content/pt-br/images/repository/isc/2020/9910/vpn-for-smartphones-a-guide-1.jpg

VPN no smartphone: o que você precisa saber

Os serviços de VPN para smartphones são uma maneira confiável de proteger suas atividades na Internet. Ao usar o celular, toneladas de informações pessoais são transmitidas, o que torna esse meio um dos preferidos dos hackers. Seja usando a conexão celular ou a rede Wi-Fi, seu smartphone deixa você vulnerável ao roubo de identidade e a outros perigos cibernéticos. Para evitar isso, aprenda como usar e quais os benefícios da VPN para se manter em segurança.

Sempre que usa a Internet, você está se expondo a todo tipo de ameaça cibernética terrível. Manter a segurança pode parecer desafiador, mas felizmente serviços como as redes VPN tornam essa tarefa muito mais fácil.

O que é VPN?

A rede virtual privada (VPN, virtual private network) oculta os dados que trafegam por seu dispositivo ao usar a Internet.

O software de VPN é incorporado ao dispositivo, independentemente de ser um computador, tablet ou smartphone. Ele envia seus dados em um formato 'embaralhado' (conhecido como criptografia), tornando-os ilegíveis para qualquer pessoa que tente interceptá-los.

Por que a criptografia é necessária? Porque você envia toneladas de informações pessoais pela Internet, independentemente do seu conhecimento. Esses dados podem incluir, mas não se limitam a:

  • E-mails com conteúdo altamente confidencial.
  • Credenciais e mensagens de redes sociais.
  • Informações bancárias, como números de cartão de crédito e números de contas.
  • Diversas senhas.

Além disso, são anexados detalhes aos dados que podem revelar informações mais aprofundadas sobre você. Elas podem ser a ID exclusiva do seu dispositivo, sua localização física e muito mais.

As VPNs são importantes porque as conexões com a Internet podem ser facilmente espiadas por qualquer pessoa com apenas um pouco de conhecimento de informática. Portanto, independentemente de estar usando conexões com ou sem fio, seus dados podem ficar visíveis para outras pessoas com acesso à rede. Isso significa que mesmo a rede Wi-Fi protegida por senha é um risco potencial para você e para suas informações privadas. Ocultar esses dados pode manter sua privacidade, não importa como você navegue pela Web.

Como funciona a VPN?

As VPNs usam alguns métodos para fazer esse trabalho de segurança, tornando os dados anônimos:

Criptografia- Embaralhamento de dados em um formato que apenas o destinatário é capaz de ler. Protocolos de tunelamento - Usados para criar "túneis" de criptografia dentro de sua rede Wi-Fi ou celular. Eles fornecem proteção isolando e ocultando seus dados dos outros usuários na rede. Isso é valioso em qualquer rede de Internet, protegida ou insegura.

Servidores remotos - Servem como destino para o túnel de dados criptografados. Seus dados são enviados para servidores de VPN em outros países para ajudar a tornar sua identidade anônima. Quando os dados migram para o destino final, todas as informações de localização referem-se ao servidor remoto, e não a você. Esses servidores de VPN são o seu protetor 'intermediário' que disfarça seus dados contra interferências.

Juntos, esses principais métodos impedem que suas informações privadas sejam verificadas e roubadas. O resultado é um nível de cibersegurança e privacidade que proporciona mais tranquilidade a você.

how VPN protects your devices on the internet

Vantagens de usar a VPN

Os benefícios de uma VPN estão ligados principalmente à privacidade, mas também há outras vantagens.

Seu tráfego de Internet é protegido contra interceptação. Os dados não criptografados podem ser visualizados por qualquer pessoa com acesso à rede e vontade de vê-los. Com uma VPN, os hackers e cibercriminosos não conseguem espionar. Eles precisam de uma "chave de criptografia" para interpretar os dados, e os ataques de força bruta podem levar bilhões de anos para que o computador decifre o código. Com os cibercriminosos bloqueados, sua atividade é ocultada de maneira confiável, mesmo em redes públicas.

A privacidade de localização é uma consequência do uso de servidores de VPN como seu representante na Internet. Como os dados de localização são fornecidos por um servidor em outro país, é impossível descobrir a sua localização real. Além disso, a maioria dos serviços de VPN não armazena logs de sua atividade internamente. Então, qualquer registro potencial do seu uso fica permanentemente oculto.

O conteúdo da Web restrito por região é desbloqueado, e você pode acessá-lo de qualquer lugar. Serviços e sites às vezes oferecem conteúdo acessível apenas a determinadas regiões. As conexões padrão usam servidores locais no país para determinar sua localização. Isso significa que você não pode acessar conteúdo doméstico se estiver fora de sua região de residência e também não pode acessar conteúdo internacional quando está em casa. A falsificação da localização feita pela VPN permite que você mude o servidor para outros países, "alterando" de fato a sua localização.

 As violações de dados corporativos correm menos risco durante o trabalho remoto. Quando você está trabalhando fora da rede interna da sua empresa, pode precisar acessar informações importantes. Esses arquivos exigem uma conexão segura para a proteção da empresa, e muitas organizações nem permitirão o acesso a esses dados sem ela. Os serviços de VPN se conectam a servidores privados e usam métodos de criptografia para impedir quaisquer riscos de vazamentos de dados.

Quando usar uma VPN

As VPNs oferecem outros usos específicos que podem tornar sua vida muito mais fácil e segura. Alguns deles incluem:

Acessar bibliotecas bloqueadas por região em serviços de streaming de vídeo . Isso é possível se você usar um comutador de servidor de VPN. Falsificar a sua localização significa que os serviços de streaming acreditarão que você está em outro país, permitindo que veja filmes e conteúdos de TV indisponíveis localmente.

Você pode ver os preços "reais" ao reservar acomodações em viagens. Os sites de companhias aéreas e hotéis usam rastreadores chamados cookies para verificar quais acomodações você está buscando. Seu interesse de compra é associado à sua identidade, e essa informação é conhecidamente usada para aumentar artificialmente os preços. É um truque usado para pressionar uma compra mais rápida e ganhar mais dinheiro. A VPN pode tornar seu acesso anônimo para evitar esses aumentos, favorecendo a visualização de preços melhores.

Evitar ser rastreado por seu provedor de serviço de Internet (ISP) e outras empresas. As empresas são conhecidas por usar dados demográficos para aprimorar suas estratégias de marketing e seus serviços. Isso não é necessariamente malicioso, mas você pode não querer ter essa informação exposta. Alguns serviços coletam e vendem esses dados para empresas terceirizadas, que podem não ser tão cuidadosas com seus dados. Quanto maior a quantidade de lugares em que seus dados circularem, mais vulnerável você estará a vazamentos de dados. Uma VPN oculta os dados demográficos enviados com sua atividade na Internet, de modo que sua identidade não possa ser rastreada.

the pros of using a smartphone VPN

VPNs em smartphones

Hoje em dia, os smartphones tendem a ser os dispositivos que usamos para acessar a Internet, especialmente em trânsito. Como resultado disso, vale a pena usar uma VPN em seu telefone, bem como, no laptop ou PC.

Estas são algumas das proteções que você pode aproveitar se usar uma VPN em seu smartphone:

Uso seguro de redes Wi-Fi públicas. Os smartphones são comumente usados para acessar redes Wi-Fi públicas. Mesmo em uma conexão protegida por senha, você fica visível para outros usuários na rede. Um hacker pode obter a senha da rede da mesma cafeteria na qual você está navegando e navegar nela também. O uso de uma VPN protegerá você por meio de criptografia e dados anonimizados.

Criptografia para dados financeiros. Os aplicativos de banco on-line em smartphones são populares, mas usá-los significa que você está enviando suas informações financeiras pela Internet. As compras on-line representam uma ameaça semelhante quando você usa aplicativos de compras, como Amazon e Groupon. Embora esses aplicativos possam usar suas próprias criptografias, uma VPN pode ser útil para garantir que ninguém roube seus dados.

Criptografia para dados de chat de voz e vídeo. Todas as suas conversas pelo FaceTime da Apple, Skype, Google Hangouts e até chamadas por Wi-Fi podem potencialmente ter "ouvintes" indesejados. A criptografia garante que nenhum hacker remoto ou outras organizações sejam capazes de invadir e gravar seus chats sem a sua permissão.

Como usar uma VPN no smartphone

Se estiver procurando por uma VPN para Android, é melhor saber como usá-la. Felizmente, os serviços de VPN para smartphones são muito fáceis de usar e, em geral, envolvem o seguinte:

A instalação normalmente envolve baixar um aplicativo da App Store do iOS ou da Google Play Store. Para poder usar a maioria dos serviços com boa reputação, você precisará de uma assinatura paga ativa.

A configuração também é simples, com definições padrão perfeitamente adequadas para o usuário comum. Apenas certifique-se de fazer login na sua conta e, em seguida, a maioria dos aplicativos o orientarão pelos passos básicos.

Ativar a VPN é exatamente como qualquer botão liga/desliga para muitos aplicativos de VPN para aplicativos móveis. Você provavelmente o encontrará em sua tela inicial.

A alternância de servidor pode ser feita manualmente, caso você queira falsificar sua localização. Você pode navegar pelo menu e encontrar facilmente o país desejado. Basta selecionar o país e pronto.

A configuração avançada pode ser disponibilizada para usuários mais experientes em privacidade. Dependendo da VPN, você pode selecionar outros protocolos para o método de criptografia. Diagnósticos e outros recursos também podem ser encontrados no aplicativo. Certifique-se de pesquisar esses recursos antes de fazer a assinatura para encontrar a VPN ideal para as suas necessidades.

Depois de aprender a usar o aplicativo, certifique-se de ativá-lo sempre que usar dados.

Além das instruções básicas acima, siga estas práticas de segurança ao usar sua VPN:

Lembre-se de que apenas os dados da Internet são criptografados. Qualquer coisa que não use uma conexão celular ou Wi-Fi não trafega pela Internet. Como resultado, sua VPN não criptografará seus textos ou suas chamadas de voz padrão. Para obter criptografia de voz, use serviços de VoIP (Voice over IP). Recursos telefônicos como chamadas por Wi-Fi e serviços como Skype ou LINE usam a Internet para efetuar as chamadas. Criptografe suas mensagens ao usar recursos como o iMessage da Apple ou mensagens RCS do Android. Outros serviços de terceiros também podem ser usados, por exemplo, WhatsApp ou Facebook Messenger.

Use um serviço de VPN no qual você confia. A VPN é tão segura quanto suas políticas de uso e armazenamento de dados. Lembre-se de que a VPN canaliza os seus dados em seus servidores, e esses servidores se conectam pela Internet em seu nome. Se eles guardarem logs de dados, saiba exatamente o que é feito com seus dados. Fornecedores de VPN confiáveis geralmente colocam a sua privacidade em primeiro lugar. Por isso, escolha um confiável, como o Kaspersky Secure Connection via VPN.

Artigos relacionados:

VPN para smartphones: guia de uso

O que é VPN para smartphone? Por que usar VPN no celular? Proteja-se. Saiba como uma VPN pode impedir que curiosos vejam seus dados mais confidenciais.
Kaspersky Logo