
O cibercrime está se tornando uma ameaça cada vez mais séria. Os ataques estão se tornando cada vez maiores em número, tamanho e sofisticação, enquanto o advento de novas tecnologias como a inteligência artificial (IA) significa que os agentes mal-intencionados podem tornar suas tentativas mais sutis e convincentes do que nunca.
Todas as empresas, grandes e pequenas, estão constantemente lutando para manter seus dados, sistemas e aplicativos seguros. Até mesmo as maiores empresas consideram isso um desafio, e é por isso que investem uma grande quantia de dinheiro todos os anos nas melhores soluções de segurança e nos funcionários de segurança de TI mais talentosos do mercado.
As pequenas empresas, no entanto, não podem fazer isso. A segurança de TI pode ser um empreendimento caro, e é cada vez mais difícil encontrar equipes de segurança qualificadas: de acordo com o Fórum Econômico Mundial , até quatro milhões de profissionais de segurança cibernética são 'necessários urgentemente' para preencher a lacuna de talentos. Essa escassez significa que os principais especialistas recebem salários muito altos que estão muito além do alcance das PMEs e que somente as grandes empresas internacionais podem pagar.
Então, quando as pequenas empresas não têm os recursos para uma equipe de TI dedicada, como elas podem manter uma segurança forte? Este artigo explica como, incluindo os maiores desafios a serem enfrentados, as ferramentas e soluções essenciais, dicas sobre as práticas recomendadas de segurança cibernética e como reduzir os custos de segurança sem comprometer a proteção.
Quais são os maiores desafios em torno da segurança de TI para pequenas empresas?
Quanto menor o negócio, maior o impacto que uma violação de dados ou um ataque cibernético bem-sucedido pode ter. A interrupção pode ser legal, financeira, operacional e de reputação e pode levar meses ou até anos para se recuperar.
Todos os proprietários e funcionários responsáveis de pequenas empresas estarão cientes dessas possíveis consequências, mas isso não muda o fato de que eles acham difícil tomar as medidas de proteção apropriadas. Isso se deve a vários motivos, incluindo (e não necessariamente limitado a):
Financiamento limitado
As empresas menores naturalmente tendem a ter menor volume de negócios, lucro e orçamento operacional, o que dificulta o comprometimento com o investimento em segurança de TI. Além disso, muitas soluções exigem pagamento antecipado através de despesas de capital, com grandes contas que as PMEs acham difícil acomodar sem planejá-las com muita antecedência.
Percepção de serem alvos mais fáceis
A pesquisa da Kaspersky descobriu que até 43% das pequenas empresas não têm nenhuma medida de segurança cibernética em vigor. Isso se deve em grande parte à crença de que eles não são grandes o suficiente para que os cibercriminosos se importem com eles - mas o oposto é verdadeiro. Muitos hackers perceberam que as PMEs são escolhas relativamente fáceis e que, embora as recompensas oferecidas possam ser menores, o tempo e o esforço necessários para acessar sistemas e dados são bastante reduzidos, devido à falta de proteção no local.
Ascensão do trabalho remoto
Com mais empresas oferecendo modelos de trabalho doméstico e flexíveis pós-pandemia, manter os sistemas de negócios seguros tornou-se mais complexo. Organizações maiores têm equipes de TI que podem garantir que a conectividade doméstica com a Internet seja suficientemente segura e tenham proteções em vigor em relação ao acesso a dados e aplicativos. As PMEs sem equipes de TI dedicadas não serão capazes de aplicá-las, o que significa que a proteção da segurança geralmente é deixada inteiramente nas mãos de usuários finais remotos.
Manter a continuidade dos negócios
Se ocorrer um ataque, ele pode causar imediatamente grandes interrupções em todas as partes da operação de uma PME, desde o processamento de pedidos até o recebimento de e-mails. Sem o suporte de TI, o processo de resposta e correção pode levar muito mais tempo, o que tem um impacto mais profundo na receita, lucratividade e reputação contínua.
Atender às exigências de conformidade
Todas as empresas, independentemente do tamanho, são obrigadas a cumprir uma legislação importante, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). Isso geralmente requer relatórios e auditorias para comprovar a conformidade, e estes podem precisar de conhecimentos de TI para garantir que o processo seja executado sem problemas. Isso é especialmente importante, uma vez que as penalidades por não conformidade podem ser severas.
Precisa de uma boa segurança de TI sem uma equipe interna?
Garanta comunicações seguras e proteção avançada contra ameaças para se proteger contra ameaças avançadas.
Experimente o KSOS for FreeFerramentas e soluções para proteger uma pequena empresa
Apesar desses desafios, manter dados, aplicativos e sistemas de pequenas empresas não é de forma alguma impossível, se as soluções e ferramentas corretas forem utilizadas. A gama de soluções e serviços no mercado é tão grande que pode ser difícil escolher, mas os elementos essenciais que devem ser considerados incluem:
Serviços e armazenamento em nuvem
A nuvem forneceu a todas as empresas a flexibilidade e a eficiência necessárias na forma como armazenam dados e executar aplicativos; a capacidade de fazer isso de qualquer lugar provou ser fundamental para o aumento do trabalho híbrido e remoto. Uma boa proteção na nuvem terá uma segurança forte, muitas vezes muito além daquelas que uma PME poderia razoavelmente aplicar em seu próprio hardware de armazenamento, como discos rígidos e servidores.
Software antivírus e firewalls
Uma boa solução antivírus será capaz de detectar e encerrar ameaças como ransomware , malware e outras atividades maliciosas antes que possam ter algum impacto. Por exemplo, os recursos dentro do pacote do Kaspersky Small Office Security incluem proteção em tempo real e um firewall bidirecional, que coletivamente asseguram que o tráfego correto possa mover-se perfeitamente através de uma empresa - e o tráfego errado não.
Autenticação multifator (MFA)
Backup e recuperação de desastres
Quando os dados são perdidos devido a um ataque cibernético, ter uma versão recente dos dados que podem ser facilmente acessados e restaurados é vital para manter o máximo possível a continuidade dos negócios. Uma solução de backup e recuperação de desastres pode fazer o backup automático dos dados na nuvem em um agendamento predefinido para que a recuperação entre em ação assim que um problema for identificado.
Provedor de Serviços de Segurança Gerenciado (MSSP)
As melhores dicas de segurança cibernética para empresas
Além das soluções mencionadas acima, há várias outras dicas de segurança cibernética para procedimentos de negócios e práticas recomendadas que podem incutir ainda mais uma forte cultura de segurança em uma organização, seja qual for seu tamanho e nível de recursos:
Usar proteção por senha e gerenciamento
Os funcionários devem ser incentivados a usar senhas fortes que não podem ser adivinhadas e a alterá-las regularmente (junto com o uso de MFA). Isso deve vir em conjunto com o controle de acesso, como
Trabalhando para obter a certificação oficial de segurança
Muitos governos e autoridades têm estruturas de segurança cibernética em vigor, que incentivam as pequenas empresas a adotar boas práticas de segurança no caminho para a certificação. Por exemplo, o Kaspersky Cybersecurity Training oferece às organizações a oportunidade de obter a educação de segurança mais atualizada, ministrada por especialistas e disponível sob demanda.
Atualizar sistemas e aplicativos regularmente
Quanto mais tempo um aplicativo é lançado, maior a probabilidade de os cibercriminosos trabalharem para explorar quaisquer vulnerabilidades que possam encontrar nele. É por esse motivo que os desenvolvedores regularmente lançam atualizações que eliminam quaisquer vulnerabilidades (e adicionam novos recursos) - e por que é importante instalar essas atualizações à medida que elas se tornam disponíveis.
Backup de dados regular
Na seção anterior, destacamos o valor de uma solução de backup e recuperação de desastres. No entanto, isso só pode ser realmente eficaz se os backups forem agendados com muita regularidade, de preferência uma vez por semana ou até mais regularmente para os dados mais críticos para os negócios. Também é importante testar os dados de backup para garantir que estejam totalmente funcionais, se necessário.
Revisar informações publicadas em mídias sociais
Fraudadores e golpistas geralmente encontram informações publicamente disponíveis em páginas de mídias sociais pessoais e comerciais para se passar por pessoas legítimas ou até mesmo obter acesso a sistemas por meio de credenciais que encontram. Todas as empresas devem ter cuidado com o que compartilham nas mídias sociais e considerar se determinadas informações precisam ser compartilhadas e/ou se podem representar um risco de segurança.
Medidas de segurança cibernética econômicas
Conforme mencionado anteriormente neste guia, as restrições de custo são uma das maiores barreiras para a adoção de soluções de segurança cibernética. Em tempos econômicos difíceis para as pequenas empresas, há um equilíbrio complicado entre maximizar a eficiência de custos e garantir que a proteção de segurança permaneça robusta. Todas essas medidas podem ser implementadas com um desembolso mínimo (ou nenhum), mas podem fazer uma diferença real para manter a proteção de segurança alta:
Auditorias de controle de acesso
As necessidades de negócios mudam o tempo todo, e os usuários que têm acesso a dados e aplicativos confidenciais agora podem não ter acesso no futuro. Por exemplo, se eles deixarem a empresa ou mudarem de posição. Uma auditoria regular dos controles de acesso pode encerrar qualquer acesso que tenha se tornado desnecessário e garante que o equilíbrio perfeito entre produtividade e segurança seja sempre mantido.
Ler e pesquisar
Com a segurança e o crime cibernético evoluindo o tempo todo, manter-se atualizado com as ameaças e contramedidas mais recentes pode ser vital para informar decisões de segurança futuras. Verificar os últimos desenvolvimentos abordados no Centro de Recursos da Kaspersky pode ajudar a melhorar a base de conhecimento dentro da força de trabalho de uma PME.
Treinamento e educação
Muitos ataques, como phishing, ainda são bem-sucedidos devido à baixa conscientização do usuário e, com a IA tornando esses golpes ainda mais convincentes, o conhecimento de segurança em toda a força de trabalho é fundamental. O treinamento e a educação regulares podem parecer um empecilho, mas pode ser a diferença entre um ataque de destruição de negócios ser bem-sucedido ou não.
Filtragem de e-mail
Relacionado ao ponto anterior, os ataques de phishing sofisticados podem enganar até mesmo os funcionários com conhecimento de segurança, portanto, é essencial implementar defesas extras. Um sistema de filtragem de e-mail pode detectar e-mails de entrada suspeitos de serem maliciosos por natureza, com o bônus de também filtrar spams indesejados e desnecessários.
Em resumo: simplificar a segurança de TI forte para empresas com recursos limitados
A importância da segurança de TI para pequenas empresas é clara e, embora as soluções e ferramentas acima possam tornar essa segurança forte e econômica, ainda pode ser uma tarefa demorada além dos recursos humanos das pequenas empresas.A melhor maneira de resolver esse problema é combinar várias soluções em um único pacote, fornecido por um líder reconhecido em segurança cibernética.
Por exemplo, o Kaspersky Small Office Security reúne gerenciamento de senhas, uma VPN premium, proteção contra malware e ransomware e muito mais. Aplicável em todos os tipos de dispositivos, está disponível como um serviço de assinatura com preços adaptados ao número exato de usuários que precisam ser cobertos, maximizando a eficiência de custo de implementar a melhor segurança possível.
Artigos relacionados:
- Segurança de e-mail para pequenas empresas
- Como escolher o gerenciador de senhas certo - o que observar
- Phishing e videoconferência on-line - É seguro clicar no convite para sua reunião?
Produtos relacionados:
