Financial Data Infographic

Infográfico de dados financeiros

Com o aumento da popularidade dos serviços de bancos on-line, o roubo de informações bancárias se tornou um dos tipos mais comuns de atividade criminosa na Internet. Além de roubar códigos de acesso de contas bancárias pessoais e corporativas, os criminosos virtuais também roubam números de cartões de crédito e outros tipos de cartões de pagamento.

Como o roubo de informações bancárias pode afetar você

Os criminosos usam diversas técnicas para obter acesso a informações bancárias e usá-las para roubar valores:

  • Janelas de sites falsos
    Os cavalos de Troia invadem os computadores das vítimas e exibem uma janela de diálogo ou uma imagem na tela do computador do usuário. A janela imita o site do banco do usuário e pede que ele insira seu nome de usuário e sua senha.
  • Spam e phishing
    Os e-mails de phishing parecem ser do banco da vítima e pedem a confirmação do nome de usuário e da senha da vítima. Para convencer a vítima a inserir seus dados pessoais, os e-mails geralmente alegam que, se os usuários não fornecerem as informações necessárias perderão o acesso à conta.
  • Cavalos de Troia keylogger
    Esses programas de "espionagem de teclado" monitoram as atividades do computador da vítima e aguardam o usuário se conectar ao site real do banco. Assim que o usuário acessa o site do banco, que está na lista de sites bancários do cavalo de Troia, o vírus começa a capturar os pressionamentos de teclas que o usuário digita em seu teclado. Assim, o criminoso virtual consegue roubar dados, como login, nome de usuário e senha, que permitem o acesso à conta do usuário e a transferência de fundos.

Proteção de suas transações em bancos on-line

A Kaspersky Lab oferece soluções antimalware de alta qualidade para a proteção contra cavalos de Troia, worms, vírus de computador e outras ameaças, além de oferecer proteção antispam e antiphishing. Assim, você tem mais segurança para usar os bancos on-line em todas estas plataformas:

  • PCs Windows
  • Macs da Apple
  • Computadores Linux

Outros artigos e links relacionados a roubo de informações bancárias