content/pt-br/images/repository/isc/2018-images/small-business-cyber-security.jpg

As ciberameaças não são um problema para as grandes empresas e os governos; as pequenas empresas também podem ser alvo delas. Pesquisas sugerem que 22% das pequenas empresas foram vítimas de ataques cibernéticos. Desses, aproximadamente 11% ocorreram no último ano, de acordo com um estudo realizado pela Better Business Bureau.

É importante proteger sua empresa de ataques cibernéticos; mas a verdade é que alguns empresários não sabem muito bem como fazer isso. Apresentamos um guia para ajudar os proprietários de pequenas empresas a navegar pelo mundo das ciberameaças.

O que está em risco?

Os ataques cibernéticos colocam seu dinheiro, seus dados e seus equipamentos de TI em risco. Se um hacker obtiver acesso à sua rede, ele poderá causar muitos danos com o que encontrar, como:

  • Acesso a listas de clientes
  • Informações de cartões de crédito dos clientes
  • Dados bancários de sua empresa
  • Sua estrutura de preços
  • Designs de produto
  • Planos de expansão
  • Processos de fabricação

Esses ataques não colocam apenas sua empresa em risco. Os hackers podem usar o acesso à sua rede como um trampolim para redes de outras empresas de cujas cadeias de fornecimento você faz parte.

Qual é o impacto de um ataque?

Um ciberataque pode afetar sua empresa drasticamente. De fato, 60% das pequenas empresas que são vítimas de um ataque fecham até seis meses após a violação.  Embora esse possa ser o resultado mais devastador do ataque, sua empresa pode sofrer outras consequências, como:

  • Prejuízos financeiros decorrentes do roubo de informações bancárias
  • Prejuízos financeiros com a interrupção dos negócios
  • Altos custos para livrar sua rede das ameaças
  • Danos à sua reputação após informar os clientes que as informações deles foram comprometidas

O que você pode fazer para proteger sua empresa de ameaças cibernéticas?

Sendo uma pequena empresa, talvez você se sinta indefeso contra os ciberataques. Felizmente, você pode adotar medidas para proteger a sua empresa. Veja o que pode fazer para começar.

Treinar os funcionários

Os funcionários podem deixar sua empresa vulnerável a ataques. Pesquisas mostram que 43% da perda de dados são decorrentes de ações de funcionários internos que, de forma descuidada ou mal-intencionada, dão aos cibercriminosos acesso às suas redes.

Há muitos cenários que podem resultar em ataques iniciados por funcionários. Um funcionário pode, por exemplo, perder um tablet de trabalho ou divulgar credenciais de login. Isso também inclui a abertura de e-mails fraudulentos que implementam vírus na rede.

Para se proteger de ameaças internas, invista no treinamento em cibersegurança de seus funcionários. Mostre a eles o que devem fazer se receberem, por exemplo, um e-mail suspeito.

Executar uma avaliação de riscos

Avalie os possíveis riscos que podem comprometer a segurança das redes, sistemas e informações de sua empresa. A identificação e a análise de possíveis ameaças pode ajudar a formular um plano para eliminar quaisquer lacunas na segurança.

Como parte de suas iniciativas de avaliação de riscos, examine onde e como seus dados são armazenados e quem tem acesso a eles. Identifique quem pode acessar os dados e como eles podem tentar obtê-los. Determine os níveis de risco dos possíveis eventos e como as violações podem afetar a empresa.

Assim que essa análise for concluída e você identificar as ameaças, use as informações obtidas para desenvolver ou refinar sua estratégia de segurança. Analise e revise a estratégia de segurança em intervalos regulares e ao fazer quaisquer alterações significativas no armazenamento e no uso de informações. Isso ajudará a oferecer uma proteção mais ampla para seus dados.

Implementar um software antivírus

Você precisa de um software antivírus capaz de proteger todos os seus dispositivos de vírus, spyware, ransomware e golpes de phishing. Verifique se o software oferece não apenas proteção de dados, mas também uma tecnologia que ajude a limpar os computadores conforme necessário e a restaurar seu estado pré-infecção.

Manter o software atualizado

O software que você usa para manter sua empresa funcionando deve estar atualizado. Todos os softwares devem ser atualizados com regularidade para fortalecê-los ou é necessário adicionar correções que fecham as lacunas de codificação que os hackers usam para entrar.

Fazer backup dos arquivos periodicamente

Sua empresa faz backup dos arquivos? Se acontecer um ataque cibernético , os dados podem ser comprometidos ou excluídos. Se isso ocorrer, ainda será possível administrar sua empresa? Considerando o volume de dados que você pode armazenar em notebooks e celulares, a maioria das empresas não conseguiria se manter ativa.

Para ajudar, recorra a um programa de backup que copie seus arquivos automaticamente para o armazenamento. No caso de um ataque, você poderá restaurar todos os arquivos a partir dos backups. Escolha um programa que permita agendar ou automatizar o processo de backup para que você não precise se lembrar de fazer isso. Armazene as cópias dos backups off-line para que eles não sejam criptografados ou fiquem inacessíveis caso o sistema sofra um ataque de ransomware.

O que procurar em uma empresa de cibersegurança

Para muitas empresas, a cibersegurança está fora de sua zona de conforto. É totalmente compreensível precisar de ajuda com isso. Afinal, você tem uma empresa para administrar. Mas como você sabe o que procurar em uma empresa de cibersegurança? Para ajudar, apresentamos uma lista de verificação de recursos.

Testes e análises independentes

Uma empresa de cibersegurança pode seduzir você com muitos jargões tecnológicos e uma campanha de marketing impressionante, mas pesquise os testes e análises independentes. As melhores empresas de cibersegurança querem que seus produtos sejam testados e estão dispostas a compartilhar os resultados.

Evite opções baratas

Você não quer uma empresa que venha, instale alguns softwares e desapareça. Uma empresa que diz ser especialista em uma área sem oferecer produtos ou suporte adicionais não é capaz de oferecer a proteção de que você precisa.

Suporte adicional

Seja em caso de detecção de uma ameaça ou se você tiver dificuldades para fazer o backup de arquivos, você quer uma empresa que ofereça um suporte impecável. Escolha uma empresa que ajude a enfrentar as ameaças, encontrar soluções e descomplicar a cibersegurança.

Potencial de crescimento

Provavelmente, sua empresa crescerá e você precisará de uma empresa de cibersegurança capaz de crescer com você. Concentre-se em empresas que oferecem pacotes completos de opções de segurança, inclusive as opções de que você pode precisar no futuro. Os pequenos empresários sempre tiveram longas listas de tarefas a fazer; mas, agora, a cibersegurança está no topo da lista. Felizmente, há algumas medidas que você pode adotar para proteger sua pequena empresa, e a empresa de cibersegurança certa pode ajudar a reduzir os riscos.

Artigos e links relacionados:

O que é cibersegurança?

O que é crime cibernético? Riscos e prevenção

Produtos e soluções:

Kaspersky Small Business Cyber Security

Kaspersky Small Business Endpoint Security

Dicas de cibersegurança para pequenas empresas: entendendo as noções básicas

Um ataque cibernético pode destruir uma pequena empresa; 60% delas comunicaram o encerramento das atividades após um ciberataque. Saiba como proteger sua empresa de ameaças cibernéticas agora mesmo.
Kaspersky Logo