content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-06-why-is-my-computer-so-slow.jpg

Os suspeitos habituais que tornam um computador lento incluem hardware obsoleto, um sistema operacional desatualizado, espaço fragmentado no disco e aplicativos de software antigos. A maioria desses problemas pode ser resolvida por utilitários associados ao sistema operacional do computador, mas determinados problemas relacionados à cibersegurança podem desacelerar algumas operações do computador e requerem vigilância.

Problemas de cibersegurança

Durante quase 50 anos, a Cate Machine & Welding consertou praticamente tudo que tivesse metal: equipamentos agrícolas, peças de avião e até um par de óculos quebrado. Em 2016, a empresa familiar sediada em Belleville, Wisconsin, conduzia seus negócios usando um computador em torre empoeirado em um escritório bagunçado. Eles não faziam ideia de que uma das razões para a lentidão do computador era que ele estava sendo usado por hackers chineses como plataforma de lançamento. Na verdade, a máquina proporcionava aos hackers uma plataforma para roubar informações de uma série de organizações, de acordo com o The New York Times.

As empresas e os consumidores precisam entender que, se os computadores estão conectados à Internet, todo o sistema fica vulnerável a hackers e softwares invasores, incluindo adware, spyware, malware e rootkits. Além de causar desastres relacionados à privacidade e às informações pessoais, esses programas diminuem a velocidade até dos computadores mais avançados.

Como o adware deixa um computador lento?

O adware é uma das formas de malware mais prejudiciais na Internet. Abreviação de “advertising software”, ou software de publicidade, esses programas geralmente aparecem como links e banners pop-up associados a aplicativos que você baixa e os sites que visita. O adware costuma ter um componente local que foi baixado no computador.

Há uma outra forma de adware feita sob medida de acordo com os seus interesses específicos. Provavelmente você já teve a experiência de procurar um novo par de sapatos na Internet e, em seguida, anúncios de sapatos que visualizou ou modelos semelhantes seguem você de site em site, mesmo depois de ter feito a compra. O adware personalizado também tem um componente local que é armazenado no seu computador, que permite o uso de recursos preciosos do sistema pelo adware.

Ao excluir cookies, dados de sites, arquivos e imagens em cache, é possível limpar os arquivos locais relacionados a adware dos navegadores da Web. Normalmente, isso pode ser feito no menu Configurações dos navegadores da Web.

Como o spyware afeta os computadores?

Muitos fornecedores que incluem componentes de adware em sites também instalam spyware nos computadores sem a permissão do usuário. O spyware rastreia as visitas do usuário e pode até gravar dados particulares, como informações de contato, IDs de usuário e senhas. Assim como o adware, o spyware está sempre ativo e acessando o poder de processamento do dispositivo.

O que são rootkits e como eles afetam o computador?

Os rootkits são o tipo de malware mais traiçoeiro que hackers utilizam para invadir computadores pessoais e dispositivos móveis. Eles possibilitam que os criminosos virtuais controlem um computador remotamente. Muitas vezes, os hackers introduzem rootkits disfarçados de outro software, os chamados cavalos de Troia, e, referência ao abominável cavalo da antiguidade.

Os rootkits dão aos hackers controle de todas as funções do computador, incluindo a webcam, navegadores da Internet e aplicativos de software. Eles também conseguem visualizar e copiar arquivos de dados.

Em alguns casos, os hackers usam rootkits para transformar computadores em plataformas para realizar ataques a outros computadores. Como no caso da Cate Machine & Welding, os ataques a outros dispositivos continuam o tempo todo, reduzindo a velocidade de processamento até dos computadores mais rápidos.

Qual é a melhor maneira de bloquear o malware?

Você pode limpar a maior parte dos adwares de seus dispositivos excluindo os cookies, o histórico em cache e outros arquivos preexistentes com frequência. A maioria dos navegadores tem essa opção no menu Configurações. Aplicativos que bloqueiam anúncios também são eficientes para impedir que sites instalem programas que exibem anúncios e rastreiam a atividade do usuário na Internet.

Um software de cibersegurança de qualidade representa a abordagem mais completa de defesa contra invasões que poderiam causar danos ou tornar as operações do computador lentas. O software de segurança age em segundo plano, monitorando e emitindo alertas, caso fornecedores ou hackers tentem baixar programas no computador sem a sua permissão. Ele também fornece ferramentas para limpar o malware do computador. Para conseguir a proteção ideal, mantenha o software e o hardware do computador atualizados e instale um programa robusto de cibersegurança.

Por que o meu computador está tão lento?

"Por que meu computador está tão lento?" é uma pergunta comum para muitas pessoas. Conheça as causas mais comuns de lentidão do computador e descubra como evitá-las.
Kaspersky Logo