perguntando como pode proteger a si mesmo e sua família contra essas ameaças. O primeiro passo é o mais óbvio: basta usar seu computador de forma inteligente.

Verifique se você têm a versão mais recente de todos os programas e do software antivírus instalada. Isso é especialmente importante em relação ao sistema operacional, ao software de segurança e ao navegador da Web, mas também se aplica a todos os programas que você utiliza com frequência. Frequentemente, os vírus se aproveitam de bugs ou exploits no código desses programas para se propagar em máquinas novas e, embora geralmente as empresas que desenvolvem os programas sejam rápidas para corrigir as falhas, essas correções funcionam somente se tiverem sido baixadas no computador.

Também é importante evitar medidas que possam comprometer seu computador. Isso inclui abrir anexos de e-mail não solicitados, visitar sites desconhecidos ou baixar software de sites não confiáveis ou de redes de transferência de arquivos ponto a ponto. Para garantir que toda a família entenda os riscos, esses procedimentos devem ser ensinados a todos, e o uso da Internet pelas crianças deve ser monitorado para assegurar que não acessem sites suspeitos ou baixem programas ou arquivos aleatórios.

Como instalar um software de prevenção e detecção de vírus

A próxima etapa importante para proteger seu computador e sua família é instalar um software de segurança de computadores confiável, capaz de verificar seu sistema ativamente e oferecer proteção contra vírus. Entretanto, saiba que nem todas as soluções de segurança são iguais.

Existem diversos softwares antivírus gratuitos na Internet, mas muitos deles não são suficientemente robustos para oferecer proteção completa ou não são atualizados com a frequência adequada para serem eficientes. É assustador, mas alguns desses softwares gratuitos não servem para nada. Em vez disso, instalam vírus, adware, spyware ou cavalos de Troia quando você tenta baixar e instalar o programa.

Se o preço for um fator importante, a melhor opção é encontrar uma solução de segurança de Internet com preços competitivos e que ofereça uma avaliação gratuita para que você possa ver como o software funciona e como seu computador responde depois de ser limpo antes de tomar a decisão de compra.

A parte mais difícil de tudo isso é que, embora várias ameaças sejam neutralizadas todos os dias, muitas outras são criadas em seu lugar. Isso significa que, enquanto houver Internet, os vírus de computador continuarão sendo um problema. Ignorar a questão ou achar que eles não o afetarão é uma maneira certa de comprometer seu computador e colocar as informações de sua família ou sua tranquilidade em risco.

Outros artigos e links relacionados a vírus de computador