Ninguém gosta de receber e-mails spam Eles não só são irritantes e tomam nosso tempo como também podem ser perigosos. Estima-se que 94% dos malware são transmitidos por e-mails spam, além de outros perigos em potencial, como spyware, phishing e ransomware.
Vagamente definido, spam se refere a mensagens que você não quer receber, o que tende a ser comercial ou enganoso por natureza. O spam é tão velho quanto a própria internet e, apesar dos consideráveis esforços para superá-lo, continua sendo um problema. Nessa visão geral, explicamos como identificar spam, como reportar spam, como bloquear mensagens indesejadas e como evitar spam.
Às vezes, é óbvio quando uma mensagem é spam. Porém, se não for imediatamente aparente, há alguns sinais úteis que você pode procurar:
Verifique o endereço do remetente
A maioria dos spams vêm de endereços de e-mail que não fazem sentido, por exemplo, amazondeals@tX94002222aitx2.com ou algo semelhante. Ao passar o cursor do mouse sobre o nome do remetente, cuja ortografia já pode parecer estranha, você pode ver todo o endereço do e-mail. Se você não tiver certeza se um endereço de e-mail é legítimo ou não, você pode usar um mecanismo de busca para verificá-lo.
Considere que tipo de informações estão sendo solicitadas
Empresas legítimas não entram em contato com você do nada através de e-mails não solicitados para pedir informações pessoais como detalhes bancários ou de cartão de crédito, número do CPF e assim por diante. Em geral, mensagens não solicitadas que dizem para você "verificar os detalhes da conta" ou "atualizar as informações da sua conta" devem ser tratadas com cuidado.
Se precisar, acesse você mesmo o site em questão, digitando o URL diretamente no seu navegador ou procurando-o em um mecanismo de busca, e acesse sua conta sem clicar no link do e-mail.
Desconfie se a mensagem estiver criando uma sensação de urgência
As pessoas que enviam spam normalmente tentam pressionar criando uma sensação de urgência. Por exemplo, a linha do assunto pode conter palavras como "urgente" ou "ação imediata necessária" para pressionar você a agir.
Verifique se o e-mail usa seu nome
Embora algumas mensagens de spam sejam sofisticadas, um alerta em potencial está sendo tratado com termos vagos, como "Caro cliente" e assim por diante. Empresas legítimas nas quais você se inscreveu saberão seu nome e se referirão a você adequadamente.
Verifique a gramática e a ortografia
Erros de digitação e gramaticais são alertas. Assim como estruturas frasais estranhas e sintaxe incomum, que podem ser resultado de e-mail sendo traduzido e retraduzido via Google Tradutor várias vezes.
Cuidado com anexos
Organizações legítimas evitam enviar e-mails não solicitados com anexos, já que são conhecidos por transportar malware. Se você receber um e-mail de um remetente desconhecido solicitando que você abra um anexo, esse é um sinal de spam. Evite abrir anexos em e-mails desconhecidos caso eles baixem malware para seu dispositivo.
E-mails spam entram em diferentes categorias. Alguns dos exemplos mais comuns são:
Embora filtros de spam, que explicaremos posteriormente, possam ajudar a reduzir os spams, há algumas práticas recomendadas para manuseio de e-mails que você pode seguir para evitar que spams cheguem até você. Entre elas:
Ser seletivo em relação ao que você se inscreve:
Divulgue seu endereço de e-mail para as organizações em que você confia. Ao compartilhar, assine apenas as newsletters que você deseja receber. Lembre-se de que empresas respeitáveis tornarão o cancelamento dos e-mails de marketing fácil e transparente.
Cuidado com o modo como você compartilha seu endereço de e-mail:
Todos nós compartilhamos endereço de e-mail com amigos, familiares e contatos profissionais. Mas evite publicá-lo em fóruns públicos ou em redes sociais, onde bots e spammers podem capturá-lo. Tente usar seu endereço de e-mail no mínimo de serviços possível, somente aqueles que você genuinamente usa.
Use diferentes endereços de e-mail para objetivos diferentes:
Por exemplo, uma endereço de e-mail para o trabalho, outro para amigos próximos e familiares e outro, mais descartável, para inscrições e assinaturas. Se este for vazado, você pode abandoná-lo, sem que represente um risco às suas outras contas.
Cuidado com o modo como você reage a mensagens de spam:
Se puder evitar, é melhor não clicar ou abrir mensagens de spam. Quando estiver em dúvida, seja cuidadoso e exclua as mensagens sobre as quais você não está seguro. Nunca responda a uma mensagem spam, pois isso alerta os golpistas de que seu e-mail está ativo, o que gera ainda mais spams. Nunca clique em links ou abra anexos em e-mails de spam para evitar baixar malware ou acabar sendo vítima de um ataque de phishing.
Você deve cancelar a assinatura de e-mails de spam?
Se for uma newsletter de marketing de uma empresa que você conhece, mas que você não deseja mais assinar, clique em cancelar assinatura. No entanto, se for um e-mail spam, é melhor não cancelar assinatura (considerando que essa opção é oferecida). Isso porque qualquer interação com golpistas é ruim, pois cancelar a assinatura pode levá-los a conhecer um prospecto potencial. Em alguns casos, o próprio link para cancelar assinatura pode ser perigoso. É melhor excluir e-mails spam ou usar o filtro ou bloqueio de spam.
Apenas excluir e-mails spam não impedirá que outros apareçam em sua caixa de entrada. Mas você pode treinar seu provedor de e-mail para reconhecer que e-mails você poderia gostar de ver e quais não gostaria. Você também pode fazer isso usando recursos de geração de relatórios de spam, que variam de acordo com o provedor do e-mail. Alguns exemplos bem conhecidos são:
Para reportar uma mensagem como spam no aplicativo do Gmail para dispositivos móveis Android e iOS:
Ao longo do tempo, sua caixa de entrada deverá aprender a filtrar automaticamente qualquer e-mail como os que você enviou para a pasta de spam, o que provavelmente excluirá qualquer coisa que está lá por mais de 30 dias.
Também é uma boa ideia verificar sua pasta de spam de vez em quando para ter certeza de que nenhum e-mail que você queria acabou indo para lá por engano.
Assim como marcar mensagens como spam, configurar filtros de spam é outra forma de combater spam. Novamente, elas variam de acordo com o provedor de e-mail, por exemplo:
Para configurar o filtro de spam do Gmail:
Para configurar o filtro de spam do Outlook.com :
Para configurar o filtro de spam do Apple Mail:
Para configurar o filtro de spam do Thunderbird:
Às vezes, bloquear pode ser uma opção melhor quando você deseja parar de receber mensagens de remetentes indesejados. O momento para bloquear é quando você não deseja mais receber mensagens de remetentes individuais, esses e-mails não parecem como spams comuns, por isso pode confundir o filtro de spam mais do que ajudar. Em contrapartida, os e-mails de spam normalmente não têm endereços de e-mail identificáveis que continuam os mesmos, então bloquear não conterão o fluxo de spam.
O processo para bloqueio é diferente para cada provedor de e-mail e dispositivo. Por exemplo:
Bloquear e-mails indesejados usando os Contatos do iPhone:
Bloquear e-mails indesejados usando o aplicativo Mail:
Você pode desbloquear remetentes em Configurações > Mail > Bloqueados. Encontre o nome do remetente bloqueado e toque em Desbloquear.
Além de realizar boas práticas relacionadas à segurança do e-mail, usar filtros de spam e bloquear mensagens indesejadas, confira a seguir mais três atitudes que você pode tomar:
Habilite a autenticação de vários fatores
Usar a autenticação de vários ou de dois fatores significa que mesmo se um ataque de phishing comprometer seu nome de usuário e senha, os hackers não poderão ultrapassar os requisitos de autenticação adicionais associados à sua conta.
Considere usar um filtro de spam de terceiros
Seu provedor de e-mail pode ter seu próprio filtro, mas usá-lo com software antispam pode oferecer uma camada adicional de segurança virtual. Isso porque os e-mails passam por dois filtros de spam antes de chegar à sua caixa de entrada. Portanto, se o lixo eletrônico passar por um filtro de spam, o outro pode pegá-lo. Procure um filtro antispam que funcione com seu provedor de e-mail.
Use um software de antivírus abrangente
Suponha que você seja vítima de um e-mail spam ao clicar em um link malicioso ou baixar malware acidentalmente. Nesse caso, uma boa solução de antivírus como o Kaspersky Total Security reconhecerá o malware e evitará que ele cause danos ao seu dispositivo ou à sua rede.
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