/content/pt-br/images/repository/smb/fallback/photo-6.jpg

À medida que você lida com os novos mecanismos de moedas digitais, conhecidas como criptomoedas, não é preciso muito tempo para reconhecer que há riscos envolvidos nessas transações. E não estamos falando sobre a volatilidade do mercado. Os golpes on-line estão em todos os lugares, e as bolsas de valores de criptomoedas não são diferentes. À medida que você considera investir em diferentes startups e plataformas de câmbio, deve saber que é possível perder seus investimentos em criptomoeda.

Quando estiver procurando startups e empresas de criptomoeda, os especialistas recomendam que você confirme se elas são compatíveis com blockchain, o que significa que monitoram os dados detalhados das transações. Além disso, verifique se elas têm planos de negócios sólidos que resolvem problemas reais. As empresas devem especificar suas regras de ICO e a liquidez da moeda digital. Deve haver pessoas reais por trás da empresa. Se a startup que você está investigando não tem algumas dessas características, pense com mais cuidado em sua decisão.

Veja aqui uma visão geral dos golpes mais comuns e as formas de evitar tornar-se uma vítima ao ingressar no futuro empolgante das criptomoedas.

1- Sites impostores

Você pode estar seguindo uma dica genuína de alguém com muitos conhecimentos e mesmo assim se tornar uma vítima ao visitar acidentalmente um site falso. Há um número surpreendente de sites que foram configurados para parecer de startups reais e válidas. Se não houver um pequeno ícone de cadeado, que indica a segurança, próximo da barra de URL e não houver o texto "https" no endereço do site, pense duas vezes.

Mesmo que o site pareça idêntico ao que você acha que está visitando, você pode acabar sendo direcionado para outra plataforma de pagamento. Por exemplo, você clica em um link que parece de um site legítimo, mas os invasores criaram um URL falso com um zero em vez da letra 'o'. Obviamente, essa plataforma não está direcionando você ao investimento em criptomoeda que já pesquisou. Para evitar isso, digite cuidadosamente o URL exato em seu navegador. Além disso, verifique-o mais uma vez.

2- Aplicativos móveis falsos

Outra maneira comum de os golpistas enganarem os investidores em criptomoeda é por meio de aplicativos falsos disponíveis para download no Google Play e na Apple App Store. Embora, muitas vezes, os envolvidos possam encontrar esses aplicativos falsos rapidamente e removê-los, isso não significa que os aplicativos não tenham grande impacto. Milhares de pessoas já baixaram aplicativos falsos de criptomoeda, informa a Bitcoin News.

Embora esse seja um risco maior para os usuários do Android, todos os investidores devem estar cientes dessa possibilidade. Existem erros ortográficos óbvios no texto ou até no nome do aplicativo? A marca parece não ser autêntica, com uma coloração estranha ou um logotipo incorreto? Observe e reconsidere o download.

3- Tweets e outras atualizações de redes sociais de baixa qualidade

Se você segue celebridades e executivos nas mídias sociais, não dá para ter certeza de que você não está seguindo contas de impostores. O mesmo se aplica às criptomoedas, pois os bots mal-intencionados que representam outras pessoas são implacáveis. Não confie em ofertas que aparecem no Twitter ou no Facebook, especialmente se os resultados parecem ser impossíveis. Contas falsas estão em todos os lugares.

Se alguém pedir até mesmo uma pequena quantidade de sua criptomoeda nessas plataformas, provavelmente você nunca conseguirá recuperá-la. Além disso, só porque outras pessoas estão respondendo à oferta, não suponha que elas não são feitas por bots. É preciso ter muito cuidado.

4- E-mails fraudulentos

Mesmo que a mensagem pareça exatamente como um e-mail que você recebeu de uma empresa legítima de criptomoeda, tome cuidado antes de investir sua moeda digital. O e-mail é exatamente o mesmo, e o logotipo e a marca são idênticos? Você pode confirmar se o endereço de e-mail está verdadeiramente vinculado à empresa? A capacidade de verificar isso é um dos motivos por que é importante escolher uma empresa que tem pessoas reais trabalhando para ela. Se você tiver dúvidas sobre um e-mail, pergunte a alguém que trabalha lá.  E nunca clique em um link de uma mensagem para acessar um site.

Muitas vezes, os golpistas anunciam ofertas iniciais de moedas (ICOs, Initial Coin Offerings) falsas como uma forma de roubar fundos substanciais. Não se deixe enganar por essas ofertas falsas em sites e e-mails. Reserve um tempo para analisar todos os detalhes.

Infelizmente, existem muitas maneiras usadas por usuários da Internet para explorar sistemas de computação desprotegidos para a mineração ou o roubo de criptomoeda. Saiba mais sobre como ficar seguro e se proteger nesse mercado emergente antes de começar a investir em criptomoeda.

Artigos e links relacionados

O que é criptomoeda? Segurança de criptomoedas: quatro dicas para investir em criptomoedas com segurança

Sites de golpes: o que são e como evitá-los

Como denunciar um site

Como identificar e evitar aplicativos falsos

Os seis maiores golpes on-line

Quatro golpes comuns de criptomoeda | Como evitar golpes de criptomoeda

Os golpes on-line são comuns e as bolsas de valores de criptomoedas não são diferentes. Leia sobre quatro golpes comuns de criptomoeda e como você pode reconhecê-los e evitá-los.
Kaspersky Logo