content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-24.jpg

Adware é uma forma de software potencialmente indesejado que exibe anúncios e coleta informações sobre o comportamento do usuário. Às vezes, o adware vem anexado a arquivos freeware ou shareware e, dessa maneira, infecta os computadores dos usuários. Entretanto, mesmo ao excluir ou registrar o freeware ou shareware, nem sempre os anúncios são removidos. Nesse caso, eles se tornam uma forma de malware semelhante a vírus; por isso, é importante que os usuários conheçam os riscos associados à remoção de malware indesejado.

Riscos do adware

O adware é leve; em pequenas quantidades, o código não deixa seu computador lento e, se você concordou com a instalação, os anúncios gerados podem até ser de produtos que você gosta. O outro lado, porém, é que a maioria desses programas não vem com a opção prática de "desinstalar" e, se você visitar um site pouco respeitável, os adwares podem ser instalados secretamente usando uma vulnerabilidade do navegador. Isso significa que você pode ter em seu computador programas ocultos que são difíceis de remover e que observam o que você faz. Felizmente, há uma solução.

Evite qualquer adware oculto

Muitas vezes, é tentador esquivar-se de uma opção de software antivírus paga em favor de uma proteção antivírus gratuita disponível on-line. Infelizmente, esses freebies podem conter o mesmo tipo de adware que você está tentando evitar, mas disfarçados como uma oferta legítima de segurança de Internet. Em vez deste tipo de solução shareware, considere uma avaliação de antivírus gratuita de um especialista em segurança reconhecido. Assim, você tem todos os benefícios de um nome de confiança em segurança on-line, mas sem o risco de um software de anúncio indesejado ou o ônus do custo. Por um período determinado, geralmente de 30 dias, você terá acesso à detecção de ameaças emergentes, identificação de sites suspeitos e proteção contra malware. Se, depois de um mês, você não estiver feliz com os resultados, basta desinstalar o programa. Você não precisará desembolsar nada para isso.

Use somente softwares antivírus de alta qualidade

Há outro problema com as soluções antivírus "gratuitas"; embora elas informem tudo sobre o adware instalado em seu computador, a maioria não consegue diferenciar entre os programas que você já autorizou e aqueles que você não reconhece. As soluções da próxima geração dos líderes do mercado de segurança, por sua vez, oferecem a possibilidade de criar uma lista de adwares aprovados em seu desktop e, em seguida, isolar e remover os programas indesejados. Em vez de eliminar todos os programas de anúncios do computador, incluindo aqueles que são necessários para que a instalação do freeware funcione, as soluções sofisticadas de proteção reconhecem que alguns programas ficam em uma "área cinza", onde a escolha do usuário é um componente essencial.

Nem todos os adwares são ruins. Mantenha seu computador seguro e suas permissões intactas com uma avaliação gratuita de um software antivírus de alta qualidade e evite o ciclo vicioso do freeware.

Outros artigos e links relacionados a adware

Remoção de adwares indesejados: quais são os riscos?

Adware é um tipo de malware que exibe anúncios sem a sua permissão. Saiba como eliminar o adware para que seu sistema funcione corretamente.
Kaspersky Logo