Ir para o conteúdo principal

Privacidade e Segurança na Internet: 5 Dicas para Permanecer Seguro

À medida que a Internet vai se tornando cada vez mais parte integrante da vida cotidiana, aumentam as dúvidas sobre privacidade e segurança na Web. Manter suas informações pessoais, dados privados e financeiros protegidos pode ser difícil, mas seguindo algumas dicas, você pode evitar a grande maioria dos golpes, spyware e violações de privacidade.

Dica 1: Fique atento

A melhor ferramenta para evitar spyware e permanecer seguro na Internet é seu próprio cérebro. Software gratuito sem possíveis atualizações ou compromissos, sites repletos de anúncios chamativos e Wi-Fi gratuito em um lugar inesperado são todos sinais de que algo pode estar errado, e ignorar essa intuição pode levar a problemas. Ao estar ciente do que você está fazendo e pensar em sua segurança enquanto estiver on-line, lhe fornece uma melhor chance de evitar situações potencialmente perigosas.

Dica 2: Verifique a segurança do site

A Internet pode ser perigosa, pois muitos sites solicitam suas informações pessoais para conectar-se à sua conta ou para concluir uma transação. Hackers, ladrões e programadores de spyware sabem disso, e muitas vezes tentam interceptar suas informações durante essas transações, então sempre use sites e empresas seguros. Em primeiro lugar, forneça suas informações somente para empresas respeitadas, e então verifique se o site da empresa usa um endereço da Web que começa com "https" e se possui um símbolo de cadeado na barra de endereço ou na parte inferior do navegador. Isso significa que o site criptografa suas informações, praticamente inutilizando os dados para qualquer ladrão ou hacker que possa interceptar a transmissão.

Dica 3: Escolha senhas fortes e variadas

Para a maioria das pessoas, a senha é a melhor proteção para afastar hackers e ladrões, e ainda assim muitos escolhem senhas que mal valem o tempo de digitação levado. Ao criar uma senha, sempre use uma combinação de letras e números e inclua um símbolo se o site permitir. Embora seja mais difícil de lembrar, essa senha será quase impossível de ser adivinhada.

E o mais importante, você deve usar senhas diferentes para cada site. Pense na frequência com que você usa o mesmo nome de usuário e senha para muitas contas on-line. Os hackers escolhem especificamente sites com pouca segurança para obter acesso à grandes listas de nomes de usuário e senhas correspondentes, sabendo que muitas pessoas usam a mesma combinação de credenciais para sites como de Internet banking.

Além disso, aproveite as autenticações de dois fatores oferecidas por esses sites. Isso requer não apenas uma senha para efetuar login, mas um código enviado para um dispositivo selecionado ou para seu smartphone como uma mensagem SMS. Isso dificulta muito a invasão de um terceiro à sua conta.

Dica 4: O que é spyware? Como posso impedir isso?

Spyware provavelmente representa a maior ameaça à privacidade e segurança na Internet, mas poucas pessoas realmente sabem o que é ou como funciona. Em poucas palavras, spyware é qualquer software que registra suas ações ou informações sem seu conhecimento. Alguns spywares são razoavelmente benignos, rastreando o histórico de navegação e mantendo os dados que recebem anônimos, enquanto outros spywares são especificamente projetados para obter suas credenciais para o Internet banking para que os ladrões possam limpar suas contas.

Como é quase impossível evitar spyware por sua conta, é fundamental ter programas antivírus e antispyware sendo executados em seu computador. Esses programas automaticamente verificam qualquer software quanto a assinaturas maliciosas e bloqueiam a instalação se o programa parecer suspeito. Eles também verificam os arquivos existentes e monitoram o tráfego da Internet para garantir que o spyware não esteja escondido em algum lugar na máquina e enviando suas informações para o terminal de algum hacker.

Existem programas antispyware gratuitos no mercado, mas você deve tomar cuidado ao tentar economizar um pouco. Muitos desses programas são na verdade cavalos de Troia disfarçados, tentando infectar sua máquina em vez de protegê-la. Em vez disso, o melhor caminho é escolher um dos líderes da indústria. Essas empresas não têm interesse em aplicar golpes e são grandes o suficiente para garantir que seus bancos de dados sejam constantemente atualizados conforme surgem novas ameaças. As melhores opções também oferecem uma avaliação gratuita, para que você possa ver o programa antispyware em ação antes de gastar seu dinheiro arduamente conquistado.

Dica 5: Nem tudo é spyware e golpe

Com toda essa conversa sobre spyware, hackers e segurança na Internet, é importante lembrar que a maioria das pessoas com problemas de privacidade na Internet se coloca nessa posição. Pense nos sites de rede social e na quantidade de informação pessoal que você publicou neles. Se alguém estivesse tentando roubar sua identidade e precisasse do nome do meio de seu pai, ou em qual escola você estudou, duas perguntas de segurança frequentemente usadas, você precisa pensar em como um ladrão poderia localizar esses fatos. Se você está preocupado com a privacidade na Internet, precisa considerar ficar longe de sites de rede social, minimizando as informações que coloca neles ou ajustando as configurações de privacidade.

A total privacidade e segurança na Internet é uma meta difícil de alcançar, e estas dicas irão ajudá-lo a percorrer um longo caminho para se manter seguro. Milhões de pessoas usam a Internet, e ladrões inevitavelmente vão atrás de alvos fáceis. Pessoas que pensam pelo menos um pouco em segurança e privacidade e tomam medidas a esse respeito podem evitar os ladrões, que irão procurar melhores oportunidades.


Outros artigos e links relacionados à Privacidade na Internet

Privacidade e Segurança na Internet: 5 Dicas para Permanecer Seguro

A melhor ferramenta para evitar spyware e permanecer seguro na Internet é seu próprio cérebro.
Kaspersky logo

Artigos relacionados