content/pt-br/images/repository/isc/2021/apps-and-websites-parents-need-to-know-about-1.jpg

A gama de aplicativos e websites que os pré-adolescentes e adolescentes utilizam está em constante evolução. Embora muitos proporcionem uma experiência agradável e inofensiva, os piores aplicativos para crianças podem, por vezes, criar situações de risco. Estes incluem a abertura de comunicação não desejada com estranhos, revelação não intencional de informações pessoais e violência virtual (bullying virtual ou cyberbullying) – entre outros perigos.

Para garantir que seus filhos estejam usando aplicativos adequados à sua idade e circunstâncias, é essencial estar ciente dos riscos.

Neste artigo, analisamos aplicativos e websites potencialmente perigosos para crianças.

Tik Tok

O que é o Tik Tok?

Com mais de 1,65 bilhões de downloads até agora, o Tik Tok é muito popular entre pré-adolescentes e adolescentes. O Tik Tok permite aos usuários criar, compartilhar e descobrir pequenos vídeos musicais e foi descrito como karaokê da era digital. Efeitos especiais podem ser adicionados aos vídeos, que permitem aos usuários expressarem-se de forma criativa.

O Tik Tok é seguro para crianças?

  • Quando usuários com idades entre 13 e 15 anos se inscrevem no aplicativo, suas contas são definidas como privadas por padrão. Esta funcionalidade significa que apenas os amigos podem comentar sobre os vídeos. Somente usuários com 16 anos ou mais podem fazer transmissões ao vivo e usar mensagens diretas; somente usuários com mais de 18 anos podem comprar, enviar ou receber presentes virtuais.
  • No entanto, o aplicativo não tem verificação de idade e confia que os usuários informem suas datas reais de nascimento.
  • Como o aplicativo incentiva o desempenho, com muitos usuários animados para mostrar seus talentos, os predadores podem potencialmente usar bajulação e elogios como forma de iniciar o contato com os jovens.
  • Alguns pais expressaram preocupação sobre o uso de linguagem inapropriada em alguns dos vídeos (embora o aplicativo não permita que os usuários procurem conteúdos questionáveis, como "sexo" ou "pornografia").
  • Os pais também podem usar o Modo Restrito para ter algum controle ou Modo de Segurança Familiar para emparelhar sua conta com a de seus filhos para controlar completamente as configurações.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Omegle

O que é Omegle?

Omegle é um site de bate-papo gratuito que permite que você converse com outros usuários sem se registrar. O slogan de marketing do aplicativo é "Fale com estranhos!" Ele irá combiná-lo com outro usuário aleatório do site de qualquer lugar do mundo.

Ele oferece comunicação por texto e vídeo e tem tags de "interesse", que permitem que você se conecte a outros usuários com base em interesses mútuos. A sua popularidade aumentou durante a pandemia do coronavírus em 2020.

As conversas são anônimas, a menos que você revele a sua identidade. Quando uma conversa começa, as pessoas são identificadas como "você" e "estranho" Os usuários podem parar uma conversa caso se sintam desconfortáveis clicando no botão "Parar", saindo do site ou iniciando uma nova conversa com outra pessoa. 

O Omegle é seguro para as crianças?

  • O Omegle é transparente quando se trata de perigos no local. Diz claramente: "Os predadores são conhecidos por usar Omegle, por isso, por favor, tenham cuidado."
  • Apesar disto, a Omegle não tem diretrizes sólidas de segurança ou controles para pais para proteger as crianças.
  • A Omegle conecta crianças com estranhos de qualquer idade. Se você quer proteger seus filhos contra os perigos escondidos em sites como Omegle, é importante falar com eles sobre isso. Explicar o quê e quem pode estar lá fora com intenções criminosas pode ser a sua melhor linha de defesa.
  • As principais preocupações dos pais com o aplicativo estão relacionadas ao seu potencial para violência virtual e aliciamento on-line.
  • A Omegle não tem uma função de bloqueio para outros usuários, embora os usuários sejam convidados a reportar comportamentos inadequados.
  • Embora a Omegle bane os usuários por crueldade e mau comportamento, as exclusões são baseadas em seus endereços IP. Esta proibição não é eficaz contra software comumente disponível, como uma rede privada virtual (VPN).

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Houseparty

O que é Houseparty?

Houseparty é um aplicativo de bate-papo por vídeo que permite a conversa entre amigos, um a um ou em grupos de até 8, através de chamadas de vivo e textos em grupos de bate-papo. Os usuários podem jogar com as pessoas daquele grupo de bate-papo.

O Houseparty é seguro para as crianças?

  • Houseparty diz que você tem que ter mais de 13 anos para criar uma conta, mas não há verificação de idade – os usuários simplesmente digitam uma data de nascimento.
  • Não há triagem e o vídeo é ao vivo, então não há nada que impeça as crianças de verem conteúdo inapropriado.
  • Não há controle dos pais sobre o aplicativo.
  • Por padrão, o Houseparty não está definido como privado. Isto significa que ao usar o aplicativo, amigos (ou amigos de amigos que você pode não conhecer) podem iniciar automaticamente uma chamada por vídeo com você, sem pedir autorização.
  • As pessoas também podem ver em que chamadas você está e com quem e pode participar sem convite.
  • Os usuários podem enviar links via bate-papo e fazer capturas de tela.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Tellonyn

O que é o Tellonym?

Tellonyn é um aplicativo de de bate-papo anônimo que se descreve como "o lugar mais honesto da internet".

Permite que os usuários façam e respondam perguntas uns sobre os outros sem revelar sua identidade e se tornou muito popular nas escolas de ensino secundário e médio. 

O Tellonym é seguro para crianças?

  • O conteúdo é gerado pelo usuário e anônimo, e tem havido relatos de violência virtual, ameaças violentas e temas adultos, incluindo conteúdo sexual e referências a drogas e álcool (se os filtros não estiverem ligados).
  • Não há verificação de idade em vigor mesmo que o aplicativo seja classificado como 17+ na App Store.
  • As contas são definidas como públicas por padrão, o que significa que estranhos podem contatar o seu filho.
  • Existe uma funcionalidade que permite aos usuários compartilharem a sua localização. Isto está desativado por padrão, mas vale a pena verificar se o seu filho o desativou.
  • O aplicativo possui ferramentas de relatório e bloqueio e também diretrizes da comunidade a serem seguidas pelos usuários.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: Os termos de uso do Tellonym declaram que os usuários devem ter mais de 13 anos, mas a App Store classifica este aplicativo como adequado para maiores de 17 anos.

Aplicativos perigosos para adolescentes

Snapchat

O que é Snapchat?

Snapchat é um aplicativo que permite que os usuários enviem fotos e vídeos que desaparecem assim que são exibidos. Possui filtros e efeitos especiais, permitindo aos usuários alterar imagens.

O Snapchat é seguro para crianças?

  • De acordo com os termos de serviço do Snapchat, você tem que ter mais de 13 anos para se inscrever, mas novamente, não há nenhum procedimento de verificação de idade.
  • Muitas crianças acreditam que as imagens no Snapchat não podem ser armazenadas e espalhadas e, por isso, podem se sentir confortáveis compartilhando imagens que de outra forma não o fariam. No entanto, os usuários podem fazer uma captura de tela antes que uma imagem desapareça do aplicativo, e as próprias imagens permanecem nos servidores do Snapchat por até 30 dias.
  • Alguns pais levantaram preocupações sobre materiais impróprios para a idade e estratégias de marketing disfarçados de questionários para obter dados dos usuários.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

YOLO

O que é o YOLO?

YOLO – que significa 'You Only Live Once' – é um aplicativo anônimo de perguntas e respostas dentro do Snapchat. Os usuários podem postar perguntas e comentários anônimos sobre uma história do Snapchat e anexar uma imagem.

Uma vez que um usuário tenha vinculado o aplicativo a uma conta Snapchat, ele recebe uma solicitação de autorização para 'receber mensagens anônimas' e para criar uma pergunta para que outros possam 'enviar-me mensagens honestas'.

O YOLO é seguro para crianças?

  • O elemento anônimo deste aplicativo, e outros como ele, pode torná-lo um paraíso para a afronta social e, às vezes, comentários brutalmente honestos. No passado, as lojas Apple e Google baniram aplicativos anônimos similares por causa de seu escopo para a afronta social virtual e discurso de ódio.
  • Os usuários podem denunciar pessoas, mas não é possível bloquear pessoas porque os usuários são anônimos. Se alguém estiver enviando uma resposta abusiva, os algoritmos devem identificar isso, sendo que os termos e condições dizem que o "conteúdo repreensível" não será tolerado. Se você denunciar um comentário, esse comentário deve ser excluído se for considerado ofensivo.
  • O aplicativo é vago sobre como os dados do usuário são compartilhados.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Kik

O que é Kik?

Kik é um aplicativo de texto livre que não tem limites de caracteres ou texto. Permite que as crianças criem um nome de usuário e enviar mensagens de texto a estranhos sem compartilhar o seu número de celular. Os usuários podem compartilhar fotos, vídeos e jogos nesta plataforma.

O Kik é seguro para as crianças?

  • O aplicativo permite que as crianças conversem online com estranhos. Ao permitir que os usuários se identifiquem usando apenas um nome de usuário (ou seja, não associado a um número de telefone), o Kik vai além de outros aplicativos ao fornecer anonimato.
  • A combinação de anonimato, permissão de pesquisa de perfis por idade e o envio de fotos não armazenadas em telefones tem recebido muitas críticas.
  • Não há controle para pais dentro do Kik.
  • Em 2018, a BBC informou que o aplicativo Kik Messenger foi mencionado em 1.100 casos de abuso sexual infantil somente no Reino Unido – ajudando a criar uma percepção de que é um dos piores aplicativos para crianças.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Discord

O que é o Discord?

Discord é um aplicativo de bate-papo por voz e texto que é popular entre os gamers. Os gamers usam-no para conversar com outros gamers enquanto jogam ou para trocar dicas e conselhos em servidores específicos do jogo.

Alguns jogos, como o Fortnite, têm Discords verificados oficiais para que os fãs discutam o jogo.

O Discord é seguro para as crianças?

  • O Discord tem informações disponíveis em seu site para pais e responsáveis com dicas para manter as crianças seguras.
  • O Discord também tem a função ‘Mantenha-me em segurança' que bloqueia automaticamente imagens inapropriadas enviadas por mensagem direta. Você precisa ativar esta função quando o seu filho criar uma conta. No entanto, a funcionalidade não digitaliza textos, portanto, seu filho pode continuar a receber mensagens que contenham linguagem inadequada ou perturbadora.
  • Você pode alterar as configurações de privacidade da conta de seu filho para impedir que ele seja contatado por pessoas desconhecidas, mas eles ainda poderão acessar os servidores públicos. Seu filho pode se deparar com imagens, vídeos e comentários perturbadores nos servidores públicos.
  • Você pode facilmente bloquear um usuário diretamente no aplicativo clicando em seu perfil.
  • Denunciar conteúdos individualmente é mais complicado. Você tem que enviar a mensagem e um link para a mensagem, imagem ou vídeo que você gostaria de denunciar para o Discord.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Twitch

O que é Twitch?

Twitch é um site de transmissão ao vivo popular entre os gamers, que permite aos usuários compartilhar o jogo ao vivo para que outros possam assistir e comentar em tempo real. Os usuários também podem assistir playbacks de jogos e conversar com outros gamers.

Não é possível participar de um jogo ao vivo no Twitch, mas você pode falar com outros usuários que estão assistindo o jogo em uma janela de bate-papo ao vivo.

O Twitch é seguro para crianças?

  • Onde quer que transmissões ao vivo estejam envolvidas, há sempre o risco potencial de exibição de linguagem inadequada ou imagens inapropriadas porque não há edição.
  • O recurso de bate-papo do Twitch pode se tornar caótico em transmissões populares com maior audiência, já que todos estão digitando ao mesmo tempo em um esforço para interagir com suas transmissões favoritas. Em canais maiores, essas conversas podem se tornar um concurso de gritos com violência virtual e discurso de ódio. Quando isso acontece, os moderadores lutam para acompanhar a conversa.
  • Se for transmissão ao vivo, certifique-se de que o jogo que o seu filho está transmitindo é apropriado para a idade e assegure-se de que o bate-papo seja monitorado para que não atraia atenção indesejada.
  • Se o seu filho passa a maior parte do tempo assistindo outros gamers ao vivo, a melhor coisa a fazer é pesquisar as pessoas e canais que o seu filho segue, assegurando-se de que os conteúdos assistidos são adequados para a sua idade.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

Tumblr

O que é Tumblr?

Tumblr é um site de microblog que permite aos usuários compartilhar fotos, vídeos, blogs curtos, gifs e links, e tem uma função de bate-papo integrada. Também pode ser um lugar para crianças e adolescentes se conectarem uns com os outros e compartilharem seus fandoms – ou seja, postar sobre shows ou filmes que eles gostam.

O Tumblr é seguro para crianças?

  • O Tumblr proibiu conteúdo pornográfico em 2018, mas ainda é possível ver imagens sexualmente sugestivas na plataforma. Há também relatos de publicações pró-anorexia (às vezes referidos como pró-ana), publicações pró-auto-agressão e outros conteúdos impróprios.
  • Não existem controles para pais disponíveis, mas existem configurações de privacidade para que você possa ajudar o seu filho a se ajustar.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 16 anos

Instagram

O que é o Instagram?

Dada a sua popularidade, você provavelmente está mais familiarizado com o Instagram do que com outros aplicativos de compartilhamento de fotos. Os usuários adicionam fotografias ou vídeos em suas publicações, que podem ser editadas utilizando filtros ou nos stories, que são exibidas durante 24 horas. De propriedade do Facebook, os usuários tendem a seguir amigos, familiares ou celebridades. Há também um recurso de transmissão ao vivo.

O Instagram é seguro para crianças?

  • O aplicativo tem recursos incorporados que removem automaticamente palavras e comentários ofensivos – e você pode adicionar sua própria lista de palavras que você não quer que apareça. No entanto, ainda é possível encontrar conteúdo maduro ou inapropriado e comentários sobre o aplicativo (embora haja uma maneira de sinalizar conteúdo inapropriado para revisão).
  • Algumas pessoas usam o aplicativo para fazer comentários grosseiros ou desagradáveis. Isto é conhecido como "trolling" e é frequentemente realizado de forma anônima.
  • Os usuários podem alterar suas configurações para bloquear sua localização ou certos seguidores, mas muitos usuários são casuais sobre suas configurações e se conectam com outros que não conhecem.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 13 anos

WhatsApp

O que é o WhatsApp?

Muitos pais utilizam o WhatsApp – é um aplicativo de comunicação muito popular que permite aos usuários enviar áudios, textos, documentos, vídeos, fotografias e fazer chamadas de vídeo em todo o mundo.

O WhatsApp é seguro para as crianças?

  • Enquanto o seu pré-adolescente ou adolescente só pode falar com os contatos existentes no telefone deles, alguns conteúdos podem ser compartilhados que podem não ser apropriados para a idade. Isto é particularmente um problema se eles forem adicionados a conversas de grupo por outros amigos, para que eles possam acabar tendo contatos em seu telefone que nunca conheceram cara a cara.
  • Portanto, é possível que eles possam ver ou ser contatados por alguém que não conheçam e possam ser vulneráveis ao conteúdo postado por essa pessoa.
  • Embora um usuário não possa controlar quem os adiciona a um bate-papo em grupo, ele pode sempre controlar a sua própria participação dentro dele – podem sair quando quiserem.
  • É uma boa ideia avisar o seu filho que se ele está numa conversa em grupo com alguém que não conhece ou com quem não se sente à vontade, ele deve sair do grupo e falar com você sobre isso.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 16 anos

YouTube Kids

O que é o YouTube Kids?

O YouTube descreve o YouTube Kids como um ambiente mais 'contido para as crianças explorarem o YouTube', facilitando aos pais e cuidadores a orientação da sua viagem.

Essencialmente, é uma versão separada do popular site de compartilhamento de vídeos voltado diretamente para as crianças. Uma de suas melhores caraterísticas é um timer, para que você possa definir limites para quanto tempo seus filhos brincam no aplicativo.

O YouTube Kids é seguro para as crianças?

  • O aplicativo é, em sua maioria, seguro, pois seu algoritmo visa filtrar qualquer conteúdo que não seja adequado para crianças, e isso também é aumentado por moderadores humanos. Dito isto, há uma pequena chance de que conteúdos com nudez ou violência possam escapar pela rede.
  • Tem havido relatos de vídeos que parecem ser para crianças, mas claramente não o são. Estes vídeos aparentemente têm títulos amigáveis para crianças e começam com personagens familiares de programas de TV para crianças (como Peppa Pig), mas depois tornam-se estranhos ou até mesmo perturbadores. Alguns dos vídeos foram marcados intencionalmente para enganar o algoritmo do YouTube.
  • O YouTube avisa que as crianças podem ver algo que você não quer que elas vejam e que você pode bloquear ou denunciar vídeos inapropriados.
  • Se os usuários não tiverem a versão premium, eles verão anúncios, inclusive de junk food ou produtos que você pode não querer que seu filho veja.

Classificação etária oficial?

Classificação etária oficial: 4 anos

9 Dicas de como falar com seus filhos sobre segurança na internet

Agora que você aprendeu sobre alguns dos sites e aplicativos potencialmente perigosos que existem por aí. É hora de se sentar e conversar com seus filhos sobre internet e segurança on-line.

Aqui estão algumas dicas e conselhos para ajudar as coisas a correrem bem:

1. Pergunte ao seu filho sobre que aplicativos e sites eles usam

Peça ao seu filho para ensiná-lo e mostrar-lhe os seus aplicativos, jogos ou sites favoritos. Isso o ajudará a entender como eles funcionam e destacar quaisquer problemas potenciais com as piores aplicativos para crianças.

2. Discuta qualquer potencial preocupação com o seu filho

Se você sente que seu filho está acessando um aplicativo ou site perigoso para crianças ou adolescentes, explique porque você se sente assim. Sempre que possível, faça uma decisão conjunta com o seu filho, para que eles entendam as razões para não usar algo.

3. Seja honesto e direto com seus filhos

Fale com eles sobre as consequências do uso inadequado da tecnologia. Eduque seus filhos sobre violência virtual, hacking e engenharia social; e aliciamento on-line.

4. Assegure seu filho de que eles podem falar com você

Diga ao seu filho que você não vai exagerar se ele lhe disser algo que viu online, como comentários desagradáveis, conteúdo sexual, ou imagens violentas. Diz-lhes que preferias que eles falassem contigo sobre isso em vez de o guardarem para eles próprios. Mostre-lhes como podem bloquear ou denunciar conteúdos que considerem perturbadores.

5. Estabeleça limites – mas seja realista

Os limites que você estabelece para o uso da internet dependerá da idade de seu filho e do que é certo para a sua família. Eles podem incluir coisas como concordar em regras sobre quanto tempo passam online e quando, não dizer coisas por SMS que não diriam à cara de alguém, não enviar imagens privadas, ou permitir que você saiba a senha deles para que você possa verificar o telefone deles.

6. Configureos controles para pais

Configure ou reveja os seus controles parentais e os filtros de internet. Os controles para pais são concebidos para ajudar a proteger as crianças de conteúdos inapropriados online. Esses controles podem ser usados de várias maneiras – por exemplo, para ajudar a garantir que seus filhos acessem apenas conteúdo apropriado à idade, para definir horários de uso, para monitorar atividades e para evitar que informações pessoais sejam compartilhadas com estranhos.

7. Verifique se seu filho está executando os programas antivírus mais recentes

O software antivírus protege seus dispositivos contra ameaças recebidas e procura, destrói e avisa sobre possíveis ameaças ao sistema. Novos vírus estão saindo o tempo todo, e o software antivírus se mantém atualizado com as últimas ameaças.

8. Certifique-se de que as definições de privacidade do seu filho estão definidas para o máximo

Quase todos os aplicativos de redes sociais terão definições de privacidade que você pode ajustar. Conheça-os e sente-se com os seus filhos para os ajustar juntos.

9. Use uma solução segurança cibernética confiável em todos os dispositivos de seus filhos

Kaspersky Safe Kids foi projetado para ajudá-lo a proteger seus filhos online. Inclui um aplicativo no dispositivo do seu filho mais um aplicativo no seu telefone, que permite que você veja relatórios e personalize configurações. Existem controles para pais integrados no software que permitem até o gerenciamento do tempo de tela por dispositivo.

Artigos relacionados:

Segurança online para crianças: Aplicativos e websites que os pais precisam saber a respeito

Quais são os aplicativos e websites mais perigosos para crianças e adolescentes? Saiba mais sobre os riscos potenciais e como proteger o seu filho online.
Kaspersky Logo