content/pt-br/images/repository/isc/2020/9910/hacker-stealing-data-from-smartphone.jpg

Como proteger seu telefone contra invasões

Uma invasão de telefone pode comprometer sua identidade e sua privacidade sem que você saiba. Os fraudadores evoluem e aprimoram continuamente os métodos de invasão, tornando-os cada vez mais difíceis de detectar. Isso significa que o usuário comum pode não ter ideia da ocorrência de muitos dos ataques cibernéticos. Felizmente, você pode se proteger mantendo-se atualizado sobre os mais recentes tipos de invasão.

Os smartphones reúnem todas as nossas contas e dados particulares em um único local conveniente, fazendo com que nossos telefones sejam um alvo perfeito para hackers. Desde bancos on-line até contas de e-mail e redes sociais, tudo está vinculado ao seu telefone. Isso significa que, uma vez que um criminoso tenha acesso ao seu telefone, todos os seus aplicativos estarão vulneráveis ao roubo cibernético.

O que é invasão de telefone?

A invasão do telefone envolve qualquer método com o qual alguém força o acesso ao seu telefone ou às suas comunicações. Isso pode abranger desde violações de segurança avançadas até simplesmente o monitoramento de conexões de Internet inseguras. Também pode envolver roubo físico do seu telefone e invasão forçada por meio de métodos como força bruta. A invasão pode acontecer em todos os tipos de telefones, incluindo Androids e iPhones. Qualquer pessoa pode estar vulnerável à invasão do telefone, por isso, recomendamos que todos os usuários aprendam a identificar um dispositivo comprometido.

Como saber se o seu telefone foi invadido

Uma ou mais destas situações podem ser um sinal de alerta de que seu telefone foi violado:

  1. A bateria do telefone acaba rapidamente. Malware e aplicativos fraudulentos às vezes usam códigos maliciosos que tendem a utilizar muita bateria.
  2. O telefone está funcionando de forma estranhamente lenta. Um telefone violado pode estar desviando toda sua potência de processamento para aplicativos obscuros do hacker. Isso pode fazer com que o telefone fique extremamente lento. Congelamento inesperado, panes e reinicializações inesperadas podem ser alguns sintomas.
  3. Você percebe atividades estranhas em suas outras contas on-line. Quando um hacker invade seu telefone, ele tenta conseguir o acesso às suas contas valiosas. Verifique se há solicitações de redefinição de senha em suas redes sociais e contas de e-mail, locais de login incomuns ou verificações de inscrição em contas novas.

Você observa chamadas ou textos desconhecidos em seus registros. Os hackers podem estar explorando seu telefone com um cavalo de Troia por SMS. Alternativamente, eles podem estar se passando por você para roubar informações pessoais de seus amigos e familiares. Fique de olho, já que qualquer método sempre deixa rastros, como mensagens de saída.

how to keep your smartphone protected from hackers

O que fazer se o seu smartphone for invadido por hackers

Você aprendeu a identificar os sinais de invasão em seu telefone. Agora, você está pronto para reagir. Veja como eliminar esses cibercriminosos de seus dispositivos pessoais.

Primeiro, você deve eliminar qualquer malware que tenha se infiltrado em seu dispositivo. Depois de acabar com a violação de dados, você pode começar a proteger suas contas e manter os hackers longe do seu telefone.

Como remover um hacker do telefone

Instale um antivírus para dispositivos móveis para verificar e remover qualquer malware. Os produtos para Android, como o Kaspersky Android Security, também podem ajudar a manter senhas específicas de aplicativos longe de olhares curiosos.

Depois de eliminar os hackers do seu telefone, atualize as senhas de todas as suas contas essenciais.

Isso pode incluir:

  • Banco on-line
  • E-mail (profissional e pessoal)
  • Apple ID ou conta do Google
  • Senha do telefone
  • Todas as redes sociais

Monitore também todos serviços de compras on-line ou serviços financeiros que tenham dados de seus cartões de crédito ou dados bancários (como Amazon, eBay, etc.). Isso ajudará a identificar quaisquer transações fraudulentas. Além disso, certifique-se de relatar ao banco e contestar essas cobranças.

keeping your smartphone safe from hackers

Como impedir um hacker de invadir seu telefone novamente

A segurança contra invasões de telefones é cada vez mais importante, pois nossas informações pessoais estão cada vez mais digitais e conectadas a dispositivos móveis. Como os métodos estão em constante evolução, você deve estar sempre atento em relação à segurança.

Ter cuidado com seu comportamento digital é a melhor maneira de se proteger e, felizmente, existem muitas práticas conhecidas comprovadas na redução dos riscos de invasão por hackers.

Como proteger seu telefone contra invasões

Não baixe aplicativos amadores ou sem reputação estabelecida. Consulte avaliações e comentários antes de instalar, caso não tenha certeza. Se você não está confiante sobre a segurança do aplicativo, não o instale.

Não desbloqueie seu telefone. Embora isso permita que você faça downloads em lojas de aplicativos não oficiais, o desbloqueio aumenta o risco de sofrer invasões sem que você saiba. Além de malware ou spyware, isso significa que você perderá patches de segurança nas atualizações mais recentes do sistema operacional. Os desbloqueadores ignoram as atualizações para manter o chamado jailbreak funcional. Isso faz com que seus riscos de sofrer invasões sejam ainda mais altos do que o normal.

Mantenha seu telefone com você o tempo todo. O acesso físico é a maneira mais fácil de um hacker corromper seu telefone. Basta o roubo e um único dia de esforço para resultar na violação de seu telefone. Se conseguir manter seu telefone com você, um hacker terá que se esforçar muito mais para invadi-lo.

Use sempre um bloqueio com código, além de senhas complexas. Não use PINs fáceis de adivinhar, como datas de aniversário, de formatura ou padrões básicos como "0000" ou "1234". Use uma senha extensa, se disponível, como aquelas com 6 caracteres. Nunca reutilize uma senha em mais de um lugar.

Não armazene senhas no seu dispositivo. Lembrar de senhas exclusivas para cada conta pode ser difícil. Então, use um gerenciador de senhas seguro, como o Kaspersky Password Manager. Esses serviços permitem armazenar todas as suas credenciais de segurança em uma área digital segura, proporcionando o acesso fácil e a segurança de que você necessita.

Limpe seu histórico da Internet com frequência. Pode ser simples prever seus hábitos a partir de todas as migalhas de dados deixadas em seu histórico do navegador. Então, limpe tudo, inclusive cookies e cache.

Ative um serviço de rastreamento de dispositivo perdido. Se perder seu dispositivo em público, você pode usar um localizador de dispositivos perdidos para rastrear sua localização atual. Alguns telefones têm um aplicativo nativo para isso, enquanto outros podem precisar de um aplicativo de terceiros para adicionar esse recurso.

Mantenha todos os aplicativos atualizados. Mesmo aplicativos confiáveis podem ter bugs de programação que podem ser explorados por hackers. As atualizações de aplicativos contêm correções de bugs para proteger você de riscos conhecidos. O mesmo se aplica ao sistema operacional; então, atualize o próprio telefone quando necessário.

Sempre ative a autenticação de dois fatores (2FA, two-factor authentication). Ela é um método de verificação secundário que ocorre após uma tentativa de uso de sua senha. A autenticação 2FA usa outra conta privada ou algo que você possua fisicamente. As contas Apple ID e Google oferecem a autenticação 2FA no caso de o seu dispositivo ser usado por agentes mal-intencionados. Por isso, sempre a ative para obter mais segurança. A biometria, como impressões digitais e identificação facial, está se tornando uma opção popular. Chaves USB físicas também são uma ótima opção, quando disponíveis.

Tenha cuidado com o uso de texto ou e-mail no recurso de 2FA. A autenticação 2FA por mensagens de texto e e-mails é melhor do que nada, mas pode ser interceptada por brechas como a troca do chip.

Não use redes Wi-Fi públicas sem uma rede virtual privada (VPN). Produtos como o Kaspersky Secure Connection via VPN criptografam e tornam anônimos os seus dados para que pessoas indesejadas não possam visualizá-los.

Artigos relacionados:

Fontes:

https://www.techlicious.com/tip/how-to-tell-if-your-phone-has-been-hacked/

https://www.webroot.com/us/en/resources/tips-articles/how-to-prevent-phone-hacking-and-sleep-like-a-baby-again

https://preyproject.com/blog/en/how-to-tell-if-your-phone-has-been-hacked/

https://whatismyipaddress.com/hacked-phone

https://www.mcafee.com/blogs/consumer/consumer-threat-notices/how-to-tell-if-your-smartphone-has-been-hacked/

https://www.engadget.com/2019/06/28/cell-phone-hack-is-ruining-lives-identity-theft/

https://www.cnbc.com/2019/09/05/how-to-protect-your-mobile-phone-from-cyberstalkers-and-hackers.html

https://mashable.com/article/voicemail-hack-password-reset-2fa/

Como remover um hacker do seu smartphone

Devemos nos preocupar com invasões de telefones? Saiba como evitar que seu smartphone seja invadido e como manter os olhares curiosos longe de sua vida e de seus dados particulares.
Kaspersky Logo