content/pt-br/images/repository/isc/2021/how-to-stop-spam-texts-1.jpg

Poucos de nós escapam do incômodo de receber SMS de spam. Elas não só são SMS indesejadas extremamente irritantes como, em muitos casos, são um golpe. Este guia explica como você pode lutar contra e reduzir a quantidade de SMS de spam e de phishing que recebe.

O que são SMS de spam?

Spam refere-se a mensagens não solicitadas e indesejadas. Normalmente, as SMS de spam não vêm de outro telefone. Elas se originam principalmente de um computador e são enviadas para o seu telefone por meio de um endereço de e-mail ou uma conta de mensagens instantâneas. Como são enviadas via Internet, são baratas e fáceis de serem enviadas por golpistas. É um jogo de números para os golpistas – eles enviam mensagens em grandes quantidades, normalmente para números escolhidos aleatoriamente ou gerados automaticamente, e só precisam de algumas respostas para justificar seus esforços.

O que são robotexts?

Robotexts são um tipo de SMS de spam, porém são menos invasivos que as robocalls, pois são mais fáceis de ignorar. Mesmo assim, é irritante ouvir o som da notificação de uma SMS e verificar seu telefone e ver que é um spam. Pior que isso, SMS de spam e robotexts costumam ser o início de um golpe, em que os remetentes esperam obter informações pessoais sobre você para fins fraudulentos.

Essas SMS podem expor você a roubo de identidade e aumentar o risco de você acidentalmente baixar malware no seu telefone. Elas também podem causar cobranças indesejadas em sua conta de telefone se a sua operadora de Internet sem fio cobrar você pelo recebimento de SMS.

Exemplos de SMS de spam

Nem todas as SMS são golpes, mas normalmente sim. Os golpistas usam várias histórias para tentar enganar você.

Entre os exemplos mais comuns, incluem-se:

  • Você ganhou um prêmio, um cartão-presente ou um cupom que precisa resgatar.
  • Você recebeu uma oferta de um cartão de crédito com juros baixos ou sem juros.
  • Você foi cobrado indevidamente e tem um reembolso a receber, possivelmente de uma agência governamental, como a Receita Federal.
  • Sua conta foi desativada para sua proteção e você precisa tomar algumas atitudes para reativá-la.
  • Você pode obter ajuda para pagar sua dívida estudantil.
  • Há informações negativas no seu relatório de crédito que você pode remover mediante pagamento de uma taxa.
  • Foi observada atividade suspeita na sua conta, e é necessário que você tome uma atitude.
  • Há um problema com suas informações de pagamento e você precisa tomar uma atitude.
  • Há uma notificação sobre um pacote de entrega, talvez pedindo que você redefina um horário de entrega ou pague uma taxa para recebê-lo.
  • Você recebeu uma notificação sobre uma compra ou transação e deve responder se a realizou ou não.
  • Mensagens do tipo "Fique rico rápido" ou "Seja seu próprio chefe".

Mensagens de texto falsas normalmente tentam criar um senso de urgência. Alegam, por exemplo, que "é necessário uma ação urgente" ou "você só tem dois dias para responder".

Normalmente, para você resgatar o presente ou aproveitar a oferta, as mensagens pedem que você divulgue algumas informações pessoais, como detalhes bancários ou do seu cartão ou número do CPF. Ou podem pedir que você clique em um link para saber mais sobre o problema. O link leva você para um site falso no qual, se você fizer login, os golpistas podem roubar suas credenciais.

Outro spam de SMS pode instalar malware no telefone, que rouba suas informações pessoais sem que você perceba.

Como você pode saber se uma SMS é um golpe?

Os golpistas estão cada vez mais sofisticados ao fazer as SMS de golpe parecerem autênticas e normalmente usam tecnologia de mascaramento de identidade para alterar o nome exibido como ID do autor da chamada. Isso é conhecido como spoofing de número. Dito isso, se você está imaginando como saber se uma mensagem é um golpe, preste atenção em alguns destes sinais:

  • Contato inesperado. Pense sobre como uma organização normalmente entra em contato com você. Se não for através de uma mensagem de texto, entre em contato diretamente para saber se é legítimo. Lembre-se de que organizações genuínas não entram em contato com você do nada, pedindo que você divulgue informações pessoais ou financeiras via SMS.
  • Erros ortográficos e gramaticais. Se uma mensagem não parece profissional, é sinal de que provavelmente é um golpe. Organizações legítimas raramente cometem erros ortográficos e gramaticais graves em comunicações com o cliente.
  • A mensagem é relevante para você? Por exemplo, se ela informa sobre a entrega de uma encomenda, você pediu ou está esperando algo? Se ela informa sobre um prêmio, você entrou em uma competição? Se é sobre um cartão-presente, ela é de algum lugar de onde você já comprou?

A regra de ouro é que, se algo parece muito bom para ser verdade, provavelmente é golpe, on-line ou não.

Por que estou recebendo SMS de spam?

Há várias maneiras de os golpistas obterem o número do seu celular para enviar SMS de spam e anúncios de vendas:

  • Eles podem usar tecnologia para gerar números automaticamente, então, mesmo se você tiver um número novo, ainda pode receber robocalls e robotexts.
  • Os sites de redes sociais vendem os seus dados. Plataformas de redes sociais populares e conhecidas mantêm um registro da sua atividade on-line e passam as informações para seus anunciantes. Se você divulgou seu número de telefone em redes sociais, há uma grande chance de que ele exista em vários bancos de dados de marketing.
  • Há vários motivos pelos quais as pessoas divulgam seus números de telefone on-line: preenchendo formulários on-line, entrando em competições ou em programas de fidelidade e assim por diante. Sempre que você divulga o número do seu celular na Internet, existe a possibilidade de ele cair nas mãos erradas.
  • Nos EUA, você pode ter ligado para um número 800, 888 ou 900. Quando você liga para números de telefone com esses prefixos, o número do seu telefone celular é coletado por um sistema de Identificação automática de número (ANI). Além de identificar e armazenar seu número, o sistema ANI pode combiná-lo com outros dados digitais associados a você.

Além disso, se você já respondeu a uma SMS de spam, mesmo acidentalmente, seu número de telefone provavelmente foi marcado como válido e pode ter sido vendido para outros golpistas, aumentando suas chances de receber mais SMS indesejadas e de spam.

SMS de spam

O que fazer se receber uma SMS de spam

  1. Nunca responda

Assim como qualquer SMS de spam, você nunca deve respondê-las. Ao fazer isso, você confirma aos golpistas que é uma pessoa real e um alvo em potencial. Às vezes, os golpistas tentam enganar você pedindo que responda dizendo "envie PARAR para ser removido da nossa lista" ou algo semelhante. Não se deixe enganar por isso. Se você responder, pode esperar mais SMS e ligações de spam. É melhor você não responder de jeito nenhum.

  1. Não clique em nenhum link

Clicar em um link de uma SMS pode levar você para um site falso explicitamente criado para roubar seu dinheiro ou informações pessoais. Em alguns casos, o site pode infectar seu telefone com malware, que pode espionar você e diminuir o desempenho do aparelho, ocupando espaço na memória dele.

  1. Não divulgue nenhuma informação pessoal

Lembre-se de que organizações legítimas como bancos e agências governamentais não pedem informações pessoais ou financeiras através de SMS não solicitadas. Por isso, guarde seus dados pessoais com cuidado e tenha precaução ao divulgá-los na Internet. Cuidado com qualquer SMS que lhe peça para "atualizar" ou "verificar" informações da conta.

  1. Visite o site da organização diretamente

Se não estiver seguro se uma SMS é real ou não, a melhor maneira de fazer isso é entrar em contato diretamente com a organização relevante. Você pode buscar o site através de um mecanismo de busca e, em seguida, clicar na página de resultados do mecanismo de busca, ou pode digitar a URL diretamente na barra de endereços. Ou você pode procurar o número de telefone da empresa e ligar para conferir.

  1. Denuncie o golpista

No Reino Unido, você pode denunciar SMS de spam ou robotexts para a operadora do seu celular encaminhando a SMS indesejada para 7726 (SPAM no teclado alfanumérico). Certifique-se de que o número original é mostrado. Esse método de denúncia funciona para provedores de rede primários. Você deve receber uma resposta automática agradecendo pela denúncia e dando mais instruções, se necessário. Você não será cobrado por enviar SMS para 7726.

Você também pode denunciar SMS de spam no aplicativo de mensagens que utiliza. Procure a opção para denunciar mensagens indesejadas ou de spam:

  1. Registre uma reclamação

É ilegal enviar mensagens comerciais não solicitadas a usuários sem seu consentimento. O procedimento preciso para reclamações varia de acordo com a jurisdição. Por exemplo:

O que fazer se for vítima de uma SMS de golpe ou phishing

Se você acha que pode ter passado informações pessoais ou financeiras a um golpista via SMS de spam:

  • Entre em contato com a instituição bancária ou financeira imediatamente para alertá-la.
  • Mude todos os seus nomes de usuário e senhas de todas as suas contas.
  • Denuncie a fraude ao seu provedor de serviços telefônicos, que pode ter outros clientes passando pela mesma situação e pode tomar atitudes se vir que seus clientes estão recebendo SMS de spam semelhantes.
  • Se houver perda financeira, acione a justiça.

Como evitar sms de spam

Duas maneiras simples de evitar SMS de spam são bloquear os números e usar filtros de spam no seu dispositivo móvel.

Bloquear números

Bloquear números é fácil, embora instruções precisas possam variar de acordo com o fabricante, o modelo e o sistema operacional do seu dispositivo móvel. Lembre-se de que os golpistas podem tentar enviar vários SMS de números aparentemente diferentes, através de spoofing de números, que tornam mais trabalhoso o processo de bloquear manualmente.

Como bloquear SMS no iPhone:

  • Abra a SMS do número que você deseja bloquear e toque no número do remetente.
  • Clique no ícone informações (i).
  • Na tela Detalhes, clique no número do telefone, escolha Bloquear este número e em Bloquear contato.

Como bloquear SMS no Android:

  • Em um Android, abra o aplicativo do seu telefone e toque no ícone de três pontos no canto superior direito e escolha "Configurações".
  • Toque em "Bloquear números".
  • Você verá várias opções, incluindo números desconhecidos, chamadas recentes ou da sua lista de contatos.
  • Escolha ou insira manualmente um número que você deseja bloquear.

Filtrar remetentes desconhecidos

Outra maneira de ajudar a reduzir SMS de spam ou robotexts é usar filtros de spam no seu dispositivo móvel.

Filtrar SMS de spam no iPhone:

  • Vá para o aplicativo de Configurações e toque em "Mensagens".
  • Role até encontrar "Filtrar remetentes desconhecidos".
  • Ative essa opção, arrastando o botão para a direita. Todas as SMS de números que não estão na sua lista de contatos serão filtradas para a guia "Remetentes desconhecidos" em "Filtros".

Filtrar SMS de spam no Android:

  • Vá para o aplicativo Mensagens e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
  • Toque em "Configurações" –> "Proteção contra spam".
  • Role até encontrar "Ativar a proteção contra spam".
  • Ative essa opção, arrastando o botão para a direita.

Dicas: como se proteger de SMS de spam

Não divulgue seu número de telefone on-line, a menos que seja essencial

Normalmente, formulários on-line pedem nosso número de telefone, mas lembre-se de que os detalhes que você envia podem normalmente acabar em listas ou bancos de dados de marketing. A menos que seja essencial ou obrigatório, evite fornecer o seu número para ajudar a reduzir a quantidade de SMS e ligações indesejadas.

Não publique o número do seu telefone celular

Por exemplo, evite divulgar o seu número de telefone celular em perfis de redes sociais, como Facebook, Twitter ou outros.

Fique de olho na sua conta de telefone

Confira a sua conta de telefone regularmente. Se você perceber qualquer cobrança que não pareça correta, entre em contato com sua operadora para verificar se está recebendo ou enviando sem saber SMS de spam a partir do seu telefone.

Verifique se a sua operadora oferece bloqueio de chamadas

A maioria das grandes operadoras oferecem serviços de bloqueio de chamadas que lhe permitem bloquear chamadas de números de telefone durante determinado período. Vários aplicativos de terceiros podem bloquear SMS de spam, incluindo Nomorobo, Robokiller, Truecaller, TrapCall e outros. Lembre-se, porém, de que o uso desses aplicativos envolve o compartilhamento dos seus dados com eles.

Coloque o seu número em um registro de bloqueio de chamadas

Os esquemas são diferentes de país para país, mas, nos EUA, a Federal Trade Commission gerencia um Registro nacional de bloqueio de chamadas. Ele permite que os usuários optem por não receber SMS indesejadas e chamadas de marketing. No entanto, observe que os golpistas reais não respeitam esse registro, por isso continuam enviando SMS de golpes.

Use proteção antivírus para telefones

Muitas das nossas informações estão armazenadas em smartphones e tablets, então é aconselhável usar segurança de dispositivos móveis para protegê-los. O Kaspersky Internet Security for Android e o Kaspersky Security Cloud (que podem ser usados em dispositivos iOS) bloqueiam aplicativos, sites e arquivos suspeitos e impedem que spyware monitore chamadas e SMS. Eles também usam aprendizado de máquina para se manterem a par das ameaças emergentes.

SMS de spam e mensagens indesejadas são um incômodo real e normalmente são o início de um golpe. Como sempre, uma combinação de conscientização e prática de boa higiene de segurança virtual é a chave para permanecer seguro.

Artigos relacionados:

O que são SMS de spam e como se livrar delas

SMS de spam são irritantes e podem ser um golpe. Saiba como denunciar SMS de spam e como bloquear SMS no iPhone e Android.
Kaspersky Logo