Como o nome sugere, são softwares criados para coletar seus dados e encaminhá-los para terceiros sem o seu conhecimento ou consentimento. Os dados coletados são enviados para o criador do aplicativo ou para terceiros e podem ser armazenados para ser recuperados posteriormente. Alguns programas de spyware podem monitorar o pressionamento do teclado ("keyloggers"), coletar informações confidenciais (senhas, números de cartões de crédito, PINs, etc.), coletar endereços de e-mail ou rastrear hábitos de navegação. Além de tudo isso, o spyware inevitavelmente afeta o desempenho do computador.

Adware, pornware e riskware incluem programas desenvolvidos de forma legítima que, em algumas situações, podem ser usados como ameaças específicas a usuários de computadores (agindo inclusive como spyware).

Embora muitos desses programas provavelmente foram desenvolvidos e distribuídos por empresas legítimas, eles podem incluir funções que criadores de malware podem usar para fins ilícitos ou mal-intencionados.

Como é possível evitar o spyware?

Ao instalar um software no computador, leia atentamente todas as informações, incluindo o acordo de licença e a declaração de privacidade. Muitas vezes, o software indesejado incluído na instalação de outro software pode estar documentado, por exemplo, no rodapé de um acordo de licença ou declaração de privacidade.

Saiba mais sobre os riscos e como a Kaspersky Lab o protege deles:

Outros artigos e links relacionados a adware, pornware e riskware