Ir para o conteúdo principal

Os usuários de Wi-Fi correm risco de invasão por hackers, mas, felizmente, existem proteções contra isso. A recente explosão do Wi-Fi público e gratuito tem sido um enorme benefício para os profissionais. Como esses pontos de acesso gratuitos estão disponíveis em restaurantes, hotéis, aeroportos, livrarias e até em lojas, você sempre tem acesso fácil a sua rede e seu trabalho. Essa liberdade tem um preço, e poucas pessoas realmente entendem os riscos associados a essas conexões públicas por Wi-Fi. Saiba como se proteger para garantir que seus dados corporativos importantes permaneçam em segurança.

Os riscos de um Wi-Fi público

Os mesmos recursos que tornam os pontos de acesso de Wi-Fi gratuito ótimos para os clientes também são atraentes para os hackers, pois não há necessidade de autenticação para estabelecer uma conexão de rede. Isso cria uma ótima oportunidade para que um hacker obtenha acesso ilimitado a dispositivos desprotegidos na mesma rede.

A maior ameaça à segurança do Wi-Fi gratuito é a capacidade de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão. Então, em vez de falar diretamente com o ponto de acesso, você está enviando suas informações para o hacker, que pode retransmiti-las.

Durante esse tempo, o hacker tem acesso a todas as informações que você está enviando pela Internet: e-mails importantes, informações de cartões de crédito e até credenciais de segurança de sua rede empresarial. Assim que obtém essas informações, ele pode acessar seus sistemas como se fosse você.

Os hackers também podem usar uma conexão Wi-Fi desprotegida para distribuir malware. Se você permitir o compartilhamento de arquivos pela rede, será fácil para o hacker plantar um software infectado em seu computador. Alguns hackers inteligentes têm até a capacidade de invadir o ponto de conexão, fazendo com que uma janela pop-up seja exibida durante seu processo de conexão e ofereça um upgrade de um software popular. Ao clicar na janela, o malware será instalado.

Conforme o Wi-Fi móvel se torna cada vez mais comum, é esperado que problemas de segurança de Internet e riscos de Wi-Fi público também cresçam. Mas isso não significa que você deve ficar longe do Wi-Fi gratuito e novamente preso a uma mesa. A grande maioria dos hackers vai atrás de alvos fáceis, e alguns cuidados manterão suas informações em segurança.

Use uma VPN

Uma conexão de rede virtual privada (VPN, virtual private network) é essencial para se conectar a sua empresa por uma conexão desprotegida, como um ponto de acesso de Wi-Fi. Mesmo que um hacker consiga se posicionar no meio de sua conexão, os dados estarão criptografados com toda segurança. Já que a maioria dos hackers procura alvos fáceis, provavelmente eles não perderão tempo tentando descriptografar suas informações.

Use conexões SSL

Mesmo que não tenha uma VPN disponível para navegar pela Internet, você pode adicionar uma camada de criptografia às suas comunicações. Ative a opção "Sempre usar HTTPS" nos sites que você acessa com frequência ou que exigem a inserção de algum tipo de credencial. Os hackers sabem que as pessoas reutilizam senhas, então seu nome de usuário e sua senha em um fórum aleatório podem ser iguais aos do banco ou da rede corporativa, e o envio dessas credenciais sem criptografia pode abrir as portas para um hacker inteligente. A maioria dos sites que requerem uma conta ou credenciais tem a opção "HTTPS" em algum lugar nas configurações.

Desative o compartilhamento

Quando estiver conectado à Internet em um lugar público, é provável que você não precise compartilhar informações. Você pode desativar o compartilhamento nas preferências do sistema ou no Painel de Controle, dependendo do seu sistema operacional, ou ainda permitir que o Windows o desative para você selecionando a opção "Público" ao se conectar pela primeira vez a uma nova rede desprotegida.

Desligue o Wi-Fi quando não precisar dele

Mesmo que você não tenha se conectado ativamente a uma rede, o hardware de Wi-Fi do computador transmite dados pelas redes que estão próximas. Existem medidas de segurança para impedir que essa comunicação secundária comprometa seus dados, mas nem todos os roteadores sem fio são iguais, e existem hackers muito habilidosos. Se estiver usando seu computador para trabalhar em um documento do Word ou Excel, desligue o Wi-Fi. Como bônus, você ainda terá maior duração da bateria.

Esteja sempre protegido

Mesmo as pessoas que tomam todas as precauções de segurança nas redes Wi-Fi públicas podem ter problemas esporadicamente. Isso é mais um fato de nossas vidas na era digital. Por isso, é essencial manter uma solução de segurança de Internet eficiente instalada e em execução em seu computador. Essas soluções executam verificações periódica de malware em seus arquivos e conferem os novos arquivos assim que eles são baixados. Um software de segurança de primeira linha também deve oferecer soluções de proteção empresarial para que você e seus servidores estejam protegidos mesmo quando você trabalha fora do escritório.

Ao longo da vida de qualquer profissional que viaja a negócios, haverá um dia em que um ponto de acesso de Wi-Fi público, gratuito e desprotegido será a única conexão disponível, e seu trabalho simplesmente tem de ser feito naquele momento. A compreensão dos riscos do Wi-Fi público garantirá que seus dados de negócios importantes não se tornem apenas mais uma estatística de invasão.

Outros artigos e links relacionados ao Wi-Fi público

Como evitar riscos à segurança em redes Wi-Fi públicas

As redes sem fio públicas podem colocar as informações corporativas em risco quando profissionais usam conexões de Internet não protegidas. Algumas medidas simples tornam os dados seguros.
Kaspersky Logo