Skip to main
content/pt-br/images/repository/isc/2021/lower_ping_image1_1081095182_670x377px_300dpi.jpg

Quem joga quer ter a melhor experiência de jogo possível, e ninguém jogar com o retardo de tempo de visualização na tela. Nesta visão geral, exploramos como melhorar o desempenho de jogos online, por meio da redução do ping e do aumento da taxa de quadros FPS.

O que é ping?

O que significa ping? Em jogos online, o ping refere-se ao tempo de coleta de dados transferidos do seu computador para um servidor (ou para o computador de outro jogador) e, em seguida, de volta para o seu computador. Essa medida é conhecida como latência, às vezes também chamada de lag, entre o computador e seu servidor. O ping é medido em milissegundos (ms).

O ping ajuda os jogadores a saber a velocidade de um computador em se comunicar com um servidor de jogos ou com outro jogador online. Um teste de ping pode ajudar a saber se há quedas na qualidade da experiência durante os jogos. Os termos "ping baixo" ou "ping alto" são usados para se referir à velocidade de ping. Em geral, o ping baixo é preferível, especialmente para jogos onde o tempo e o posicionamento são fatores importantes. Jogadores com ping alto experimentarão retardos que podem afetar o resultado do jogo. Muitos jogos online exibem o tempo de ping de jogadores ou servidores.

O termo ping vem da Segunda Guerra Mundial, quando era usado para se referir ao sinal que submarinos enviavam para medir sua distância para outros navios no mar.

O que é uma boa velocidade de ping?

Com ping diretamente relacionado ao desempenho de jogos online, é muito útil entender como alcançar uma boa velocidade de ping para jogos.

Em geral, um ping aceitável deve estar em torno de 40ms-60ms ou inferior. Uma velocidade superior a 100ms indica um retardo considerável e acima de 170ms, significa que alguns jogos nem funcionarão para a sua conexão. Menos de 20m seria o ideal para jogos, permitindo visuais claros, ações rápidas e sem retardos durante a jogabilidade. Esteja ciente de cada 50ms adicionais são uma desvantagem.

No entanto, os requisitos de ping variam de jogo para jogo. Por exemplo:

  • Jogos de tiro em primeira pessoa e de corrida: O tempo é crucial, por isso, um ping de menos de 50ms será útil para um jogador manter a competitividade.
  • Jogos multiplayer em massa online (MMO): Em jogos de MMO, o ping pode ser maior sem comprometer a jogabilidade, permitindo até 250ms ou mais. No entanto, para cenários de jogador contra jogador em tempo real (PvP), é aconselhável almejar um ping inferior a 150ms.
  • Jogos de estratégia em tempo real (RTS): Em jogos RTS, um tempo de 200ms, ou menos de 150ms é considerado o ideal.

Como testar o ping

Se você está se perguntando 'qual será o meu ping?', há duas maneiras de testar:

Um teste de ping durante o jogo:

A maioria dos jogos online permite verificar o ping diretamente no jogo. Acesse as configurações do jogo e procure uma opção do tipo 'estatísticas de desempenho de exibição' ou 'opções de rede de exibição' (o texto pode variar em cada jogo). Um teste de ping no jogo fornecerá uma medida mais precisa do desempenho da rede para o jogo e o servidor específicos usados.

Teste de ping na internet:

Você também pode verificar seu ping na internet usando um dos muitos sites de teste de ping online. Esses sites encontrarão servidores próximos que informarão uma média de ping estimada para jogos online.

Por que meu ping está tão elevado?

Há várias razões para um valor alto de ping, que incluem:

  • O tipo de roteador usado, seu nível de atualização, sua posição e situação do firmware.
  • O tipo de computador, se está otimizado para jogos, atualizado ou se precisa ser limpo.
  • Caches no modem ou roteador.
  • Se os aplicativos e programas estão sendo executados em segundo plano no seu dispositivo.
  • Se as atualizações automáticas estão ocorrendo durante a sua jogabilidade.
  • O número de dispositivos ativos conectados ao roteador
  • As configurações do jogo e seu nível de otimização.

Como reduzir o ping

Se quiser saber como melhorar o ping para otimizar sua experiência de jogo, veja alguns passos que você pode tomar:

  • Feche programas ou processos sendo executados em segundo plano. Alguns desses aplicativos podem ocupar a memória ou iniciar processos que precisam acessar a internet, retardando a jogabilidade.
  • Desative as atualizações automáticas. Agende atualizações para horários ociosos do computador. Atualizações executadas enquanto você está jogando podem consumir largura de banda ou tentar baixar arquivos em horários inconvenientes.
  • Verifique se mais alguém na rede está usando um serviço de alto consumo de largura de banda, como o download de arquivos volumosos. Quanto mais dispositivos você estiverem conectados e ativos na sua conexão com a internet, maior será o ping.
  • Verifique o cabeamento entre o roteador e o painel elétrico. Certifique-se de que tudo está bem conectado, conexões de cabo podem folgar com o tempo e precisarem de um apertado.
  • Considere mover seu dispositivo para mais perto do roteador ou conectar seu computador ou console diretamente ao roteador usando um cabo Ethernet. As conexões sem fio resultam em perda de pacotes por tecnologias de criptografia e manutenção de vários dispositivos simultaneamente. Você pode acelerar a conexão usando um cabo ethernet.
  • Limpe o cache do roteador. Um cache cheio da internet pode retardar os dispositivos. Execute uma redefinição profunda no roteador para limpar totalmente os cookies e reiniciar o dispositivo.
  • Posicione o roteador em um espaço aberto. Paredes e objetos podem obstruir as conexões de internet sem fio. Verifique se o roteador está em um espaço amplo e aberto e se está configurado corretamente.
  • Atualize o firmware do roteador. Os dispositivos podem perder velocidade quando as atualizações de software ou de segurança são necessárias. O mesmo se aplica aos roteadores, por isso verifique se o firmware do roteador está atualizado. 
  • Desligue o roteador e ligue-o novamente. Desconecte o cabo de alimentação do roteador e aguarde um minuto antes de conectá-lo novamente. Se a configuração for composta por um roteador e modem separados, certifique-se de desligar ambos, não apenas o roteador.
  • Considere comprar um novo roteador. Se estiver usando o roteador padrão fornecido pelo seu provedor de serviços de internet, pode não estar aproveitando ao máximo sua conexão. Atualizar para um roteador melhor pode ajudar a alcançar melhores velocidades de conexão e também a cobertura Wi-Fi. Você pode ler nosso guia completo para configurar uma rede doméstica segura aqui.
  • Considere um plano de internet com maior largura de banda. Contate o seu provedor de serviços de internet, caso tenha seguido os passos acima e ainda tiver insatisfação com o tempo de ping. De modo geral, seu ISP será capaz de detectar e corrigir quaisquer problemas potenciais remotamente, e melhorar a velocidade. Se não houver falhas na sua conexão, pode ser hora de considerar mudar de provedor. Um plano de internet de maior largura de banda talvez seja a melhor coisa que você pode fazer para melhorar o desempenho geral de jogos.

Seja qual for o jogo, esses ajustes reduzirão o ping e ajudarão a melhorar o desempenho.

O que é ping?

O que é FPS?

Além do ping, outro aspecto crítico dos jogos online é a taxa de quadros, chamada de FPS. A sigla FPS pode se referir a jogos de tiro em primeira pessoa. Mas também pode significar 'taxa de quadros por segundo', quantos quadros (ou seja, imagens) sua placa gráfica é capaz de renderizar por segundo ou quantos quadros seu monitor pode exibir por segundo. Quanto maior a taxa de FPS, mais suave e responsivo será o jogo. Uma taxa baixa de FPS dará ao jogo a aparência de estar travando, tornando mais difícil e menos agradável jogar.

Então, qual taxa de FPS é considerada ideal para jogos?

30 FPS: Considerado o mínimo de jogabilidade, esta é a taxa de quadros mais comum experimentada em jogos de console e em alguns PCs mais simples. No entanto, a maioria dos jogadores não notará nenhuma deficiência, a menos que a FPS caia para abaixo de 20.

60 FPS: Considerada a taxa de quadros ideal. Um PC de jogo de qualidade razoável deve alcançar 60 FPS para a maioria dos jogos, embora alguns possam exigir configurações diferentes. 60 FPS também é a taxa de quadros exibida por monitores e TVs comuns.

120 FPS: Só é possível em PCs de jogos de alta qualidade, conectados a monitores de taxa de atualização de 144Hz. Devido aos requisitos de hardware e aos altos custos, essa opção tende a ser usada por jogadores profissionais e aficionados.

240 FPS: A maior taxa de quadros possível. Isso só pode ser exibido em monitores de taxa de atualização de 240Hz. Os custos de hardware mais altos significam que 240 FPS é uma taxa geralmente usada por um grupo relativamente pequeno de jogadores.

Muitos jogos exibem uma taxa de quadros na tela durante as sessões. Para ativar essa funcionalidade, verifique as configurações de vídeo no menu de configuração do jogo. 

Não é possível manter uma taxa de quadros completamente estável. O valor sempre flutuará, independentemente do quão poderoso é o sistema ou do nível de otimização do jogo. No entanto, quanto maior a taxa de quadros, menos perceptíveis serão essas variações.

As causas comuns de uma taxa FPS baixa incluem:

  • Drivers desatualizados
  • Placas gráficas antigas ou lentas
  • Outros programas sendo executados no computador
  • Configurações do jogo em níveis máximos
  • Resolução maior do que o necessário

Como aumentar a taxa FPS

Se você está se perguntando como aumentar a taxa FPS em um PC ou laptop, aqui estão algumas medidas que podem ajudar:

Habilite o modo de jogo no Windows 10:

  • Clique no botão Pesquisar e clique em 'Configurações'.
  • Na caixa de pesquisa da janela Configurações, digite 'jogo' e escolha 'Configurações do modo jogo' nos resultados de pesquisa.
  • Se o recurso não estiver ativado, habilite o Modo Jogo deslizando o botão para a direita. Pode ser preciso reiniciar o PC para validar as configurações.

Certifique-se de ter o driver de vídeo mais recente instalado:

garantir que as atualizações do sistema do computador e os drivers de dispositivos estão atualizados ajuda a otimizar o PC para jogos.

Para verificar se há atualizações do Windows: 

  • Clique no botão Iniciar e escolha 'Configurações'
  • Depois, digite 'Atualizações' e escolha 'Verificar atualizações' nos resultados da pesquisa

    Use a janela Atualização do Windows para garantir que as atualizações mais recentes sejam instaladas 

Para atualizar os drivers da placa de vídeo: 

  • isso deve ser feito automaticamente ao verificar as atualizações do Windows, mas pode haver atualizações mais recentes para a placa gráfica também
  • Se você usa o Nvidia GeForce Experience, inicie o aplicativo e clique em 'Drivers' no topo da janela
  • Clique em 'Verificar atualizações' para ver se há novas disponíveis para instalar

Otimize as configurações de jogo:

  • Cada jogo é diferente, mas se sua taxa de quadros estiver muito baixa, verifique a tela de configurações do jogo em questão e reduza a qualidade da imagem
  • Pode haver um único botão para alterar a qualidade da imagem de 'alta' para 'média', ou pode ser preciso ajustar configurações individuais para distância de visualização, sombras, efeitos de textura etc

Reduza a resolução da tela:

  • você também pode reduzir a resolução da tela, frequentemente uma configuração separada da qualidade do vídeo
  • Acesse as Configurações do PC, selecione 'Sistema' e 'Configurações avançadas de exibição' e escolha uma opção de menor resolução no menu Resolução

Atualize a placa gráfica:

  • atualizar a placa gráfica pode não ser uma opção se você estiver jogando em um laptop (embora haja exceções)
  • No entanto, se você tem um PC desktop, pode trocar a placa gráfica por uma que aumente significativamente a taxa de quadros e otimize o desempenho de jogo

Ao diminuir o ping e aumentar a taxa FPS, você terá uma experiência de jogo mais suave e agradável.

Produtos recomendados

A Kaspersky pode proteger você contra todas as principais ameaças online, incluindo malware, spyware e trojans. Cada opção inclui uma gama de ferramentas diferentes para atender as necessidades de qualquer jogador. Descubra como a Kaspersky pode ajudar você a ganhar todas as batalhas contra os cibercriminosos:

Kaspersky Security Cloud

Kaspersky Total Security

Kaspersky VPN Secure Connection

Artigos relacionados:

Como reduzir o ping e otimizar o desempenho de jogos online

Saber como reduzir o ping e aumentar a taxa de quadros FPS pode fazer os jogos funcionarem mais rápido. Aprenda a tornar seu PC mais rápido para jogos e como melhorar o desempenho.
Kaspersky Logo