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O cibercrime representa um risco constante para pessoas, organizações e governos em todo o mundo. Pesquisas demonstraram que houve 50% mais tentativas de ataque a redes corporativas em 2021 do que em 2020. Além dos prejuízos financeiros causados pelo cibercrime, há custos menos tangíveis para as empresas, como danos à reputação e redução da confiança do consumidor. É fácil pensar que a cibersegurança é apenas para grandes organizações, mas, na verdade, é essencial para indivíduos e empresas de todos os tamanhos. Há simplesmente muitas ciberameaças para continuar a ignorar os riscos.

O que é um ciberataque?

Um ciberataque é uma tentativa de cibercriminosos de desativar computadores, roubar dados ou usar um sistema de computador violado para lançar ataques adicionais. Os ciberataques tornaram-se mais sofisticados nos últimos anos e, como resultado, a prevenção de ciberataques é essencial para cada indivíduo e organização.

O cibercrime baseia-se na exploração de vulnerabilidades. As equipes de segurança estão em desvantagem pois devem proteger todos os pontos de entrada possíveis, enquanto os ofensores só precisam encontrar e explorar uma fraqueza ou vulnerabilidade. Esse desequilíbrio favorece os invasores, o que significa que mesmo grandes empresas podem lutar para impedir que os cibercriminosos tenham acesso às suas redes.

Os cibercriminosos podem usar qualquer dispositivo conectado à internet como arma, um alvo ou ambos. Desse modo, indivíduos e empresas de todos os portes estão em risco. Indiscutivelmente, por tenderem a implementar medidas de cibersegurança menos sofisticadas, pequenas e médias empresas podem enfrentar mais risco do que as maiores, apesar de parecerem alvos menos óbvios na superfície. As pequenas e médias empresas geralmente são fornecedores de organizações maiores, o que significa que se um único ladrão de senhas entrar nos sistemas de uma pequena empresa, toda a cadeia pode ser comprometida.

Tipos de ataques de cibersegurança

Ataques comuns de cibersegurança incluem:

Malware

Malware, ou software malicioso, é um termo genérico que se refere a programas intrusivos projetados para explorar dispositivos às custas do usuário e em benefício do invasor. Existem vários tipos de malware, mas todos usam técnicas projetadas não apenas para enganar os usuários, mas também para escapar dos controles de segurança para que possam se instalar em um sistema ou dispositivo secretamente sem permissão. Alguns dos tipos de ataques mais comuns incluem:

  • Ransomware – um software de extorsão que pode bloquear o seu computador e depois exigir um resgate para desbloqueá-lo.
  • Trojans – um tipo de malware normalmente oculto, como um anexo em um e-mail ou um arquivo gratuito para download e, em seguida, é transferido para o dispositivo do usuário. Os trojans são capazes de coletar dados confidenciais de usuários, incluindo credenciais, informações de pagamento e muito mais.
  • Spyware – software usado por um invasor para obter informações secretas sobre as atividades do computador de outras pessoas transmitindo dados secretamente de seu disco rígido. O Spyware também é capaz de funcionar como um keylogger e pode fazer capturas de tela de dados confidenciais.

Ataques de Negação Distribuída de Serviço (DDoS)

Um ataque DDoS envolve vários sistemas de computador comprometidos atacando um alvo, como um servidor, site ou outro recurso de rede, causando uma negação de serviço para os usuários do recurso direcionado. O grande volume de mensagens recebidas, solicitações de conexão ou pacotes malformados força o sistema a diminuir ou travar, o que nega o serviço a usuários ou sistemas legítimos.

Phishing

Um ataque de phishing é uma fraude na qual um invasor se disfarça de uma entidade respeitável, como um banco, empresa conhecida, ou pessoa como remetente de um e-mail ou outras formas de comunicação, para distribuir links ou anexos maliciosos. Isso tem o objetivo de enganar a vítima desprevenida para fazê-la entregar informações valiosas, como senhas, dados do cartão de crédito, propriedade intelectual e assim por diante.

Os ataques de spear phishing são direcionados a indivíduos ou empresas específicas, enquanto os ataques whaling são um tipo de spear phishing que visa especificamente executivos seniores dentro de uma organização. Um tipo de ataque whaling é o comprometimento de e-mail comercial. O invasor mira em funcionários específicos que podem autorizar transações financeiras para enganá-los para transferir dinheiro para uma conta controlada pelo invasor. O FBI estima que US$ 43 bilhões foram perdidos entre 2016 e 2021 por causa de comprometimentos de e-mail corporativos.

Ataques de injeção de SQL

A maioria dos sites são orientados por banco de dados e, portanto, são vulneráveis a ataques de injeção de SQL. Uma consulta SQL é uma solicitação para que alguma ação seja realizada em um banco de dados. Uma solicitação maliciosa cuidadosamente projetada pode criar, modificar ou excluir os dados armazenados no banco de dados, bem como ler e extrair dados como propriedade intelectual, informações pessoais de clientes, credenciais administrativas ou detalhes de negócios privados.

Ataques de geração de scripting cross-site (XSS)

Os ataques de geração de script cross-site (XSS) ocorrem quando uma fonte não confiável é autorizada a injetar seu próprio código em um aplicativo da web. Esse código malicioso é incluído com conteúdo dinâmico e entregue ao navegador da vítima. Isso permite ao invasor executar scripts maliciosos escritos em vários idiomas, como JavaScript, Java, Ajax, Flash e HTML, no navegador de outro usuário.

O XSS permite ao invasor roubar cookies de sessão, permitindo que o invasor finja ser o usuário, mas também pode ser usado para espalhar malware, desfigurar sites, causar prejuízos nas redes sociais, usar phishing para credenciais e, em conjunto com técnicas de engenharia social, realizar ataques mais prejudiciais.

Botnets

Uma botnet é composta por um conjunto de computadores e dispositivos conectados à internet que são infectados e controlados remotamente por cibercriminosos. São frequentemente usados para enviar spam de e-mail, participar de campanhas de fraude de cliques e gerar tráfego malicioso para ataques DDoS. O objetivo de uma botnet é infectar o maior número possível de dispositivos conectados e usar o poder computacional e recursos desses dispositivos para automatizar e ampliar as atividades maliciosas. Graças ao crescimento da Internet das Coisas, as ameaças de botnet são uma das categorias de ameaças que mais crescem.

O que fazer durante um ciberataque

Para as empresas que sofrem um ciberataque, é importante agir rápido. O objetivo deve ser deter o ataque e reduzir seu impacto:

Mobilize sua equipe

A primeira coisa a fazer é mobilizar os funcionários para se responsabilizarem pela cibersegurança. Idealmente, eles devem ser treinados para saber como responder em caso de ataque.

Identificação do tipo de ciberataque

Saber que tipo de ataque está ocorrendo garantirá saber onde concentrar sua atenção e a melhor forma de conter e se recuperar do ataque. Além de determinar o tipo de ataque, é importante entender sua provável fonte, a extensão do ataque e seu provável impacto.

Contenção da violação

É essencial identificar e interromper todo o acesso que os ofensores podem ter em seus sistemas. Com qualquer tipo de ciberataque, você deve agir prontamente para:

  • Desconecte a rede afetada da internet
  • Desabilite todo o acesso remoto à rede
  • Redirecione o tráfego da rede
  • Altere todas as senhas vulneráveis

O objetivo deve ser evitar que os criminosos tenham acesso ao seu sistema. Você pode trabalhar para retornar o sistema a uma condição de trabalho mais segura.

Avaliação e reparo dos danos

Após o ataque ser contido, você precisa determinar se quaisquer funções comerciais críticas foram comprometidas, quais dados podem ter sido afetados pela violação, quais sistemas foram acessados e se ainda há pontos de entrada não autorizados. Os dados comprometidos podem precisar ser restaurados de backups, os sistemas podem precisar ser reinstalados e qualquer hardware danificado substituído ou reparado.

Informação sobre o ataque

Você pode precisar informar sobre o ataque às autoridades competentes, o que vai variar de acordo com a jurisdição. Se sua empresa tiver seguro de responsabilidade cibernética, contate a seguradora para obter conselhos sobre o que fazer a seguir.

Comunicação aos clientes

É provável que você precise notificar os clientes, especialmente se o ataque tiver afetado quaisquer um dos seus dados. Dependendo da escala do ataque e da natureza da sua atividade comercial, você pode precisar emitir um comunicado à imprensa. Você precisa usar de honestidade e transparência para manter a confiança do público.

Aprendizado com o que incidente

Após o ataque, é importante investigar e determinar como mudar seus sistemas e procedimentos para minimizar o risco de ataques futuros. Use este incidente para aprimorar seu conhecimento sobre a cibersegurança da sua empresa.

Duas pessoas diante de um computador recebendo treinamento de cibersegurança

Prevenção contra ciberataques

Então, como proteger sua organização contra cibercrimes? Algumas das melhores maneiras de abordar a defesa contra ciberataque incluem:

Educação dos funcionários sobre cibersegurança

Para todas as empresas, garantir que os funcionários estejam cientes da importância da cibersegurança é essencial. Fornecimento treinamento periódico e atualizado de cibersegurança para que os usuários saibam:

  • Verificar links antes de clicar neles
  • Verificar endereços de e-mail do e-mail recebido
  • Pensar duas vezes antes de enviar informações confidenciais. Se um pedido parecer estranho, provavelmente é porque é. Verificar via telefonema com a pessoa em questão antes de acionar uma solicitação sobre a qual você não tem certeza

O treinamento, educação e conscientização dos usuários reduzirão a probabilidade de tentativas de engenharia social serem bem sucedidas.

Criptografia e backup de dados

Muitas vezes, as empresas coletam e armazenam informações pessoalmente identificáveis, que podem ser obtidas por cibercriminosos e usadas para roubar identidades e, portanto, comprometer ainda mais os dados dos negócios. No caso de um ciberataque, é importante que seus dados recebam backup para evitar um grave tempo de inatividade, perda de dados e perda financeira. Se o ransomware atacar e causar estragos, seu software de backup pode ser atacado. Isso pode corromper seus arquivos de backup, ese você tiver medidas de segurança robustas implementadas. Certifique-se de criptografar todos os dados confidenciais, incluindo informações de clientes e funcionários.

Realização de auditorias periódicas

Embora você não possa remover completamente o risco de ciberataques, pode colocar adotar medidas para revisar sua proteção cibernética regularmente. Revise suas políticas de cibersegurança e verifique regularmente softwares, sistemas e servidores para garantir que sua empresa esteja totalmente protegida. Acesse arquivos de backup e baixe-os para ver como o processo de recuperação funcionará para sua empresa. Identifique possíveis vulnerabilidades, crie maneiras de superá-las e confirme se os arquivos de backup foram de alguma maneira corrompidos. Remova softwares não usados para reduzir o risco de cibercriminosos explorá-los para roubar ou destruir seus dados.

Prontidão de alerta para violações de dados privilegiados

À medida que as violações de dados feitas por pessoal interno se tornam mais prevalentes, crie uma política abrangente de uso de dados que é clara para todos. Implemente restrições de acesso. Por exemplo, pense no risco envolvido com terceirizados carregando dispositivos não rastreados em sua organização sem um procedimento de acesso completo e tome medidas para enfrentá-lo.

Restrição de direitos administrativos

Minimize o risco de ser hackeado restringindo os direitos administrativos a um número selecionado de funcionários e instalando um sistema que oferece segurança de funcionário para funcionário. Controle de acesso ao usuário significa limitar as permissões normais de execução dos usuários e impor o princípio do menor privilégio necessário para cumprir as tarefas necessárias. Um dos riscos para as empresas é que os funcionários podem instalar softwares em dispositivos de propriedade comercial que possam comprometer seus sistemas. Impedir que a equipe instale ou mesmo acesse determinados dados em sua rede é vantajoso para a sua segurança.

Instalação de um firewall

Manter sua rede por trás de um firewall é uma das maneiras mais eficazes de se defender de um ciberataque. Um sistema de firewall ajudará a bloquear ataques de força bruta feitos em sua rede ou sistemas antes que possam causar qualquer prejuízo.

Manutenção de software, dispositivos e sistemas operacionais atualizados

Muitas vezes, os ciberataques ocorrem porque sistemas e softwares estão desatualizados, deixando fraquezas. Os hackers exploram essas fraquezas para obter acesso à sua rede. Para superar isso, algumas empresas investem em um sistema de gerenciamento de patches que administra todas as atualizações de software e sistema, mantendo seu sistema robusto e atualizado.

Garantia de uma política de boas práticas senhas

Certifique-se de que uma política de senhas apropriada esteja em vigor e seja seguida. Uma política de senhas razoável e implementada impedirá que os usuários selecionem senhas facilmente adivinhadas e devem bloquear contas após um número especificado de tentativas fracassadas. Os funcionários devem criar senhas fortes usando uma mistura de letras, caracteres especiais e números. As senhas também devem permitir a autenticação de vários fatores para impedir o acesso não autorizado aos seus dispositivos. As empresas podem optar por usar frases-senha em vez de senhas para fornecer segurança adicional do sistema. É importante não usar as mesmas senhas ou frases em toda a empresa e lembre-se de definir uma senha para proteger sua rede Wi-Fi.

Garantia de proteção de endpoints

A segurança do ponto final é o processo de proteger dispositivos como desktops, laptops, telefones celulares e tablets contra ameaças maliciosas e ciberataques. O software de segurança de endpoints permite que as empresas protejam dispositivos que os funcionários usam para fins de trabalho, seja em uma rede ou na nuvem, contra ciberameaças. Leia mais sobre segurança e proteção de endpoints aqui.

Perguntas frequentes sobre ciberataques

Firewalls previnem ciberataques?

Firewalls e servidores proxy podem bloquear serviços inseguros ou desnecessários e também podem manter uma lista de sites maliciosos conhecidos. Você pode garantir proteção adicional assinando um serviço de reputação de sites.

Por que é importante prevenir-se contra ciberataques?

Um ciberataque bem-sucedido pode levar a prejuízos substanciais de dados e roubo de informações proprietárias, de funcionários e clientes. Os hackers podem usar armas digitais, como malware, botnets e ataques DDoS, para interromper as operações de negócios, e pode ser difícil obter sistemas infectados funcionando sem problemas novamente. 

Leva tempo, dinheiro e esforço significativos para se recuperar de um ciberataque e você pode precisar trabalhar com as autoridades relevantes para solucionar o problema e criar novos sistemas para impedir ameaças futuras. As empresas sofrem danos de reputação se perderem dados de clientes ou não alertar antecipadamente sobre uma violação. Empresas que dependem da sua para operar também será afetada se você sofrer um ataque.  

Como pequenas empresas podem prevenir ciberataques?

Algumas das medidas que você pode adotar para proteger sua empresa contra ciberataques incluem: educar seus funcionários sobre os riscos envolvidos e como combatê-los; entender o que são (e não são) dados confidenciais; proteger seu hardware; certificando-se de que você tem as plataformas certas no lugar, como firewalls; e restringir o acesso de funcionários e terceirizados a equipamentos, sistemas e informações de TI ao mínimo necessário.

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