VAZAMENTO DE SENHAS: SEIS DICAS DA KASPERSKY LAB PARA EVITAR QUE SUA CONTA ON-LINE SEJA COMPROMETIDA

Muitas vezes, os usuários subestimam o nível de interesse que os hackers podem ter em seus dados pessoais, por isso escolhem suas senhas com certa displicência. No entanto, ao usar senhas idênticas ou muito parecidas para acessar diversos serviços on-line, se apenas uma delas for descoberta por criminosos virtuais, o usuário pode perder o controle de todas as contas. Os criminosos virtuais usam programas maliciosos especiais para obter acesso a serviços financeiros ou apenas roubar informações, seja por sites de phishing, interceptação de dados no tráfego do Wi-Fi ou ataques em servidores corporativos que armazenam dados confidenciais dos usuários. Essas são apenas algumas das técnicas mais conhecidas que os criminosos virtuais usam atualmente. Naturalmente, a ameaça será muito maior se uma única senha "universal" for usada para todas as contas on-line.

COMO SE PROTEGER MELHOR CONTRA UM VAZAMENTO

Para se defender melhor do vazamento de senhas, em primeiro lugar, proteja seus dispositivos de hardware. Depois, desenvolva seu "bom senso on-line" para minimizar a exposição a um ataque. As dicas que seguem são um bom ponto de partida:

  1. Instale um bom software de segurança de Internet: ele deve incluir defesa proativa contra novas ameaças e não apenas uma proteção antivírus básica.
  2. Aplique as correções de segurança do sistema operacional e dos aplicativos assim que elas forem lançadas. Não adie isso! Ativar a atualização automática também ajuda.
  3. Não clique em links ou anexos de mensagens não solicitadas. É sempre melhor digitar um URL diretamente no navegador para evitar o risco de ser levado a um site de phishing.
  4. Use senhas únicas e complexas. Ou seja, senhas que combinam letras, números e caracteres especiais, que têm ao menos oito caracteres. O ideal são 15. E não use informações pessoais (como nome do cônjuge ou do animal de estimação, etc.), nem palavras – aliás, palavra nenhuma – que estejam no dicionário. É imprescindível usar senhas diferentes para as várias contas. Se uma empresa tiver seus dados violados e seu login e sua senha forem comprometidos, os invasores usarão as mesmas credenciais para atacar suas outras contas on-line. Se você achar difícil memorizar tantas senhas complexas, instale um gerenciador de senhas que faça isso para você. Assim, você só precisará se lembrar de uma única senha mestra. Você também pode, por exemplo, anotar suas senhas em um formato "codificado". Mas não as deixe visíveis, nem no mesmo lugar do laptop, tablet ou smartphone; em caso de perda ou roubo desses dispositivos, qualquer pessoa poderá ter acesso ao que é necessário para roubar suas identidades on-line.
  5. Se possível, use a autenticação de dois fatores. Cada vez mais, os provedores on-line ajudam a proteger sua conta, solicitando a inserção de um código único e de uma senha normal (por exemplo, um código enviado por SMS ao seu dispositivo móvel).
  6. Fique de olho em qualquer atividade suspeita nas suas contas on-line e informe imediatamente ao provedor se ocorrer algo incomum.

TESTE SUAS SENHAS AQUI.

VERIFIQUE AQUI SE O SEU COMPUTADOR TEM VÍRUS E OUTRAS AMEAÇAS DE SEGURANÇA. É GRÁTIS!

USE AS SOLUÇÕES DA KASPERSKY LAB PARA GARANTIR SUA MÁXIMA PROTEÇÃO:

RECURSOSKaspersky Password ManagerKaspersky Internet
Security
Kaspersky Total
Security
Proteção
antimalware
 
Proteção
antiphishing
 
Gerenciamento
seguro de
senhas
 
 Saiba maisSaiba maisSaiba mais

Como evitar o vazamento de dados

Veja estas seis dicas da Kaspersky Lab e saiba como proteger suas contas on-line contra o vazamento de senhas
Kaspersky Logo