A segurança de rede sem fio é um assunto geralmente relacionado a especialistas técnicos, mas qualquer pessoa que usa uma rede sem fio deve estar ciente das dicas básicas de segurança para que não se torne alvo de hackers ao usar Wi-Fi. A segurança sem fio é um assunto essencial, pois quando você está usando uma rede sem fio desprotegida, praticamente qualquer pessoa pode interceptar seu tráfego de Internet.

Em casa

Existem algumas precauções que você deve seguir quando estiver em casa para garantir a segurança da rede sem fio doméstica. A etapa mais importante ao proteger sua rede doméstica é ativar o protocolo WPA (Wi-Fi protected access, acesso sem fio protegido) na sua rede. O WPA é um padrão do setor que garante que quando você se conectar a um roteador, os indivíduos de fora não conseguirão ter acesso ao seu tráfego nem a suas informações. Pode ser que você tenha que consultar o manual do roteador para saber como fazer isso, mas os roteadores mais modernos já têm uma configuração para ativar a criptografia sem fio ao toque de um botão.

Além de ativar a criptografia na sua rede sem fio, é essencial instalar um software de segurança de Internet de qualidade nos computadores dos seus familiares para proteger todos os dispositivos de ameaças originadas pela Internet. Ao concentrar os softwares antimalware, antispam e de controle para pais dos seus familiares em um pacote, você reduz os problemas de confiabilidade e simplifica o gerenciamento das ferramentas. É importante observar que a criptografia sem fio protege você apenas contra hackers que tentam visualizar seu tráfego de Internet. Mesmo conectado a uma rede sem fio segura, você ainda estará exposto a malware, spam e outras ameaças digitais.

O firewall é uma ferramenta adicional para protegê-lo de ameaças provenientes da Internet. Um firewall é apenas uma ferramenta de segurança que controla quais aplicativos têm acesso à Internet e quais conexões são permitidas no seu computador. Os firewalls são geralmente programados para reconhecer ameaças automaticamente, o que significa que eles são fáceis de usar e não atrapalharão o uso diário do computador.

Em movimento

As mesmas precauções se aplicam ao usar qualquer tipo de Wi-Fi público. Além de ter um software de segurança sólido instalado, outra importante precaução é evitar usar sites de bancos ou qualquer site que lide com informações pessoais, pois os indivíduos maliciosos podem interceptar o tráfego de Wi-Fi público com facilidade. Para ajudar a aumentar a segurança sem fio para todos os usuários na Internet, a Electronic Frontier Foundation (organização sem fins lucrativos) criou o HTTPS Everywhere, que permite criptografar o tráfego em muitos sites populares, como Facebook, Gmail, Yahoo e muitos outros. O principal benefício de usar o HTTPS Everywhere é que embora muitos sites tenham a tecnologia de criptografia em seus servidores, ela geralmente está desativada por padrão por diversos motivos técnicos. O HTTPS Everywhere ajuda os usuários da Internet a passarem por essa limitação enviando automaticamente uma solicitação para permitir a criptografia quando estiverem em um site compatível.

Escolha o melhor pacote para você

Embora a escolha de um pacote de segurança possa ser difícil, você pode baixar um antivírus gratuito para avaliar suas opções. Consequentemente, você deve escolher um pacote de segurança de um fornecedor confiável especializado em segurança, pois as ameaças digitais evoluem em um ritmo tão rápido que é impossível que uma empresa não especializada acompanhe as tendências mais recentes. Embora a segurança de rede sem fio possa ser um assunto assustador, ao combinar essas dicas com um software de segurança de qualidade, você se mantém protegido contra a maioria das ameaças.

Outros artigos e links relacionados à segurança da Internet