Ir para o conteúdo principal

O que é WPA2 (Wireless Protected Access 2)?

Close de um roteador de Internet em uma mesa de trabalho, com um fundo desfocado apresentando uma mulher usando um tablet

WPA2 significa Wi-Fi Protected Access 2 e tem sido o protocolo padrão do setor para proteger o tráfego em redes sem fio desde que foi introduzido pela primeira vez em 2004, substituindo o padrão WEP (Wired Equivalent Privacy) anterior. Todos os equipamentos Wi-Fi certificados fabricados desde 2006 possuem a segurança WPA2 como padrão.

À medida que a Internet se tornou cada vez mais central em nossa vida cotidiana, manter o tráfego e os dados confidenciais protegidos contra agentes maliciosos tornou-se cada vez mais importante. E embora o software antivírus e outras proteções de segurança façam um ótimo trabalho para mantê-lo seguro on-line, também existem outras medidas em vigor nos bastidores que protegem seus dados pessoais sem que você saiba.

O tráfego WPA2 enviado ou recebido por dispositivos conectados à Internet não pode ser interceptado ou identificado por terceiros criptografando- o para passar pela rede. Mas com a segurança WPA2 com duas décadas de existência, ela ainda oferece segurança suficiente na era digital moderna, e o que você pode fazer para aproveitar ao máximo a proteção que ela oferece?

Este artigo explora como o WPA2 funciona, suas vantagens e desvantagens e como será o futuro da segurança sem fio.

Como a criptografia WPA2 funciona?

Existem dois tipos diferentes de segurança WPA2, dependendo de seu uso e do tráfego de Internet envolvido:

  • WPA2 Pessoal: adequado para uso doméstico ou individual, é onde uma senha WPA2 compartilhada permite o acesso ao roteador da Internet. Isso é baseado em uma chave pré-compartilhada (WPA2-PSK), que é uma palavra, frase ou mistura de letras e símbolos entre oito e 63 caracteres de comprimento.
  • WPA2 Empresarial: o mesmo princípio, mas ampliado, contando com um banco de dados de credenciais do cliente e um servidor separado para autenticar o acesso do usuário/dispositivo. Como resultado, isso geralmente é adequado apenas para uso por empresas e organizações maiores.

O que ambos os tipos de proteção WPA2 têm em comum é que eles usam o Protocolo de Código de Autenticação de Mensagens de Encadeamento de Blocos de Cifra de Modo Contador (CCMP). Isso foi projetado para garantir que os dados sejam criptografados para transmissão através da rede e que somente os dispositivos com as credenciais corretas sejam capazes de descriptografar automaticamente esses dados na outra extremidade.

Por que a segurança WPA2 é tão importante?

Talvez a melhor maneira de descrever a importância de um protocolo de segurança sem fio forte seja comparar o tráfego da Internet com um cofre em casa. Essa caixa hipotética contém muitos objetos de valor de alto valor financeiro e sentimental, bem como itens como seu passaporte e certidão de nascimento que contêm informações altamente confidenciais e pessoais .

Não ter nenhuma proteção de segurança sem fio em vigor é semelhante a não ter nenhuma trava nessa caixa e deixar a porta da frente destrancada ao mesmo tempo. Qualquer um poderia simplesmente entrar e pegar os itens, se quisesse. Em termos de segurança sem fio, isso significa que não há absolutamente nada para impedir que os cibercriminosos interceptem o tráfego da Internet para seus próprios fins maliciosos.

Ter um protocolo de segurança antigo como o WEP ou a primeira versão do WPA é como proteger aquele cofre com um cadeado barato e fino: o tipo que você usaria em um armário na academia ou na piscina. Ele pode oferecer alguma proteção limitada, mas não levaria muito tempo ou esforço para um determinado criminoso quebrar a fechadura ou adivinhar o código para obter acesso.

A criptografia WPA2, certamente ao comparar WPA2 vs. WPA, é como proteger aquela caixa com um enorme cadeado de combinação que tem muitos números diferentes para adivinhar para abrir, como você entraria em um cofre de banco. É praticamente impossível para qualquer pessoa abrir a caixa se não tiver acesso à chave/combinação, e levaria muito tempo para tentar adivinhar o código.

Resumindo: uma senha WPA2 é a chave que mantém seus objetos de valor digitais seguros, sejam informações pessoais confidenciais, arquivos sentimentais como fotos ou dados de valor financeiro, como detalhes de sua conta bancária.

Quais são as vantagens de uma senha WPA2?

Ter uma senha forte para WPA2 e medidas de segurança em vigor pode ser fundamental para permitir atividades on-line seguras e sem estresse, graças a uma combinação de:

Simplicidade

WPA2 Pessoal significa que os dispositivos cliente podem confiar na rede do host sem a necessidade de um servidor de autenticação empresarial. Isso permite que praticamente qualquer pessoa se beneficie da proteção que o WPA2 oferece sem precisar de conhecimentos técnicos complexos ou especializados.

Maior controle do usuário

O proprietário do roteador pode exercer controle total sobre qual é a senha WPA2 e com quem eles escolhem compartilhá-la. Isso torna mais fácil e rápido para eles fornecer acesso à família e amigos, se necessário, e impedir qualquer acesso a outras pessoas que não deveriam ter acesso à rede.

Tecnologia de criptografia AES

A criptografia WPA2 é baseada no Advanced Encryption System (AES), que foi inicialmente desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos como uma forma de proteger dados confidenciais. Mesmo agora, mais de 20 anos após sua introdução, ela ainda representa uma tecnologia de criptografia altamente complexa que mesmo os esforços avançados de crimes cibernéticos e os supercomputadores não conseguiram superar.

Quais são as limitações do WPA2?

Embora a segurança WPA2 seja forte, ela não é à prova de balas, e há algumas armadilhas e desvantagens em potencial a serem observadas. Estes incluem:

Senhas WPA2 exploráveis

Como uma senha WPA2 (pelo menos no nível WPA2 Pessoal) é uma senha única, ela é muito mais vulnerável a dados vazados ou interceptados do que outras credenciais de segurança mais detalhadas. Este é especialmente o caso se a senha WPA2 for especialmente fácil de lembrar ou adivinhar.

Ataques KRACK

Algumas redes WPA2 foram afetadas por ataques 'KRACK' , em que os cibercriminosos conseguem obter acesso às redes durante o processo de handshake entre os hosts da rede e os clientes. Isso lhes permitiu obter acesso à rede e capturar dados posteriormente.

Desempenho reduzido

A força da criptografia WPA2 significa que pode levar algum tempo para que os dados sejam criptografados e descriptografados novamente. Embora isso possa não ser um problema no uso diário, pode levar a um desempenho mais lento quando os volumes de dados e as cargas de trabalho são especialmente altos.

O que o futuro reserva para o WPA2 e a segurança sem fio em geral?

Devido a algumas das vulnerabilidades às quais o WPA2 pode expor usuários e dispositivos, uma versão mais recente do WPA foi gradualmente desenvolvida e introduzida nos últimos anos.

A certificação WPA3 pela Wi-Fi Alliance começou em 2018, e todos os dispositivos Wi-Fi que procuram a certificação a partir de julho de 2020 foram obrigados a suportar a criptografia WPA3 como padrão. Ao analisar WPA3 v WPA2, a versão mais recente apresenta Quadros de Gerenciamento Protegidos que são projetados para proteger contra tentativas de escuta; remove a capacidade de continuar usando protocolos de segurança mais antigos que estão obsoletos; e pode ser usado com criptografia de segurança de 192 bits mais forte.

O WPA3 provou ser especialmente eficaz no tratamento da vulnerabilidade KRACK que afetou alguns usuários do WPA2. Ele conseguiu isso com um handshake mais seguro conhecido como autenticação simultânea de iguais (SAE), em que cada dispositivo envolvido em uma conexão transmite credenciais de autenticação de uso único para os outros. Esse handshake não pode ser acessado por nenhum usuário ou dispositivo não envolvido na conexão e, como credenciais diferentes são geradas sempre que uma conexão é estabelecida, os cibercriminosos não podem reutilizar credenciais mais antigas para obter acesso posteriormente.

Além disso, o WPA3 também apresenta funções como Wi-Fi Easy Connect, que fornece integração simples e segura para dispositivos da Internet das Coisas; e Wi-Fi Enhanced Open, que fornece criptografia automática ao usar conexões Wi-Fi públicas vulneráveis .

O que posso fazer para maximizar o valor da segurança sem fio WPA2?

Em primeiro lugar, se você ainda estiver se conectando à Internet usando a segurança WPA2, não entre em pânico, pois ainda representa uma proteção muito forte para o tráfego diário da Internet.

Mudar para roteadores e hardware habilitados para WPA3 no futuro é definitivamente uma boa ideia, mas ainda é relativamente incomum e também pode ser caro de adotar. Portanto, se o WPA3 não for possível ou prático para você neste momento, recomendamos as seguintes práticas recomendadas para garantir que a segurança do WPA2 seja a mais forte possível:

Desative o acesso remoto no roteador

Muitos roteadores possuem um controle remoto função de acesso, que permite que os usuários com as credenciais de segurança corretas se conectem ao roteador de praticamente qualquer lugar do mundo e monitorem o tráfego que entra e sai dele. No entanto, se você conseguir acessar o roteador remotamente, é potencialmente possível que um cibercriminoso faça o mesmo através de meios sofisticados, como um Cavalo de Tróia de Acesso Remoto (RAT).Portanto, a maneira mais segura de mitigar esse risco é desativar a função de acesso remoto, a menos que você realmente precise dela e, mesmo assim, mantê-la desativada quando não for necessária.

Use senhas fortes e atualize-as regularmente

É surpreendente quantas pessoas ainda configuram uma senha WPA2 como '00000000' ou 'password12345'. Quanto mais fácil e genérica for uma senha, mais fácil será para um cibercriminoso dar um palpite e obter acesso ao tráfego de rede. Pense no cofre que mencionamos anteriormente: você não definiria o código no cadeado para '1234', não é?

Portanto, você deve tornar suas senhas o mais complicadas e pessoais possível e usar um gerenciador de senhas para ajudá-lo a lembrá-las. Também é recomendável alterar as senhas pelo menos a cada poucos meses, para que quaisquer credenciais mais antigas que inadvertidamente caiam em mãos erradas não possam ser usadas.

Atualizar software e hardware, especialmente o roteador

Todo software e hardware pode ser exposto a vulnerabilidades de segurança ao longo do tempo, especialmente à medida que envelhecem, e os cibercriminosos aprendem mais sobre eles. Os roteadores certamente não são exceção a isso e, portanto, devem ser atualizados e corrigidos regularmente para que as correções e proteções mais recentes estejam constantemente em vigor.

Implemente uma Rede Privada Virtual (VPN)

Embora sua senha WPA2 possa proteger seus dados enquanto você estiver em casa ou no escritório, o que acontece quando você está fora de casa - especialmente se estiver se conectando a uma rede Wi-Fi pública não segura? É aqui que uma boa Rede Privada Virtual, como o Kaspersky VPN Secure Connection, é tão importante, pois fornece segurança e privacidade em todos os dispositivos e em qualquer local.
Certificada pela AV-TEST GmbH como a VPN mais rápida do mercado, também garante que você obtenha a melhor proteção possível sem comprometer a velocidade e o desempenho de sua conexão.

Artigos relacionados:

Produtos relacionados:

O que é WPA2 (Wireless Protected Access 2)?

A segurança WPA2 é essencial para manter seu tráfego de Internet seguro. Descubra o que significa, como funciona e como maximizar o uso da criptografia WPA2.
Kaspersky logo

Artigos relacionados