Os softwares de gerenciamento de senhas aumentam a eficiência de suas senhas de sites, lembrando-as e criptografando-as. Eles se tornaram uma ferramenta necessária para os usuários de computadores de qualquer lugar. Afinal de contas, as senhas são uma barreira entre os criminosos e seus dados mais sigilosos. No entanto, poucas pessoas as utilizam da forma adequada.

Senhas fracas são muito comuns

Em um relatório recente, a Computer Emergency Readiness Team (CERT) dos EUA apontou que senhas fortes são uma defesa fundamental contra hackers cada vez mais sofisticados. O relatório indica que senhas fracas são o principal erro dos usuários em relação à segurança. De acordo com o relatório, escolher uma senha fraca é como "fechar a porta da frente sem trancá-la". Esse comportamento aumenta o risco de suas informações pessoais e financeiras caírem nas mãos erradas, e a CERT destaca que o gerenciamento de senhas é uma das formas mais eficazes de manter o controle até sobre as senhas mais complexas.

Senhas longas e imprevisíveis que incluem números e símbolos oferecem a melhor proteção de segurança. No entanto, é quase impossível lembrar-se de todas elas, e é por isso que um gerenciador de senhas pode ser muito útil. O software de gerenciamento de senhas também pode criar senhas eficientes, únicas e à prova de hackers. No final das contas, a única senha que você precisará lembrar será a do software.

Recursos comuns do software de gerenciamento de senhas

As diferentes ferramentas de gerenciamento oferecem vários recursos para suprir os requisitos de segurança:

  • O gerenciador de senhas para desktop fica armazenado no disco rígido do computador e protege apenas esse computador.
  • Um gerenciador portátil, no entanto, pode ser sincronizado com seu smartphone, tablet e outros dispositivos portáteis.
  • Um software de autenticação de vários fatores permite acessar o gerenciador de senhas de diversas formas; por exemplo, usando impressões digitais, cartões inteligentes, unidades USB e também uma senha.

Veja aqui algumas dicas úteis para escolher o software de gerenciamento de senhas mais adequado para você:

  • Escolha um software que use criptografia avançada.
  • Verifique a existência de um recurso de bloqueio, o que é útil caso você se esqueça de sua senha.
  • Caso algo dê errado, saiba como o fornecedor entrará em contato para ajudá-lo: por telefone, e-mail ou chat.
  • Verifique se o software oferece proteção contra roubo de identidades e se toma alguma medida para protegê-lo contra outros comportamentos maliciosos.
  • Você deve se sentir confortável ao usar o software. Confira se ele é fácil de usar.
  • Calcule os custos e benefícios. Um pacote completo de gerenciamento de senhas certamente tem um ótimo custo-benefício; no entanto, também há aplicativos gratuitos que você pode baixar na versão de avaliação para testá-los de acordo com suas necessidades. Alguns fornecedores oferecem um pacote completo de recursos por um pagamento recorrente ou uma taxa antecipada mínima.

Independentemente do tipo de software de gerenciamento de senhas escolhido, você deve evitar acessá-lo em redes públicas, pois seus dados podem ser capturados a qualquer momento. Quando utilizados diariamente, os gerenciadores de senhas são uma solução conveniente para proteger suas informações mais sigilosas e particulares na Internet.

Outros artigos e links relacionados a proteção de dados