Muitos cybersquatters simplesmente registram domínios da Web para vendê-los futuramente a empresas estabelecidas ou proprietários de marcas – essa prática também é conhecida como estacionamento de domínio.

No entanto, alguns cybersquatters têm intenções mais maliciosas. Ao registrar um endereço de site como se ele pertencesse a uma empresa ou organização conhecida, os criminosos virtuais enganam visitantes desinformados para que acessem o site. Em geral, esses sites contêm malware.

Dicas de segurança de Internet para evitar sites de cybersquatters

Estas estão algumas dicas úteis – da equipe de especialistas em segurança de Internet da Kaspersky Lab – para ajudá-lo a não cair nas armadilhas dos criminosos de cybersquatting:

  • Digite o URL e confira sua precisão
    Quando quiser visitar um site específico, é mais seguro digitar o URL na barra de endereço do seu navegador, em vez de clicar em um link. Depois de digitar o URL, confira se ele está correto antes de pressionar a tecla Enter no teclado. Qualquer erro ortográfico pode fazer com que você seja redirecionado ao site de um cybersquatter, que contém software malicioso.
  • Não abra emails suspeitos nem clique nos links contidos neles
    Se você receber emails que pareçam suspeitos, principalmente os que alegam ser associados a sites de mídia social, evite abri-los e resista à tentação de clicar nos links que ele contém. Em vez disso, visite o site informado na mensagem, assim você acessa diretamente as mensagens que ele apresenta.
  • Elimine as vulnerabilidades do seu sistema operacional e aplicativos
    Confira se o seu sistema operacional e todos os aplicativos executados no computador, incluindo navegadores e plug-ins, são atualizados com frequência. Isso ajuda a eliminar vulnerabilidades que poderiam ser exploradas por malware ao visitar o site de um cybersquatter.
  • Instale um software de segurança de Internet e o mantenha atualizado
    Uma solução antivírus eficiente, que inclua um firewall, pode ajudar a proteger seu computador por bloquear subdomínios maliciosos. Alguns softwares de segurança também avisam sobre os riscos, se acharem que você está prestes a acessar um domínio possivelmente malicioso. Para maximizar sua proteção, atualize regularmente seu software de segurança.

Outros artigos e links relacionados a malware e ameaças da Internet