content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-08-the-dangers-of-spam-texts.jpg

Ahmed Mansour sabia que havia algo errado com as mensagens de texto não solicitadas que recebeu em seu iPhone. Era agosto de 2016, a época mais quente do ano nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e, como ativista conceituado na área de direitos humanos, Mansour já tinha alguma experiência com as técnicas de vigilância do governo. O governo vinha observando suas atividades dentro e fora do país há um tempo, de acordo com o The Guardian.

No entanto, as duas mensagens SMS anônimas eram novidade. Elas continham links que supostamente revelariam informações que o fariam avançar em sua causa em prol dos direitos humanos. Desconfiado por necessidade, Mansour encaminhou as mensagens a analistas de cibersegurança para análise.

O perigo do spam

A maioria dos usuários recebe e-mails não solicitados que oferecem de tudo, desde acesso a contas bancárias africanas de políticos cassados até informações exclusivas sobre algo de grande interesse para o leitor. Frequentemente, os e-mails de spam incluem links para sites (muitas vezes maliciosos) ou arquivos anexados para download. Em geral, afirmam melhorar a vida financeira ou profissional do leitor, mas o anexo ou link expõem o computador a um malware.

Muitos deles são e-mails de phishing criados para “fisgar” pessoas inocentes usando algum tipo de vantagem como isca. O spear phishing consiste em atacar pessoas usando informações pessoais reais. Os criminosos virtuais incrementam as iscas nos e-mails com detalhes que são de interesse do alvo.

Mensagens SMS de spam

Atualmente, os criminosos virtuais ampliaram suas redes de phishing e também usam mensagem de texto em dispositivos móveis. Em parte devido a violações de arquivos de clientes que revelaram informações de contato de milhões de usuários em todo o mundo, os hackers têm conseguido criar softwares que enviam mensagens de texto como “isca”.

Os consumidores que clicam nos links contidos nas mensagens de texto de spam acabam baixando malware em seus dispositivos ou são redirecionados para sites maliciosos. Em alguns casos, os usuários respondem às mensagens, permitindo que o remetente saiba que o número de telefone está em uso e vulnerável. Após a mensagem original, os criminosos virtuais podem fazer ligações aos proprietários para tentar aplicar golpes.

Conhecendo a raiz das invasões

No caso do ativista dos direitos humanos Mansour, os analistas de cibersegurança determinaram que, se ele tivesse clicado nos links das mensagens de texto que recebeu, teria cedido o controle do seu iPhone aos hackers. De acordo com o The Guardian, o software criado independentemente e altamente sofisticado teria “possibilitado que os invasores tivessem acesso a praticamente tudo o que Mansour fizesse: chamadas telefônicas, mensagens de texto, Gmail, Skype, Facebook e calendário, além de senhas e outras informações pessoais”.

Como lidar com mensagens SMS de spam

Alguns spams em mensagens de texto são muito sofisticados e parecem ter sido enviados por bancos, provedores de telefonia móvel ou outras empresas confiáveis. Se a mensagem parece ser oficial, ligue para o serviço de atendimento ao cliente oficial da empresa para que ela verifique as mensagens de texto. Não ligue para o número de telefone informado no SMS. Também é prudente bloquear o número de telefone para eliminar a possibilidade de responder a mensagens futuras.

Denuncie os SMSs de spam à Federal Communications Commission (FCC) e à Federal Trade Commission (FTC). Essas agências investigam comunicações que podem ser consideradas ilegais, e o governo federal quer saber sobre as mensagens de texto não solicitadas que você recebe. Além disso, denuncie a mensagem como spam à sua operadora de telefonia.

Aplicativos como Mr. Number, SMS Blocker e Text Blocker oferecem proteção contra mensagens de texto não solicitadas, da mesma forma que uma solução de segurança de qualidade, como o Kaspersky Total Security. Esse software protege o núcleo de dispositivos móveis Android e iOS para impedir que hackers assumam o controle de tablets e telefones. Na maioria dos casos, ele consegue detectar e eliminar qualquer malware que tenta invadir os dispositivos por meio de links em mensagens SMS de spam.

As mensagens SMS de spam que buscam vítimas inocentes são relativamente novas, mas com certeza vieram para ficar. Esteja preparado com o conhecimento e a proteção adequados.

Artigos relacionados:

Os perigos do spam em mensagens SMS

Muitas vezes, as mensagens SMS de spam são inofensivas, mas, por parecerem autênticas, podem ser usadas em golpes de phishing para obter informações. Saiba mais sobre esse golpe aqui.
Kaspersky Logo