/content/pt-br/images/repository/smb/fallback/photo-6.jpg

Para garantir a proteção adequada do computador, o software antivírus deve ser capaz de:

  • Detectar diversos programas maliciosos existentes. O ideal seriam todos os malwares existentes
  • Detectar novas modificações de vírus, worms e cavalos de Troia conhecidos
  • Detectar softwares maliciosos localizados em arquivos compactados, como arquivos executáveis que foram modificados por utilitários, depois verificar o conteúdo dos arquivos e dos pacotes de instalação

Nem todos os produtos antivírus oferecem o mesmo nível de proteção ao computador

Como diversos produtos antivírus estão no mercado há anos, alguns usuários caem na armadilha de pensar que todos são parecidos, com funcionalidades semelhantes de detecção de malware. Esses usuários podem basear a decisão do antivírus a ser usado em critérios relativamente sem importância, por exemplo, se ele tem um design ou é promovido em anúncios atraentes.

Embora seja verdade que os produtos antivírus já existam há anos, o número e a diversidade das ameaças às quais computadores e outros dispositivos estão sujeitos mudaram muito nos últimos anos. A proteção eficiente do computador depende da capacidade que o fornecedor de antivírus tem de se adaptar às novas demandas. Quando analisados quanto ao desempenho técnico ao detectar vírus e oferecer proteção, os produtos de antivírus diferem muito.

Investimento e dedicação contínuos

Os fornecedores de antivírus devem investir incessantemente em pesquisas para pode proteger seus clientes contra ataques virtuais criminosos cada vez mais sofisticados, garantindo a rápida mobilização quando um novo malware é lançado. Sem a dedicação do fornecedor para lutar nessa guerra contínua contra criminosos virtuais altamente profissionais, você coloca em risco o seguinte:

  • Seu computador
  • Seus dados
  • Sua identidade digital
  • Suas finanças

Alguns produtos antivírus estão perdendo a ‘corrida armamentista’

Se o produto antivírus de determinado fornecedor detectar apenas 50% de todos os vírus ativos na Internet, enquanto outro detectar 90% e um terceiro produto detectar 99,9%, será fácil adivinhar qual deles oferecerá a melhor proteção para o seu computador.

Na verdade, poucos produtos ou serviços antivírus fornecem um nível de proteção próximo de 100%. A maioria oferece em torno de 90% de segurança.

Alguns fornecedores de antivírus parecem não conseguir lidar com novos desenvolvimentos de malware. Esses fornecedores estão realmente perdendo a ‘corrida armamentista’ contra softwares maliciosos, portanto seus clientes não estão totalmente protegidos contra todas as ameaças do espaço virtual atual.


Outros artigos e links relacionados a detecção de malware e exploits

Detecção de malware e exploits

Como diversos produtos antivírus estão no mercado há anos, alguns usuários caem na armadilha de pensar que todos são parecidos...
Kaspersky Logo