Skip to main
content/pt-br/images/repository/isc/2021/what-is-netiquette-1.jpg

O que é netiqueta?

Netiqueta é um termo criado a partir das palavras net e etiqueta. A netiqueta descreve as regras de conduta para uma comunicação respeitosa e adequada nainternet.

Netiqueta é frequentemente referida como etiqueta na internet. Estas não são regras legais, mas recomendadas de etiqueta. A netiqueta é usada principalmente para lidar com desconhecidos na internet. As regras da netiqueta dependem muito da plataforma e dos participantes. Geralmente, cabe ao operador do site ou aplicativo de comunicação especificar o tipo e a abrangência da netiqueta. Também é de sua responsabilidade monitorar o cumprimento dessas regras básicas e penalizar as violações.

Netiqueta: regras gerais de conduta

Ao se comunicar na internet, você deve sempre lembrar que está se comunicando com pessoas e não simplesmente com computadores ou smartphones. Assim como no mundo real, regras de etiqueta são necessárias na internet. Por isso, a netiqueta é importante para evitar consequências indesejadas.

Abaixo, confira 20 recomendações gerais de conduta na internet que você deve seguir ao se comunicar online.

1. Na conduta online, atenha-se às mesmas regras que você segue na vida real

Ao se comunicar online, lembre-se das regras de etiqueta que você segue no dia a dia. Evite insultar, provocar, ameaçar ou ofender os outros. Respeite as opiniões dos colegas de chat e faça críticas construtivas. Lembre-se de que você pode sofrer processos judiciais por insultar pessoas online.

2. Netiqueta: pense nos outros

Pense em quem está por trás do computador ao redigir suas mensagens. Você não está se comunicando com uma máquina, mas com pessoas de verdade. Além disso, considere o que e a forma como escreve. Porque o que cai na internet, fica para sempre! Uma captura de tela ou uma cópia de suas mensagens pode ser feita rapidamente e continuar a existir, mesmo se você excluir suas mensagens depois.

3. Apresente o melhor de você ao mundo online

A comunicação na internet implica em determinado anonimato que não existe na vida real quando você está cara a cara com alguém. Muitas vezes, esse anonimato reduz o limite de inibição de muitos usuários e eles se comportam rudemente online se, por exemplo, você discordar de suas opiniões.

Certifique-se de mostrar seu melhor lado no mundo online. Mantenha-se amigável e agindo de maneira respeitosa, mesmo que discorde. A boa netiqueta caracteriza-se pelo respeito, cortesia e profissionalismo.

Uma dica: em geral, evite escrever mensagens ou palavras individuais com letras maiúsculas, mesmo que sua intenção seja enfatizar alguns trechos. Afinal, escrever em letras maiúsculas na internet é como gritar e geralmente é considerado grosseiro.

4. Primeiro leia, depois questione

Você tem mais uma questão sobre algo que foi dito? Em seguida, aproveite para ler cuidadosamente os posts da discussão anteriores. Há uma boa chance de alguém já ter respondido a sua pergunta. Se você escrever uma resposta semelhante à de outra pessoa, isso mostra aos outros participantes que você não prestou muita atenção na conversa até agora.

Lembre-se que conversas online podem se desenrolar muito rapidamente. Por isso, é importante reunir todas as informações antes de responder ou fazer perguntas.

5. Netiqueta: preste atenção à gramática e à pontuação

Releia suas respostas. Verifique se agramática, pontuação e ortografia estão corretas. Pode ser muito frustrante para os outros se eles tiverem que decifrar frases mal escritas para entender o significado. Além disso, erros gramaticais distraem do objetivo da sua mensagem.

Gramática, ortografia e pontuação tornam-se especialmente importantes ao redigir e-mails ou outras correspondências enviadas a colegas ou superiores. Se você tem dificuldades com gramática e ortografia, não desanime. Use corretores ortográficos antes de enviar mensagens.

Outra dica: aredigir e-mails, lembre-se sempre de usar também as fórmulas de saudação e despedida apropriadas. Isso também faz parte da netiqueta.

6. Respeite a privacidade dos outros

Essa regra deve ser seguida não apenas na comunicação online diária, mas também no trabalho. Não encaminhe a outros informações que foram enviadas a você sem antes obter permissão do remetente original. Ao enviar e-mails privados para vários destinatários, use BCC (cópia de carbono cego) em vez de CC (cópia de carbono). Muitas pessoas não gostam que seus nomes e endereços de e-mail sejam repassados a desconhecidos.

Essa regra na internet também se aplica ao carregamento e ao compartilhamento de fotos ou vídeos em que outras pessoas aparecem. Antes de circular tais arquivos privados, verifique o consentimento com as pessoas envolvidas.

Por último, mas não menos importante: respeite a privacidade dos outros e não se inscreva em newsletter, fóruns ou outras listagens usando o e-mail de outra pessoa.

7. Respeite o tempo e a largura de banda dos outros

Vivemos em um mundo muito mais acelerado que o de nossos pais ou avós estão acostumados. Informações podem ser enviadas para diferentes pessoas ao redor do mundo em questão de segundos, facilmente. No entanto, a largura de banda, ou seja, a capacidade de informação dos cabos e canais, permanece limitada. O mesmo acontece com os humanos. Pense nessa limitação de receptividade de informações a enviar mensagens a amigos, colegas ou superiores.

Você consegue objetivar seu ponto suficientemente rápido em seus e-mails? Seus argumentos são formulados corretamente e são claramente identificáveis? Ninguém quer perder tempo lendo um e-mail cuja mensagem principal está apenas no final da mensagem. Isso consome tempo e esforço, e é simplesmente desgastante. Além disso, considere quem realmente precisa fazer parte da lista de destinatários. Afinal, o respeito ao tempo e largura de banda dos outros também faz parte da netiqueta.

8. Releve os erros dos outros

Todo mundo em fóruns e redes já foi um iniciante. Como em qualquer outra área, você pode cometer erros de principiante. Na comunicação online, isso pode ser faltar com a etiqueta ou boas maneiras.

Muitas vezes são erros ortográficos, perguntas supérfluas ou respostas muito longas. Com isso em mente, é importante relevar os erros de seus colegas. Se são erros pequenos, o melhor é não reagir a eles. No caso de um erro grave, por exemplo, uma citação errada, mensagens escritas apenas em letras maiúsculas ou problemas sérios de gramática e pontuação, então é melhor apontá-los para a pessoa em uma mensagem privada.

Uma dica: sarcasmo em texto escrito nem sempre é identificável por todos na internet. Portanto, é melhor manter a objetividade. Se ainda quiser expressar sarcasmo entre amigos ou colegas próximos, use emojis como smileys ou GIFs. Se escolhidos cuidadosamente, os emojis podem reforçar sua mensagem.

9. Netiqueta: não abuse do seu poder

Na internet, assim como na vida real, algumas pessoas são mais poderosas que outras. Moderadores em um fórum, especialistas em empresas ou administradores de sistemas. Se você tem mais poder do que os outros, não tem o direito de explorar esse poder.

Não espione colegas ou participantes de chats só porque tem os meios técnicos para fazê-lo. Por exemplo, os administradores de sistemas nunca devem ler e-mails privados ou consultar salários dos outros na empresa.

10. Ajude a combater o "fogo no parquinho"

Fogo no parquinho são as situações de troca de mensagens que contêm críticas pessoais agressivas ou ataques a uma pessoa. Em chats, discussões acaloradas muitas vezes degeneram nos chamados casos de fogo no parquinho. Se você estiver em tal discussão, fique longe disso. Lembre-se sempre de que você deve tratar os outros como gostaria que lhe tratassem. Profanação não tem nada a ver com netiqueta.

Lembre-se também de que ofensas e ameaças na internet podem ter consequências legais para você. Por isso, resista à tentação de fazer tais comentários, mesmo em discussões acaloradas. Em vez disso, demonstre uma conduta exemplar na internet.

11. Conheça seu lugar no ciberespaço

A netiqueta é interpretada de forma diferente em diferentes cantos da internet. Por exemplo, é perfeitamente normal fofocar em um grupo de discussão sobre programas de TV. No entanto, se fizer isso em um grupo de discussão de um assunto sério, pode se tornar rapidamente impopular. Por isso, é importante que saber onde você está na internet.

Isso também significa que se estiver em uma nova área que não é familiar para você, precisa observar e aprender como se faz. Veja como outras pessoas nesta área do ciberespaço se comunicam e se adapte a elas.

12. Discurso de ódio e netiqueta

O chamado discurso de ódio na internet é um problema crescente, especialmente nas redes sociais. Muitas vezes, expressa-se em comentários ofensivos feitos a fotos ou postagens. No entanto, há ações coordenadas por agentes específicos que unem forças com o único propósito de espalhar comentários de ódio. Grupos sociais ou religiosos, estrangeiros ou afrodescendentes são comumente vítimas de tais ações.

O que você pode fazer contra o discurso de ódio? Ao se deparar com tais situações na internet, você deve denunciá-las ao provedor do site. Muitas vezes, você terá a opção de denunciar m post diretamente abaixo dele nas redes sociais. Os provedores são legalmente obrigados a excluir conteúdo que é evidentemente ilegal dentro de 24 horas.

Além disso, você pode abordar ativamente os propagadores do discurso de ódio e tentar invalidar suas declarações e, posteriormente, educar osofensores. É aconselhável pedir a comprovação dos supostos "fatos" alegados e posicionar-se claramente contra o ódio. Direcione a discussão em uma direção mais positiva. No entanto, sob nenhuma circunstância, você deve reagir com ódio ou insultos. Você também pode ser responder criminalmente por isso.

Children need special protection on the internet

Netiqueta: regras de segurança para crianças

A internet é um rico manancial de informações para todos no cotidiano, na escola e no trabalho. No entanto, ela traz consigo alguns riscos e desvantagens, como a dark web. Converse com sua criança e explique os possíveis riscos da internet. Respeite a privacidade das crianças e explique as seguintes regras para as crianças na internet:

13. Crianças na internet: nunca forneça informações pessoais

Em tempos de redes sociais, roubo de identidade e engenharia social,manter informações pessoais em segredo é essencial! Sob nenhuma circunstância, sua criança deve compartilhar senhas ou informações pessoais, como nome,endereço ou número de telefone online. O nome da escola ou clubes de atividades também devem ser mantidos em segredo.

14. Use um apelido neutro

Certifique-se de que a criança usa um apelido neutro em salas de chat. Isso não deve, sob nenhuma circunstância, revelar sua identidade. Além disso, um apelido neutro garante evitar que outras pessoas não se sintam insultadas ou ridicularizadas inadvertidamente.

15. Netiqueta e os posts de bots/trolls

Os chamados bots são programas de computador que seguem automaticamente uma tarefa, sem necessidade de qualquer interação humana. Nos canais de redes sociais, os bots frequentemente postam comentários ou até mesmo cria suas próprias postagens.

Eles geralmente propagam spam em fóruns ou nos comentários de post. Isso é irritante e demorado para os administradores, pois essas respostas devem ser identificadas e removidas. Os bots, portanto, não fazem parte da netiqueta e devem ser evitados, se possível.

16. Regras para crianças na internet: não confie em participantes de chat

Sua criança deve sempre lidar com desconhecidos mantendo um ceticismo saudável. Nunca se sabe quem está se escondendo por trás do nome e da foto engraçados. Por exemplo, a criança nunca deve marcar de encontrar um estranho só porque se dão bem em uma conversa no chat. Pode ser um adulto mal-intencionado.

Da mesma maneira, você deve explicar às crianças que elas não devem adicionar estranhos como amigos em redes sociais como Facebook ou Instagram. As crianças também não devem abrir e-mails e outras mensagens e baixar anexos sem cuidado. Ao fazer isso, elas podem baixar acidentalmente um trojan ou outro malware.

17. Justiça em primeiro lugar: ninguém deve ser excluído

Se sua criança está se comunicando em um grupo privado, ela deve abster-se de fazer piadas segregantes que nem todos no grupo entenderão. É melhor enviar uma mensagem privada a pessoa que entenderá. Outros participantes do chat não devem se sentir excluídos. A netiqueta inclui valores como tolerância, respeito e solidariedade. Isso também significa que apenas uma linguagem partilhada por todos deve ser usada.

Em um chat em grupo escolar, sua criança deve sempre ter certeza de que todos os membros estão no mesmo nível, por exemplo, durante uma revisão ou apresentação. Quando sua criança está explicando um tema que pode não ser claro para todos, é uma boa ideia tirar dúvidas sobre o tema.

18. Netiqueta para crianças: mantenha a brevidade e clareza

Postagens, respostas e até perguntas devem ser mantidas o mais curtas e claras possível. Ninguém quer ler uma quantidade desnecessária de texto que não contribui para o assunto.

Linguagem e repetições complicadas só entopem chats e fóruns. Além disso, erros ortográficos podem tornar mais difícil a leitura e compreensão. O encaminhamento de cartas em cadeia também não tem lugar na comunicação online respeitosa.

19. Netiqueta e aprendizado online (dicas para estudantes)

No lastro da pandemia COVID-19, a maioria das escolas adotou o ensino online. O chamado homeschooling, o ensino em casa, foi um novo desafio que alunos, professores e pais tiveram que enfrentar juntos. Aqui estão algumas dicas para o estudo em casa:

  • As crianças devem apoiar umas às outras, por exemplo, respondendo às perguntas dos colegas em um tópico de chat.
  • Oriente seus filhos a não gravar digitalmente ou tirar capturas de tela das aulas sem antes obter a permissão do professor.
  • Um tom educado e respeitoso é uma obrigação absoluta no ambiente de homeschooling.
  • Senhas e credenciais fornecidas pela escola não devem ser repassadas a terceiros, sob nenhuma circunstância.
  • As crianças devem estar prontas alguns minutos antes do início da aula, para que possam começar pontualmente. Os materiais didáticos devem estar prontos e a câmera para a videoconferência deve estar sempre ligada. Você também deve ter certeza de que a criança está vestida como deveria se fosse sair de casa.
  • Se tiverem alguma dúvida ou comentário, os alunos devem se manifestar. Depois, devem silenciar o microfone novamente para não perturbar a lição com barulhos de fundo.

20. Confie na sua criança

Por fim, a regra mais importante para o uso da internet pelas crianças: confie na sua criança. Afinal, você não pode monitorar permanentemente se as crianças estão aprendendo via computador, smartphone ou tablet. A criança aprenderá melhor por meio de suas próprias experiências. Confie nas habilidades das crianças e abstenha-se de monitorar constantemente suas atividades na internet. Normalmente é suficiente saber que ela pode pedir ajuda se o pior acontecer.

Conclusão

Se você seguir as regras de netiqueta acima, não terá problemas com a comunicação online no dia a dia, na aula ou no trabalho. Além disso, seu comportamento respeitoso e amigável será notado positivamente por seus colegas e superiores.

Especialmente para as crianças, é importante aprender as regras corretas de etiqueta na internet desde muito cedo. A interação social e as regras corretas de etiqueta e comportamento na internet serão tão importantes online quanto na vida real.

As soluções de segurança a segur incluem controles parentais para a internet:

Kaspersky Safe Kids

Kaspersky Total Security

Kaspersky Security Cloud

Artigos interessantes sobre outros tópicos online para os pais:

10 maneiras de deter o ciberbullying

O que é phishing?

A chave para manter o homeschooling seguro

Netiqueta: 20 regras de uso da internet para você e seus filhos

O que é netiqueta? ✓ Com essas 20 regras, você e seus filhos aprenderão a adotar o comportamento certo para navegar na internet e se comunicar online. ✓
Kaspersky Logo