content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-15.jpg

O principal objetivo do software antivírus é evitar infecções, mas ele também remove malware de computadores infectados. Um removedor de malware autônomo fornece um modo conveniente de localizar e remover malware de um computador ou dispositivo caso o produto instalado não consiga fazer isso. É fundamental considerar que o computador é um dos investimentos mais representativos de uma residência ou empresa e protegê-lo contra vírus.

Embora a execução de verificações antivírus seja importante para manter o computador seguro, os removedores de malware são absolutamente necessários, tanto para a melhor proteção dos computadores como para a segurança contra vírus e outros tipos de ameaças. Usar uma combinação de software antivírus e removedores de malware é a melhor proteção contra malware e outras ameaças.

Software antivírus ou removedor de malware - a principal diferença

O software antivírus trata da prevenção. Ele é usado para evitar que arquivos com vírus sejam baixados em seu computador. Também tenta impedir que o vírus seja ativado, caso seja baixado em seu computador, colocado na memória ou em um local semelhante a um arquivo. Se o arquivo com vírus não for baixado, não haverá problemas. E se o arquivo for baixado, mas sinalizado pelo software antivírus como malware, e sua ativação for impedida, o sistema não será danificado, embora o arquivo infectado ainda precise ser controlado e excluído.

Quando é necessário usar um removedor de malware

Digamos que um arquivo infectado seja baixado e executado, ativando o vírus. Em geral, isso ocorre acidentalmente, como ao clicar no link com um URL malicioso ou ao abrir um anexo de e-mail com um arquivo infectado por vírus.

Alguns softwares antivírus podem ter ferramentas rudimentares para a remoção de vírus ativos, mas os malwares modernos são aprimorados para se esconder no computador infectado, onde podem ser reiniciados posteriormente, e essas ferramentas simples podem não remover totalmente as infecções.

O removedor de malware oferece ferramentas que são utilizadas especificamente para eliminar o malware de um computador infectado, caso um vírus consiga passar de alguma forma pela verificação do software antivírus. Os malwares incluem vírus ativos, vírus contidos e malwares inativos que podem ficar ocultos e à espreita no computador infectado.

Softwares antivírus e removedores de malware oferecem segurança inteligente

Outras ferramentas de remoção de malware são necessárias, pois os malwares podem ficar escondidos e ressurgir, se propagar e reinfectar, mesmo após a sinalização e remoção do arquivo de vírus identificado por um programa antivírus.

Os malwares podem assumir diversas formas, como um arquivo, um arquivo oculto ou um arquivo parcialmente corrompido; eles podem ocultar os mecanismos que ativam o vírus, como um serviço de inicialização ou item do Registro. No pior dos casos, o malware pode servir para que um terceiro roube informações valiosas, como números de contas bancárias ou identificadores pessoais, sem chamar a atenção. Com os malwares modernos, normalmente não basta simplesmente remover um único arquivo de vírus. Em vez disso, são necessárias verificações em vários locais e técnicas de verificação de vírus para remover completamente o pacote do malware.

Há diversas ofertas gratuitas de antivírus e de verificação de malware que podem ser um bom começo para começar a estabelecer a segurança de seus computadores pessoais. Algumas ferramentas gratuitas podem indicar se o computador está infectado e fornecer um relatório completo de suas descobertas. No entanto, elas podem não conseguir remover as infecções por vírus encontradas. Assim, no final, talvez você queira adquirir um software antivírus e um removedor de malware para resguardar adequadamente seu investimento no computador.

Outros artigos e links relacionados à proteção de seu dispositivo na Internet

Removedor de malware x software antivírus: qual é a diferença?

Qual é a diferença entre um removedor de malware e um software antivírus? Descubra as principais diferenças e por que elas são importantes.
Kaspersky Logo