Tecnologia

Oportunidades do 5G

O 5G chegou. Mas quais são as oportunidades que ele oferecerá para os negócios? Muitas, na verdade. Veja como ele facilitará a inovação como nunca.

Art by

sodavekt

Compartilhar artigo

Necessidade de velocidade: como o 5G transformará os negócios para sempre

Já passamos pelo 1G, 2G, 3G e, mais recentemente, pelo 4G. Agora, as coisas estão prestes a entrar em marcha acelerada à medida que o 5G fortalece o consumo mundial, trazendo com ele a quarta revolução industrial. Entretanto, quais impactos ele causará nos negócios?

5G. Parece elegante, não é? Ainda mais importante, ele também ostenta uma força que nós, como humanos, não vemos desde Arnie, nos filmes do Exterminador do Futuro. Com velocidades de download tão altas quanto 20 gigabits por segundo (ou seja, 60 episódios de The Wire em apenas 4 minutos) e, finalmente, oferecimento de cobertura para áreas rurais, áreas em desenvolvimento e comunidades menos conectadas, o 5G é, no papel, o herói que a tecnologia estava esperando.

O que é 5G?

5G é a quinta geração da tecnologia de rede móvel, que possibilita uma velocidade de latência excepcional, ou seja, o tempo necessário para que os dispositivos respondam uns aos outros em uma rede sem fio. Essencialmente, é uma rede de conexões em constante evolução que vai além dos celulares ou, para os menos técnicos entre nós, é a força vital da Internet das Coisas (IoT, Internet of Things). Isso é muito importante porque, à medida que nossa tecnologia avança, e sobre isso devemos pensar em medicamentos de precisão, carros autônomos, realidade aumentada, ela precisa estar conectada a diferentes dispositivos, o que, até agora, não era possível (pobre 4G!). Finalmente, o 5G é potente o bastante para impulsionar a próxima geração da tecnologia que habilitará tecnologias no nível de consumidores e indústrias.

Como o 5G beneficiará os negócios?

A Qualcomm estimou que, até 2035, o 5G poderá servir de base para US$ 12,3 trilhões em bens e serviços de diferentes setores apenas nos EUA. E há muitos benefícios para as empresas:

Velocidades de rede maiores

Ele é rápido. É muuuuito rápido. Velocidade, latência mínima e processamento de dados aprimorado significam que pessoas e sistemas em diferentes organizações e escritórios podem se comunicar em um estalar de dedos. Além da integração quase perfeita entre diferentes ferramentas de comunicação e software de negócios.

Maior capacidade de rede

O 5G conseguirá lidar com mais aplicativos em execução simultaneamente, desde carros conectados e dispositivos de IoT até experiências de realidade virtual e streaming de vídeo HD simultâneo. Essencialmente, ele apoiará a maioria das tecnologias da próxima geração, o que fará com que a adoção em massa de novos serviços seja mais fácil do que na época do 4G.

Maior cobertura

Resumidamente, o 5G eliminará a lacuna da cobertura móvel, abrindo oportunidades para empresas em áreas tradicionalmente difíceis de acessar. Na África, por exemplo, as redes 3G cobrem apenas 50% da população. Sem uma cobertura apropriada, muitas empresas rurais não conseguem acessar a infraestrutura de que necessitam para crescer e até mesmo serviços padrão atuais utilizados em muitos países, como o streaming de vídeos, estão fora de alcance. O 5G resolverá isso habilitando melhores conexões entre áreas rurais e urbanas em todo o mundo.

Quais setores têm maior probabilidade de receber esses benefícios?

Todos! Mas abaixo, os setores que passarão por uma verdadeira mudança:


Serviços de saúde: atenção especial para os dispositivos portáteis

Hospitais, centros cirúrgicos e centros de atendimento no mundo todo estão, em geral, sobrecarregados de pacientes doentes buscando por ajuda. O 5G tem a capacidade de mudar isso. Ele fornecerá às pessoas saudáveis e às que estão confinadas em casa acesso mais rápido a serviços, como portais on-line e dispositivos digitais diferentes, reduzindo a pressão sobre a infraestrutura de serviços de saúde.

Um dos maiores avanços que o 5G fornecerá para esse setor será a tecnologia portátil. Desde um dispensador automático de comprimidos da MedMinder até a capacidade do SpiroSmart de transformar celulares em medidores de fluxo respiratório, o 5G significará a proliferação de dispositivos de saúde revolucionários projetados para monitorar nossa saúde e, até mesmo, usar a inteligência artificial e consultas por telepresença para definir diagnósticos.

Ele também mudará totalmente a nossa visão sobre casas inteligentes. Weihua Sheng, professor associado da Oklahoma State University e diretor do Advanced Sensing, Computation and Control Lab, está trabalhando para levar sensores de saúde para dentro de nossas casas. A equipe de Sheng está desenvolvendo uma plataforma para casas inteligentes baseada em nuvem para monitorar a saúde que inclui sensores de ambiente, dispositivos portáteis e um assistente robô. Por exemplo, usando diferentes sensores, o sistema pode detectar se o usuário está desidratado. O assistente robô poderá, então, pedir que ele beba mais água. A plataforma também pode determinar se uma pessoa cair e pedir ajudar.

Agricultura: Big Data significa grandes negócios

Agricultura inteligente. Isso indica o uso de aplicativos de IoT na agricultura, incluindo desde Big Data até sensores de colheita, que serão possibilitados pela rede 5G.

A Allmeteo é um excelente exemplo de quão importantes serão os dados para o futuro da agricultura; ela é uma estação meteorológica que usa sensores para coletar informações de várias fazendas, fornecendo aos agricultores análises de dados com as quais podem escolher as colheitas apropriadas e tomar as medidas necessárias para melhorar suas capacidades. Mas ainda há mais inovações por vir. Muitas mais. Uma, em particular, é o GreenIQ. Resumidamente, é um sistema automatizado de irrigação e fertilização que usa sensores para indicar quando os agricultores devem irrigar suas plantações e em que quantidade.

Do gerenciamento da água até ótimos dispensadores de fertilizante, o 5G permitirá que os agricultores monitorem, acompanhem e aprimorem seus sistemas de uma maneira jamais vista.

Transporte: lubrificando as engrenagens da mudança

Duas palavras: veículos autônomos . Isso sim é uma mudança drástica. Uber? Seguro de carro? Drive-thru do McDonalds? Há muito o que pensar sobre isso, além de, potencialmente, muitas empresas de transporte que poderão ser afetadas. Um estudo realizado nos EUA mostra que os veículos autônomos reduzirão potencialmente a necessidade de espaço de estacionamento em mais de 5,7 bilhões de metros quadrados. Isso poderia liberar recursos vitais para a construção de casas ou, até mesmo, fazendas urbanas para atender à crescente necessidade de alimentos.

Mas não são apenas os carros autônomos que sofrerão o impacto do 5G. Ele tornará os semáforos mais inteligentes, reduzindo o tempo de espera no trânsito, e aumentará a conectividade do transporte público. Sim, o Wi-Fi terrivelmente lento dos trens que você às vezes usa para trabalhar também está na lista. Em 2018, no Japão, a Samsung concluiu uma demonstração do 5G em um trem em movimento em parceria com a KDDI, operadora de telecomunicações japonesa. Estamos falando de picos de velocidade de 1,7 Gbps. O ritmo perfeito para se trabalhar nos trens-bala mais rápidos do mundo.

E quais são os riscos à segurança?

O 5G oferece enormes benefícios, mas ele tem o poder de tirar muitas empresas de suas zonas de conforto. Assim como todas as novas tecnologias, ele também apresenta riscos. O 5G é a primeira geração de rede móvel projetada para a tecnologia M2M (machine-to-machine). Mas ele apresenta importantes desafios à segurança da privacidade, com dados pessoais coletados relacionados à nossa saúde, hábitos de direção e muito mais. Os dispositivos conectados capturarão mais e mais dados, o que pode ser uma abundante recompensa para agentes mal-intencionados. À medida que o 5G precisa de sites mais móveis, isso pode significar que ficará mais fácil localizar geograficamente os usuários, oferecendo riscos adicionais.

Existem algumas coisas que você pode fazer para se adiantar a isso. Primeiro, você pode mover documentos sigilosos para a nuvem, pois o 5G dependerá principalmente de infraestruturas virtuais. Entretanto, independentemente do local em que armazenar seus dados, é essencial certificar-se de que eles estejam bem protegidos. Em segundo lugar, você deve designar um “guardião do 5G”. Alguém que realmente conheça a tecnologia, um especialista interno e defensor da integração de tecnologias aos negócios. Desde a maneira como ele afeta os seus serviços até encontrar maneiras nas quais ele pode melhorar a sua rotina. Porém, ele talvez queira um aumento de salário.

Proteja seus negócios

Se estiver querendo se proteger das ameaças derivadas da quarta revolução industrial, a Kaspersky pode ajudar você. Encontre a cibersegurança certa para a sua empresa.

Sobre os autores

Ryan Loftus is a freelance writer specializing in topics like technology, climate change, and the future of agriculture. He's interested in farming advancements and how they can help combat global warming.