content/pt-br/images/repository/isc/2021/messaging_app_image1_710x400px_300dpi.jpg

Os aplicativos de mensagens oferecem uma forma fácil de manter contato com amigos, familiares e colegas de trabalho. No entanto, ao utilizá-los, é essencial estar atento à privacidade e segurança online.

A principal preocupação de segurança dos aplicativos de mensagens é a medida em que terceiros podem potencialmente ler mensagens privadas, as empresas por trás dos aplicativos, ou mesmo os governos que recolhem dados sobre os seus cidadãos. Ao avaliar a segurança do aplicativo de mensagens, as principais considerações incluem:

1. Criptografia de ponta a ponta

O aplicativo tem criptografia de ponta a ponta (E2E)? A criptografia de ponta a ponta codifica suas mensagens de bate-papo privadas, e apenas o remetente e o receptor das mensagens têm as "chaves" para lê-las.

2. Código fonte aberto

Ele usa código aberto? Código fonte aberto significa que o aplicativo está aberto à responsabilidade externa e auditoria por especialistas, o que pode ser uma forma útil de chamar a atenção para quaisquer fraquezas ou vulnerabilidades no código.

3. Mensagens autodestrutivas

As mensagens de autodestruição ou de desaparecimento são eliminadas após um período de tempo definido, dependendo das configurações escolhidas.

4. Uso de dados

Embora muitos aplicativos de mensagens seguras utilizem criptografia de ponta a ponta, eles ainda podem coletar dados sobre você, chamados metadados. Isso inclui informações como com quem você fala, por quanto tempo, em qual dispositivo, seu endereço IPe número de telefone.

Quais são os aplicativos de mensagens mais seguras?

Há muitos aplicativos de mensagens disponíveis agora. No entanto, alguns têm provado ser mais seguros do que outros. Damos uma olhada em algumas das opções mais populares por aí para ver – qual aplicativo de mensagens irá manter seus dados seguros e quais aplicativos de mensagens têm segurança fraca.

(NOTA: a lista abaixo não está em ordem de prioridade ou endosso)

Signal

O que é Signal?

Signal é um serviço de mensagens criptografadas multiplataforma dedicado a chamadas de voz criptografadas de ponta a ponta e mensagens de texto criptografadas. É considerado uma dos aplicativos de mensagens mais seguros do mercado.

O aplicativo de mensagens Signal é gratuito e disponível tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. Existe também uma versão desktop para Windows, Mac e Linux. Para aderir, tudo o que precisa é de um número de telefone.

A experiência do usuário é semelhante à de outros aplicativos de bate-papo populares, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Os recursos incluem mensagens entre duas pessoas, mensagens em grupo, adesivos, fotos, transferências de arquivos, voz e chamadas de vídeo.

Signal existe desde 2013, mas aumentou rapidamente em popularidade em 2020 e 2021.

Quão seguro é o Signal?

  • O Signal não é propriedade de uma empresa Big Tech – é um projeto de código aberto apoiado por subsídios e doações. Isto significa que não há anúncios, afiliados ou rastreamento secreto.
  • As conversas por meio do Signal são criptografadas de ponta a ponta. Isto significa que somente as pessoas na conversa podem vê-las, e ninguém mais (nem mesmo os donos do Signal).
  • Outros aplicativos de mensagens oferecem criptografia de ponta a ponta como uma opção, mas no Signal é padrão.
  • O Signal oferece mensagens autodestrutivas, desaparecendo – ou seja, mensagens que são automaticamente removidas após um tempo definido.
  • O Signal tenta não recolher demasiados dados sobre os seus usuários. Tudo no seu aplicativo de mensagens Signal, incluindo mensagens, imagens e arquivos, é armazenado localmente no seu telefone.
  • Outros aplicativos utilizam o protocolo de mensagens do Signal para os seus modos mais seguros, incluindo o WhatsApp e o Wire.

Telegrama

O que é Telegrama?

Fundado pelo empresário russo Pavel Durov, Telegram é um serviço de mensagens multiplataforma que foi lançado no iOS e Android pela primeira vez em 2013. A funcionalidade central do Telegrama é a mesma da maioria dos outros aplicativos de mensagens: você pode enviar mensagens para outros usuários do Telegrama, criar conversas em grupo, ligar para contatos e enviar arquivos e adesivos.

Quão seguro é o Telegrama?

  • O telegrama também usa criptografia de ponta a ponta. A criptografia de telegrama impede que qualquer pessoa fora de uma conversa de dois sentidos – seja uma empresa, o governo, hackers, ou outra pessoa – veja o que foi enviado.
  • No entanto, o Telegrama só utiliza esta criptografia em ligações e na funcionalidade de "conversas secretas", não em conversas regulares. Esses são criptografados apenas de cliente para servidor. Pelo contrário, o WhatsApp, que por vezes é retratado como menos seguro, tem utilizado encriptação de ponta a ponta em mensagens, chamadas de áudio e vídeo desde 2016.
  • A razão para isto é o melhor uso da nuvem por parte do Telegrama. Essencialmente, armazena todas as suas mensagens e fotos em um servidor seguro. Isto significa que você pode acessá-las partir de qualquer dispositivo conectado, tornando o Telegram mais amigável para múltiplas plataformas do que outros aplicativos de bate-papo como o WhatsApp.

· Vender os seus dados não está no centro do modelo de negócio do Telegrama – uma vantagem para a segurança do Telegrama.

  • Há uma opção para autodestruir mensagens, arquivos, fotos e vídeos em um determinado período de tempo após terem sido enviados e recebidos. Depois que uma mensagem é recebida, ela permanece no bate-papo por um período definido – você pode selecionar períodos entre um segundo e uma semana – e depois desaparece.
  • O telegrama desafiou os hackers a tentarem quebrar a criptografia e decifrar as mensagens, oferecendo uma recompensa de 300.000 dólarespara quem o pudesse fazer. O concurso terminou sem ninguém ganhar a recompensa, mas o Telegrama tem um programa de recompensa de bugs que permanece aberto, encorajando os pesquisadores de segurança a submeter qualquer problema de segurança nos aplicativos ou protocolo do Telegrama. Os envios que resultam numa mudança no final do Telegrama podem ganhar quantias que vão de $500 a $100.000. Concursos e programas como este ajudam a garantir que quaisquer potenciais vulnerabilidades serão encontradas e corrigidas.
  • Depois de sua conta estar inativa por um certo tempo (sendo seis meses o padrão), sua conta se autodestruirá automaticamente, limpando completamente suas mensagens e mídia.
Aplicação de mensagens criptografadas

Fio

O que é Fio?

Lançado em 2014, o Wire se promove como um aplicativo seguro de mensagens. A empresa por trás da Wire está sediada na Suíça, considerada uma das melhores jurisdições do mundo para qualquer tipo de serviço online seguro ou aplicativo de bate-papo seguro. O fio pode ser usado no Android, iOS, macOS, Windows e em navegadores populares.

Quão seguro é o Wire?

  • O Wire também fornece criptografia de ponta a ponta. A criptografia do fio funciona de forma transparente em segundo plano e não precisa ser ativada porque está sempre ligada.
  • O Wire não vende análises ou uso de dados a terceiros.
  • Assim como o Signal, o Wire é de código aberto, o que significa que seu código fonte está disponível para que os usuários possam inspecionar, verificar e melhorar (neste caso, através do GitHub).
  • Os especialistas externos auditaram publicamente o Wire, portanto, se você não tiver tempo ou experiência para ver o código fonte deles, você pode ler os resultados publicados online.
  • Você só precisa se registrar com um endereço de e-mail, e não com um número de telefone.
  • O aplicativo é totalmente compatível com o GDPR.

WhatsApp

O que é o WhatsApp?

Com uma estimativa de 1,5 mil milhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp provavelmente não precisa de apresentações. Foi um dos primeiros aplicativos de bate-papo a habilitar a criptografia de ponta a ponta para uma comunicação mais segura. O WhatsApp pertence ao Facebook, uma associação que questiona as suas credenciais de privacidade.

Quão seguro é o WhatsApp?

  • A criptografia do WhatsApp é estabelecida e os usuários são explicitamente avisados quando a criptografia de ponta a ponta não é aplicada a um determinado bate-papo.
  • O WhatsApp não armazena mensagens em seus servidores, por isso se os criminosos cibernéticos invadissem a plataforma, não conseguiriam decifrar nenhuma das mensagens.
  • Além disso, o WhatsApp não tem a chave para ver as mensagens criptografadas. Por predefinição, o WhatsApp armazena mensagens de forma que permite que o iOS ou o Android efetuem o backup das mesmas para a nuvem.
  • O WhatsApp oferece uma verificação em duas etapas que lhe permite adicionar mais segurança à sua conta, definindo um PIN necessário para verificar o seu número de telefone em qualquer dispositivo.
  • O WhatsApp é propriedade do Facebook, que por vezes é visto como um inconveniente para a privacidade. O WhatsApp recebe informações de outras empresas do Facebook e partilha informações com elas. Isto significa que os dados são compartilhados com os anunciantes, que os utilizam para atingir os consumidores.

Threema

O que é Threema?

O Threema é um aplicativo de mensagens criptografadas de ponta a ponta. Ao contrário de muitos outros, Threema não requer que você digite um endereço de e-mail ou número de telefone para abrir uma conta, o que proporciona aos usuários um nível muito alto de anonimato. Os recursos incluem mensagens de texto e voz, chamadas de voz e vídeo, grupos e listas de distribuição. Threema não é grátis – os usuários pagam por ele. A empresa por trás da Threema está sediada na Suíça.

Quão seguro é o Threema?

  • O princípio chave doThreemaé a contenção nos metadados. Para garantir que nenhum dado seja mal utilizado, os servidores da Threema apagam permanentemente uma mensagem após a sua entrega ao destinatário.
  • A informação normalmente gerida num servidor é gerida localmente no dispositivo do usuário, o que significa que qualquer conversa é protegida contra escuta.
  • Como resultado, não há falhas nas conexões descriptografadas, então ninguém mais, exceto o destinatário pretendido, pode ler uma mensagem de Threema.
  • Threema é de código aberto, para que os usuários possam verificar independentemente a extensão da criptografia.
  • No entanto, o aplicativo não suporta autenticação de dois fatores.

Wickr Me

O que é Wickr Me?

Wickr foi fundada em 2012 por um grupo de especialistas em segurança e defensores da privacidade. É uma das únicos aplicativos de mensagens seguras que podem ser utilizadas de forma verdadeiramente anônima. Tem diferentes aplicativos dirigidas a vários grupos de usuários – Wickr Me, Wickr Pro, Wickr RAM, e Wickr Enterprise. Wickr Me é dirigido a usuários pessoais.

Wickr Me não requer um endereço de e-mail ou número de telefone no momento do registo, garantindo que os dados do usuário não são recolhidos e, portanto, o aplicativo não tem acesso aos mesmos. Wickr pode ser uma ferramenta de colaboração em vez de apenas um aplicativo de mensagens, pois há a capacidade de compartilhar telas, locais e status online.

Quão seguro é o Wickr Me?

  • O aplicativo usa criptografia de ponta a ponta em todas as mensagens e arquivos, incluindo imagens e vídeos. Isso garante que terceiros não possam acessar os dados, pois eles são transferidos de um dispositivo para outro.
  • Todas as comunicações no Wickr são criptografadas localmente em cada dispositivo com uma nova chave gerada para cada nova mensagem, o que significa que apenas os usuários do Wickr têm as chaves para decifrar o seu conteúdo. Além de criptografar dados e conversas de usuários, o Wickr remove metadados de todos os conteúdos transmitidos através da rede.
  • A criptografia é ativada por padrão e os relatórios de transparência estão disponíveis para qualquer pessoa que use o Wickr.
  • O aplicativo suporta autenticação de dois fatores.
  • O Wickr não registra endereços IP ou outros metadados.
  • O aplicativo é de código aberto e permite a auto-destruição de mensagens.
  • O Wickr oferece uma funcionalidade que permite aos usuários detectar capturas de tela. Isto significa que você receberá uma notificação se alguém tirar uma foto de tela de uma mensagem enviada por você. 

Viber

O que é Viber?

Viber é um aplicativo de software de voz sobre IP e mensagens instantâneas entre plataformas, operado pela multinacional japonesa Ratuken. O aplicativo é gratuito para download e permite aos usuários fazer chamadas gratuitas, enviar textos, imagens e mensagens de vídeo para outros usuários da Viber. Você pode usar o Viber para criar bate-papos em grupo com até 250 pessoas e fazer chamadas em grupo com até 20 pessoas ao mesmo tempo.

Quão seguro é o Viber?

  • Desde que os usuários selecionem o método de compartilhamento correto, a Viber oferece bate-papos criptografados de voz e vídeo em dispositivos móveis e nos principais sistemas operacionais de desktop.
  • Anteriormente apenas as comunicações um-a-um eram protegidas, mas agora as conversas de grupo são protegidas por criptografia de ponta a ponta.
  • Dentro da Viber, cada bate-papo é codificado por cores com base no seu nível de criptografia:
  • Verde significa que o bate-papo é criptografado, e então o contato com o qual você está conectado é confiável.
  • Cinza significa que o bate-papo está criptografado, mas o contato não foi marcado como sendo de confiança.
  • Vermelho significa que há um problema para autenticar o contato.

Poeira

O que é a Poeira?

Dust, anteriormente conhecido como Cyber Dust, é um aplicativo privado de mensagens que utiliza criptografia de ponta a ponta para uma comunicação segura. De acordo com seu site, "Você pode apagar suas mensagens dos telefones de outras pessoas. Nenhuma mensagem é armazenada permanentemente em telefones ou servidores. As mensagens são fortemente criptografadas e não são acessíveis a ninguém, nem mesmo a nós"

Quão seguro é o Dust?

  • Você pode enviar mensagens privadas chamadas "Pó" para seus contatos. Você pode definir as mensagens para autodestruição dentro de 24 horas ou logo após serem lidas.
  • Você também pode enviar "Blasts", que são mensagens enviadas a um grupo de pessoas, mas lidas em privado.
  • O Dust também está configurado para não exibir nomes de usuários em mensagens e informa se uma captura de tela é tirada de dentro do aplicativo.
  • Além do mensageiro seguro, o Dust também tem um recurso de privacidade e uma ferramenta de busca furtiva para manter a privacidade durante a busca na web.

iMessage

O que é iMessage?

iMessage é um serviço de mensagens instantâneas desenvolvido pela Apple e lançado em 2011. O iMessage funciona exclusivamente nas plataformas Apple: iOS, macOS, iPadOS e watchOS.

Quão seguro é o iMessage?

  • iMessage oferece criptografia de ponta a ponta entre os usuários.
  • Um potencial problema de segurança é a opção de fazer backup das suas iMessages para o iCloud. As mensagens armazenadas na nuvem são criptografadas por chaves controladas pela Apple, portanto, se o seu iCloud alguma vez fosse invadido, essas mensagens poderiam ser reveladas.
  • No entanto, a solução é evitar o armazenamento de mensagens privadas em plataformas baseadas na web como o iCloud para medidas de segurança reforçadas.
  • iMessage permite que os usuários controlem por quanto tempo cada foto, vídeo ou mensagem vai aparecer antes de desaparecer. Você também pode escolher quantas vezes o destinatário pode ver a mensagem. No entanto, a funcionalidade só está disponível com o iOS 10 e posteriores. 

Linha

O que é Line?

Line é um aplicativo de bate-papo gratuito e seguro criado na sequência do Tsunami japonês de 2011. Como resultado do desastre, muitos canais normais de comunicação tinham sido quebrados, e o aplicativo Line foi desenvolvida pela empresa de internet Naver para o seu pessoal como um meio de comunicação baseado na internet.

A Naver abriu o aplicativo ao público no Japão no final daquele ano, onde se tornou incrivelmente popular antes de ganhar tração através da Ásia.

Quão segura é o Line?

  • O Line oferece criptografia de ponta a ponta, desde que os usuários optem por este recurso – o aplicativo o chama de "Vedação de carta".
  • Você pode se registrar no aplicativo usando o seu número de telefone ou o login no Facebook.

Isso garante que você use um aplicativo de bate-papo seguro para se comunicar com outros e o protege de participantes maliciosos que tentam roubar seus dados. Diferentes aplicativos têm diferentes caraterísticas e funcionalidades de segurança, por isso a escolha de qual delas usar dependerá das caraterísticas mais importantes para si.

Dicas sobre como proteger a segurança da suo aplicativo de mensagens

Além da segurança dos próprios aplicativos, as dicas para ficar seguro on-line ao enviar mensagens a outros incluem:

1. Tenha cuidado ao usar via Wi-Fi público

OWi-Fi público é inestimável, mas pode colocar problemas de segurança. Como as redes públicas tendem a ser usadas por muitas pessoas, elas podem ser alvos privilegiados para os hackers. Hackers podem facilmente farejar dados como fotos, mensagens, senhas, nomes de usuários e informações bancárias enviadas via Wi-Fi. A utilização de uma VPN pode ajudá-lo a proteger-se contra qualquer falha de segurança.

2. Evite enviar informações privadas em aplicativos de bate-papo ou através de mensagens de texto

Evite dar senhas, informações de cartão de crédito ou outros dados privados através de mensagens. Tenha cuidado ao revelar qualquer informação pessoal a um estranho que encontre através de mensagens instantâneas. Mesmo informações aparentemente inocentes, como o nome do seu empregador, podem ser usadas contra você por fraudadores.

3. Cuidado ao clicar em links durante um bate-papo ou em mensagens de texto

Nunca clique nos links que você recebe através de mensagens instantâneas de pessoas que você não conhece e não confia e nunca conheceu na vida real para evitar cair vítima de um esquema de phishing.

4. Proteja o seu telefone com software de segurança

Além de proteger o seu dispositivo com uma senha ou PIN, certifique-se de que está protegido com um software de segurança. Por exemplo, o Kaspersky Internet Security for Android bloqueia aplicativos, sites e arquivos suspeitos e impede que spywares monitorem chamadas, textos e localização.

Artigos relacionados:

Segurança do aplicativo de mensagens: Quais são as melhores aplicativos para privacidade?

Qual é o aplicativo de mensagens mais seguro? Quando se trata de segurança de aplicativos de mensagens, descubra as melhores opções, incluindo Signal, Telegrama, WhatsApp e outros.
Kaspersky Logo