content/pt-br/images/repository/isc/46-LostorStolen.jpg

Por conter contatos, sequências de mensagens, informações de contas e vários gigabytes de fotos preciosas, um celular moderno é um item extremamente pessoal. Sua perda gera pânico imediato, e esse sentimento se intensificará rapidamente se ele realmente acabar nas mãos de um ladrão que deseja roubar informações pessoais para fins nefastos.

Se você perder seu celular ou ele for roubado, não perca tempo achando que não pode fazer nada. As principais operadoras oferecem utilitários para ajudar os usuários a encontrar e recuperar seus telefones, proteger seus dados e evitar que ladrões acessem contas importantes.

Os passos exatos para localizar ou limpar um telefone perdido ou roubado variam dependendo do telefone, mas o primeiro passo é sempre o mesmo: relatar imediatamente o ocorrido à polícia.

Mesmo que a chance de recuperá-lo seja pequena, é melhor registrar um boletim de ocorrência. Alguns dos detalhes descobertos pelos utilitários do telefone também podem ajudar a polícia na investigação.

Android

Se o celular perdido for um dispositivo Android que está ligado, conectado à Internet, conectado ao Google Play e com os serviços de localização ativados, você provavelmente poderá encontrá-lo usando o serviço Gerenciador de dispositivos do Android. O site Android.com oferece algumas funções úteis, mesmo que seja a primeira vez que você faz login. Um mapa mostra a localização do telefone e seu histórico de localização. Você pode fazer o telefone tocar remotamente, mesmo que esteja no modo vibrar, pode bloquear o dispositivo com um novo PIN ou senha e apagar todos os dados do dispositivo.

Observe que apagar os dados do dispositivo é um último recurso, pois isso também desconecta o telefone da sua conta do Google. Embora extremo, esse passo protege sua conta do Google do acesso não autorizado.

iPhone

O utilitário Buscar Meu iPhone da Apple é provavelmente o aplicativo de localização mais famoso. Ele pode ser acessado pelo iCloud ou pelo aplicativo Buscar Meu iPhone em qualquer outro dispositivo Apple, desde que Buscar Meu iPhone esteja habilitado no telefone perdido. O aplicativo fornece um mapa com a localização do dispositivo e permite ativar os serviços de localização remotamente. Você também pode bloquear o dispositivo remotamente, exibir uma mensagem na tela pedindo que o telefone seja devolvido e desabilitar o Apple Pay.

Da mesma forma que com o utilitário Android, você pode limpar o dispositivo perdido remotamente e também desvincular o telefone da sua conta do iCloud. Se o dispositivo estiver desligado ou desconectado da Internet no momento em que as alterações forem feitas, as mudanças ocorrerão da próxima vez que o telefone for ligado e conectado à Internet.

Windows Phone

O sistema operacional para telefones Windows inclui um utilitário semelhante para ajudar você a localizar e limpar seu celular remotamente. O primeiro passo é acessar o Gerenciador de dispositivos do Windows e clicar em "Localizar meu telefone". O utilitário inclui um mapa com a localização do telefone.

O mapa também pode mostrar o histórico de localização do dispositivo e seu último local conhecido antes de acabar a bateria, se essa configuração estiver ativada. Nesta página, você pode fazer o telefone tocar remotamente, bloqueá-lo, exibir uma mensagem na tela e apagar os dados.

Continuação

Mesmo que um telefone seja apagado e não haja mais esperança de recuperá-lo, é importante dar continuidade a algumas ações adicionais recomendadas. Ligue para seu provedor de rede para informar a perda do telefone. O provedor pode desativar os serviços de dados do telefone e desconectá-lo da rede, evitando que o ladrão use o celular para utilizar seu saldo ou se passar por você em mensagens ou chamadas.

Além disso, as senhas de todas as contas salvas no telefone devem ser alteradas imediatamente. Se um ladrão conseguir desbloquear a tela, poderá acessar aplicativos de bancos, e-mails, contas em redes sociais e informações de pagamento que estão armazenadas no telefone.

Por fim, informe a família, os amigos e outros contatos que o seu telefone sumiu. Assim, você pode recuperar suas informações de contatos e avisar as pessoas que, se alguém enviar mensagens de texto ou ligar antes que você substitua seu telefone, essa pessoa não é você.

Quando seu novo telefone chegar, tome as medidas necessárias para que você possa encontrá-lo em caso de perda. Verifique as opções do utilitário "Localizar meu telefone" ou "Buscar meu iPhone" e considere ativar os serviços de localização para tornar seu telefone visível no mapa. Além disso, configure backups automáticos para garantir que fotos, documentos e dados importantes sejam preservados caso você perca ou roubem seu telefone.

Muitos celulares têm uma configuração para impedir o uso não autorizado do chip, evitando que ladrões acabem com sua conta de dados, caso consigam burlar as outras defesas do telefone. Sempre que o telefone for reiniciado, ele exigirá que o usuário insira um PIN para desbloquear o chip e usar o celular.

Nos iPhones, o recurso está no aplicativo Ajustes, na categoria Telefone. Selecione PIN do SIM e siga as instruções para ativá-lo. Escolha um PIN fácil de lembrar, pois várias tentativas incorretas podem bloquear o chip permanentemente. O processo é diferente para versões distintas do Android e as várias operadoras, mas pode valer a pena pesquisar as etapas para proteger seu plano de dados.

Artigos relacionados:

Produtos relacionados:

O que fazer em caso de perda ou roubo de seu telefone

Se você perder seu celular ou ele for roubado, não perca tempo achando que não pode fazer nada. Veja aqui algumas medidas importantes a serem tomadas pelos proprietários de dispositivos Android, iPhone e Windows.
Kaspersky Logo