content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-17-how-to-report-a-website-v2.jpg

Uma das melhores coisas da Internet é a liberdade que ela oferece para você expressar opiniões, iniciar um negócio, praticar um hobby ou simplesmente bater papo com outras pessoas de todo o mundo que pensam como você. Mas essas liberdades vêm com a expectativa inerente de que as pessoas se "policiem".

Sem a presença de um órgão exclusivo que monitore a Internet, tal qual agentes da lei monitoram o mundo físico, cabe aos usuários frequentes tomar uma atitude quando encontram algo na Web que seja muito ofensivo ou fraudulento e, caso necessário, denunciá-lo às autoridades pertinentes.

Então, como você faz para denunciar um site que passa dos limites? Depende da natureza do problema.

Burlando as regras da publicidade

Ao examinar os resultados do Google, costumamos ver o termo "Anúncio" ao lado dos títulos. Isso acontece porque os sites pagaram para serem promovidos pela gigante das pesquisas por meio do programa AdWords. Embora essa prática seja completamente legal e legítima, pode levar ao abuso por parte de sites não tão respeitáveis, principalmente aqueles que cobram altos preços por coisas que deveriam ser gratuitas ou muito mais baratas, como solicitações de visto ou passaporte.

Se você acredita que um site está promovendo informações enganosas, pode denunciá-lo na página de Feedback de anúncios do AdWords. Basta preencher o formulário e selecionar o motivo da reclamação. Quando terminar, é só clicar em enviar.

Sites fraudulentos

Alguns sites contêm informações que são enganosas, mas outros escondem golpes grosseiros que precisam ser denunciados para impedir que usuários inocentes da Web se tornem vítimas. Se você encontrar um site que promete que você ganhe uma fortuna em pouco tempo ou que vende produtos a preços que são bons demais para ser verdade (o que geralmente é um sinal de produtos falsificados), você pode denunciá-lo para o Internet Crime Complaint Center. Basta preencher e enviar o formulário on-line.

Como denunciar um site de phishing

Phishing é uma das formas mais comuns de atividade criminosa on-line. Esses golpes envolvem sites falsos criados para parecer confiáveis, com a intenção de fazer com que as vítimas revelem suas informações pessoais ou financeiras. Para denunciar esse tipo de site à equipe de Navegação segura do Google, use Denunciar página de phishing para inserir o URL e quaisquer comentários relevantes.

Violação de direitos autorais

Infelizmente, a Web é repleta de conteúdo copiado e roubado. Se você descobrir um site que parece estar violando direitos autorais, usando imagens (até mesmo suas) sem permissão, por exemplo, peça que o webmaster remova o conteúdo, se for de propriedade sua.

Caso o site não esteja agindo de acordo, você pode entrar em contato com a empresa de hospedagem na Web e pedir que eles cuidem disso. Para saber quem hospeda o site, acesse who.is e digite o URL. A empresa de hospedagem aparece nas informações de registro. Faça uma pesquisa simples pelo nome da empresa para encontrar as informações de contato.

Como remover imagens ou vídeos obscenos ou comprometedores

Infelizmente, a prática de “revenge porn” (pornografia de vingança), em que um ex-parceiro publica conteúdo íntimo ou explícito que nunca deveria ficar acessível publicamente nem on-line, está se tornando um problema comum. Além de ser desagradável à primeira vista para os envolvidos, existe a possibilidade posterior e a longo prazo do conteúdo ser baixado e compartilhado milhões de vezes com estranhos. Você pode pedir que o Google remova esse tipo de conteúdo dos resultados de pesquisa na sua página específica.

Ameaças terroristas

Se você assiste aos noticiários, já sabe o papel que a Internet tem no terrorismo moderno. A rede é usada por grupos terroristas em todo o mundo para recrutar, planejar e fomentar atos hediondos. Caso você veja algo on-line que pareça relacionado ao terrorismo, você pode denunciar ao Departamento de segurança nacional dos Estados Unidos.

A Internet oferece um mundo de informações e melhora a vida cotidiana de várias formas, mas não sem alguns riscos. Para minimizar o risco pessoal, comece com segurança de Internet reforçada e fique sempre alerta.

Na dúvida, denuncie

É importante lembrar que muito do que consideramos inaceitável na Internet, como fraude e imagens obscenas, é crime também no “mundo real” e, como tal, deve ser denunciado às autoridades. Esses tipos de atividades devem ser denunciados ao FBI ou ao Internet Crime Complaint Center (IC3).

Como denunciar um site

Alguns sites espalham malware, são fraudulentos e realizam outras atividades ilegais. Saiba como denunciar esses sites para as autoridades adequadas.
Kaspersky Logo