Ir para o conteúdo principal

Um Guia Completo de Segurança Cibernética para Pequenas Empresas

Guia para pequenas empresas de segurança cibernética

46% de todos os ataques cibernéticos em 2024-25 foram direcionados a empresas menores, e a maioria dos afetados enfrenta o fechamento dentro de seis meses.

Essa estatística chocante destaca a importância da segurança cibernética para pequenas empresas em todo o mundo. No entanto, apesar do risco que o crime cibernético representa para sua viabilidade e existência, muitos não têm proteções suficientes em vigor - e, em alguns casos, nenhuma proteção.

A boa segurança cibernética para pequenas empresas não é apenas ter as soluções certas para manter as ameaças e os agentes mal-intencionados afastados. Trata-se também de proteger proativamente dados, sistemas, usuários e aplicativos; sobre garantir que os funcionários desempenhem seu papel em conduzir-se com segurança on-line; e sobre encontrar as rotas mais econômicas para uma boa segurança quando a segurança interna não for financeiramente viável.

Neste guia de segurança cibernética para pequenas empresas, abordaremos tudo o que você precisa saber: as maiores ameaças que você pode enfrentar, as melhores práticas de segurança para prevenção e as tecnologias que podem adicionar linhas de defesa vitais.

Quais são os maiores riscos de segurança cibernética para pequenas empresas?

As ameaças de segurança cibernética para organizações menores são muitas, e algumas são muito mais óbvias e conhecidas do que outras. Dado o fato de que apenas um ataque bem-sucedido pode causar danos duradouros ou até mesmo irreparáveis a um SME, é vital estar ciente de todos eles para que as ações defensivas apropriadas possam ser tomadas:

Malware

Malware e vírus são provavelmente as ameaças mais óbvias que vêm à mente para pequenas empresas. Anexos de e-mail maliciosos, como PDFs , links da Web e downloads - que geralmente são disfarçados para parecer legítimos - contêm código que pode ser usado para bloquear o acesso a redes, apreender dados ou até mesmo destruir dados completamente.

Ransomware

Os ataques de ransomware cresceram rapidamente nos últimos anos, principalmente devido ao aumento da inteligência artificial (IA) , e podem causar grandes interrupções em pequenas empresas que não necessariamente terão a resiliência para manter as operações nesse meio tempo. Nesses ataques, os hackers roubam ou criptografam dados vitais da empresa e exigem o pagamento da empresa para restaurar o acesso a eles (sem qualquer garantia de que restaurarão o acesso mesmo se o resgate for pago).

Phishing

Os ataques de phishing envolvem cibercriminosos se passando por uma parte legítima e entrando em contato com a vítima, geralmente com um e-mail de aparência convincente. Os e-mails de phishing incentivarão a vítima a abrir um link ou baixar um arquivo, a partir do qual os hackers poderão obter acesso a informações e credenciais confidenciais. As pequenas empresas estão especialmente em risco de solicitações de pagamento e faturas falsas.

Roubo de dados através do comprometimento de senha

Muitas organizações ainda têm seus sistemas violados com muita facilidade porque um hacker oportunista conseguiu adivinhar uma senha. Isso pode ocorrer simplesmente por tentativa e erro, ou usando o malware 'spray de senha', que tenta senhas comuns em um grande número de contas de uma só vez. Este é particularmente o caso quando senhas muito simples são usadas e quando elas não são atualizadas regularmente.

Software desatualizado e sem patches

Depois que um aplicativo de negócios é lançado, os cibercriminosos podem começar a procurar vulnerabilidades que podem ser exploradas e, com o tempo, têm uma chance maior de encontrar uma. É por isso que os desenvolvedores regularmente lançam atualizações que corrigem e eliminam essas vulnerabilidades, mas muitas empresas menores esquecem de instalá-las.

Trabalho remoto e uso de dispositivos pessoais

Com mais funcionários trabalhando em casa o tempo todo, as atividades de negócios geralmente são realizadas através de conexões de Internet domésticas com níveis mais baixos de segurança - ou pior ainda, Wi-Fi público não seguro . Esses riscos são amplificados em uma configuração 'Traga seu próprio dispositivo', onde os funcionários usam dispositivos pessoais para uso comercial, o que significa que qualquer malware obtido por meio de atividades não comerciais pode comprometer os dados comerciais.

Ameaças internas

Embora a maioria dos funcionários tenha intenções honrosas, sempre há o risco de ataques internos. As ameaças internas que aproveitam o acesso a sistemas e aplicativos confidenciais podem causar grandes danos e pode levar algum tempo até que o problema seja conhecido. Uma causa comum é que os funcionários têm níveis de acesso maiores do que o necessário para que eles executem seu trabalho

Cibersegurança mais forte para pequenas empresas

Garanta comunicações seguras e proteção avançada contra ameaças para proteger contra ataques da cadeia de suprimentos

Experimente o Small Office Security gratuitamente

Melhores práticas de segurança para pequenas empresas

Tecnologia tem um papel essencial a desempenhar no suporte à segurança cibernética de pequenas empresas (e abordaremos essas tecnologias em detalhes mais adiante). Mas isso é apenas parte da história, porque há várias ações que uma empresa e os funcionários individualmente devem executar para reduzir o risco de uma violação e minimizar o impacto de uma violação. Com base em nossa experiência, recomendamos o seguinte:

Backup de dados regular

Se o backup dos dados for feito regularmente, uma empresa poderá recorrer a eles com o mínimo de interrupção no caso de um ataque de malware ou ransomware. Os backups devem ser mantidos separados dos dispositivos usados no dia-a-dia, agendados por um tempo definido (de preferência uma vez por semana, mas potencialmente com mais frequência para dados críticos para os negócios) e armazenados em um ambiente seguro.

Armazenar dados e aplicativos com segurança na nuvem

Conectadas ao ponto anterior, as soluções de armazenamento em nuvem oferecem uma combinação vencedora de flexibilidade, segurança e economia quando se trata de manter todos os dados de negócios seguros. A segurança líder na nuvem pode garantir que os funcionários devidamente credenciados possam acessar os dados de qualquer lugar; as taxas também podem aumentar ou diminuir de acordo com os requisitos de negócios.

Desenvolvendo um plano de resposta e recuperação

Quanto mais rápido uma pequena empresa puder voltar a funcionar após um incidente de segurança, menor será o impacto operacional, legal, financeiro e reputacional. Um agendamento de backup regular é uma parte de um plano de recuperação abrangente que também deve detalhar como os funcionários devem trabalhar em vez de uma vez que uma violação tenha sido identificada em uma área específica.

Atualizar sistemas e aplicativos

Assim como um agendamento de backup deve ser planejado, uma abordagem semelhante também deve ser aplicada à atualização de sistemas e aplicativos, para que os patches e as medidas de segurança mais recentes sejam implementados na primeira oportunidade. Essa também é uma boa chance de remover qualquer aplicativo que não seja mais necessário, o que também pode gerar economia de custos em taxas de licenciamento.

Maximizando a proteção em dispositivos móveis

Com smartphones e tablets tão essenciais para muitas pequenas empresas, mantê-los o mais seguros possível deve ser uma prioridade. Entre elas:

  • Ativar a proteção por senha
  • Assegurar que os dispositivos possam ser rastreados ou apagados em caso de perda ou roubo
  • Evitar conectar-se a uma rede Wi-Fi pública

Manter senhas fortes e alterá-las regularmente

A boa prática de senha é vital, para que qualquer credencial que caia em mãos erradas tenha menos probabilidade de ainda ser usada. As senhas devem ser alteradas pelo menos a cada três meses, senhas fáceis de adivinhar devem ser evitadas e as mesmas senhas não devem ser usadas em várias plataformas. A autenticação multifator (MFA) pode adicionar uma camada adicional de proteção nesta área

Revisar e ajustar o controle de acesso

O nível de acesso necessário de cada funcionário flutuará para cima e para baixo o tempo todo, quer ele tenha mudado para uma nova função de trabalho, responsabilidades, ou estão trabalhando em novas linhas de negócios. A revisão dos níveis de acesso regularmente e a remoção de tudo o que não é mais necessário minimiza o risco de um ataque interno.

Auditoria e revisão de medidas de segurança

Assim como o controle de acesso, as demandas de segurança de uma empresa mudarão constantemente à medida que suas operações de negócios evoluem e à medida que o crime cibernético continua a se desenvolver. Uma boa auditoria das medidas de segurança e vulnerabilidades em potencial pode ajudar a detectar proativamente quaisquer problemas que precisem ser solucionados antes que um cibercriminoso os encontre primeiro.

Treinamento e educação de funcionários

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 95% dos problemas de segurança cibernética podem ser atribuídos a erro humano. Isso destaca a importância de garantir que todos os funcionários saibam como operar on-line com segurança e quão fácil pode ser ser enganado por um golpe de phishing ou anexo de e-mail fraudulento através do treinamento de segurança cibernética .

Quais ferramentas podem ajudar na segurança de pequenas empresas e na prevenção de ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos estão ficando cada vez maiores, mais organizados e mais avançados - especialmente agora que os cibercriminosos podem usar a IA para melhorar a velocidade e os detalhes no desenvolvimento de ameaças. Isso significa que somente as tecnologias mais recentes podem ajudar a proteger contra ameaças novas e emergentes, assim como as existentes. Uma boa pilha de tecnologia de segurança deve, portanto, incluir:

Filtragem de e-mail

Os sistemas de filtragem de e-mail são importantes para detectar qualquer e-mail fraudulento ou ataques de phishing, incluindo aqueles que parecem tão convincentes que até mesmo os funcionários mais conscientes da segurança podem facilmente entrar em conflito com eles. Esses filtros garantem que quaisquer e-mails perigosos ou indesejados nunca cheguem ao usuário final sem restringir as comunicações comerciais legítimas.

Gerenciamento de Acesso Privilegiado (PAM)

O PAM pode ajudar a tornar o controle de acesso uma atividade em tempo real e garantir que o equilíbrio perfeito entre produtividade e segurança seja sempre atingido com as credenciais. As atividades de cada usuário e dispositivo em uma rede podem ser controladas, para que o acesso necessário possa ser facilmente provisionado e o acesso desnecessário possa ser removido.

Registro e monitoramento da rede

O PAM funciona especialmente bem em conjunto com o registro e monitoramento da rede, que pode rastrear quem está fazendo o quê e onde a qualquer momento. Essas informações podem ser avaliadas em conjunto com os dados de controle de acesso, ajudando a identificar quaisquer casos de atividade desnecessária, não autorizada ou maliciosa.

Detecção e resposta nos endpoints (EDR)

Essa proteção pode se estender além de usuários e contas para os dispositivos que se conectam a uma rede. As soluções de EDR podem coletar detalhes sobre a natureza de um dispositivo, o que ele está fazendo em uma rede e o que foi feito no passado. Isso pode ser inestimável para detectar atividades suspeitas e, se ocorrer uma violação, investigar a origem do problema.

Detecção e gerenciamento de ameaças

As ferramentas de detecção de ameaças analisam e avaliam não apenas os dispositivos em uma rede, mas também o conteúdo da própria rede, para identificar casos de atividade incomum ou suspeita. Essas ferramentas podem alertar a equipe sobre possíveis problemas que precisam ser investigados ou isolá-los do restante da rede para que qualquer impacto seja reduzido ao mínimo.

Em resumo: soluções fáceis de segurança cibernética para pequenas empresas sem

Se você é proprietário de uma pequena empresa lendo isso, pensando que parece uma perspectiva assustadora que está além dos meios financeiros de sua organização, não se preocupe, você não está sozinho. De fato, muitas organizações maiores ainda lidam com os fundamentos da segurança cibernética, mesmo quando têm orçamento e recursos humanos para cuidar das coisas sozinhas.

Adotar uma solução de segurança abrangente projetada para pequenas empresas é o caminho mais prático e econômico a seguir.

Por exemplo, o Kaspersky Small Office Security está disponível como um serviço de assinatura mensal e tem um preço por usuário, para que as despesas desnecessárias sejam eliminadas. Ele reúne vários recursos e funções de segurança diferentes, incluindo gerenciamento de senhas, uma VPN premium, proteção contra malware e ransomware e muito mais. Além disso, ele pode ser implementado em computadores desktop, laptops, smartphones e tablets, o que significa que cada funcionário em sua empresa pode trabalhar com segurança, independentemente do que estiver fazendo, onde e quando estiver fazendo isso.

Artigos relacionados:

Produtos relacionados:

Um Guia Completo de Segurança Cibernética para Pequenas Empresas

As PMEs enfrentam riscos significativos de ataques cibernéticos. Saiba mais sobre as principais ameaças, práticas recomendadas de segurança essenciais e ferramentas de defesa.
Kaspersky logo

Artigos relacionados