Ezula (às vezes grafado como "eZula") é uma forma de adware instalada como parte de um objeto auxiliar de navegador (BHO, Browser Helper Object). Sem a permissão do usuário, o ezula comunica-se com um servidor remoto e exibe anúncios baseados no contexto.

O ezula não contém vírus perigosos, mas pode deixar o navegador do usuário lento e precisa ser instalado manualmente. Como faz parte de um BHO, ele pode aparecer como um complemento de terceiros opcional durante o processo de instalação. O programa insere links de publicidade para palavras-chave em uma página da Web que, quando clicados, direcionam o usuário ao site de um terceiro, geralmente não relacionado ao que ele estava pesquisando. O programa é iniciado automaticamente na inicialização do Windows e é atualizado remotamente através da Internet sem o consentimento do usuário. Foi relatado que ele faz parte de um programa chamado TopText ou Surf+.

O que é adware?

Adware refere-se a programas criados para exibir anúncios em seu computador. Eles podem redirecionar a solicitação de pesquisa a sites de publicidade e coletar dados sobre seus hábitos de navegação para exibir anúncios personalizados ao usuário. Quando coleta informações sem a permissão do usuário ou sem notificá-lo, o programa é considerado software malicioso. Para evitar adware e programas semelhantes ao ezula, os usuários podem instalar um firewall. O firewall protege o computador e notifica o usuário quando um software de terceiros ou não autorizado tenta acessá-lo. Os usuários também podem tentar usar outro navegador da Web. Para obter uma solução mais abrangente, os usuários podem instalar um software avançado de segurança de Internet a fim de proteger seus computadores domésticos.

Outros artigos e links relacionados a Definições