content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-17.jpg

Como é raro ouvir falar de ataques de vírus de computador que afetam de modo generalizado os computadores Mac, você pode se questionar sobre a necessidade de um software antivírus para Mac. Embora a crença popular sustente que o sistema operacional do Mac — o OS X — é menos suscetível a infecção por vírus ou software malicioso, os Macs não são infalíveis.

Nos últimos anos, eles tiveram problemas: vimos o vírus Flashback infectar mais de 600.000 sistemas Mac, a descoberta do cavalo de Troia backdoor adequadamente chamado de "Pintsized" (que quer dizer muito pequeno), capaz de derrotar o Gatekeeper, e o vírus multiplataforma Clapzok.A, descrito como um vírus de "prova de conceito" que pode infectar arquivos executáveis de 32 bits.

Qual a probabilidade de ataques direcionados ao sistema operacional Mac?

Parte da antiga crença de que os Macs são menos suscetíveis a vírus pode surgir do simples fato de que há menos Macs do que PCs. Os criminosos criam vírus para ganhar dinheiro com os ataques cibernéticos. Faz sentido ir atrás primeiro dos PCs, que são um alvo maior e, desse modo, oferecem um valor potencial mais elevado.

Porém, o número de Macs está aumentando — tanto nas empresas quanto nas residências — enquanto o de PCs está caindo. A Gartner, Inc., uma importante empresa de pesquisas, afirma que as vendas de PCs no primeiro trimestre de 2013 caíram cerca de 11% em relação aos números do primeiro trimestre de 2012, enquanto as vendas de produtos da Apple cresceram. Os computadores Mac são populares entre os consumidores por causa de seu design elegante e da facilidade de uso, e a popularidade dos iPhones e iPads está fazendo com que os consumidores fiquem mais familiarizados com os produtos da Apple em geral, ajudando a aumentar o interesse pelos computadores Mac.

Ótimas notícias para a Apple, talvez, mas com esses números crescentes, o OS X também pode se tornar um alvo de alto valor para os criminosos virtuais.

Fontes prováveis de infecção por vírus em um Mac

Além de um ataque cibernético direcionado, a interação humana ou o erro humano são as causas mais prováveis de uma infecção por vírus. Essas infecções podem se originar de uma variedade de comportamentos “inseguros” no computador, como:

  • Visita a sites inseguros.
  • Download acidental de arquivos maliciosos.
  • Abertura acidental de e-mails infectados.
  • Falta de manutenção dos sistemas operacionais atualizados.

As pessoas cometem erros, afinal de contas, e as consequências podem ser brutais para seu computador. Isso significa apenas que os proprietários de Macs precisam saber que seus computadores podem ser infectados e que eles devem tomar medidas para se proteger. E não só para sua tranquilidade; o software antivírus para Mac é uma prática fundamental de segurança, e todos os proprietários de computadores devem adotá-la.

O que você pode fazer

A avaliação gratuita de um software antivírus para Mac pode ser um bom ponto de partida. A avaliação permite que você se familiarize com o nível de segurança que pode ser alcançado com o produto e o ajuda a iniciar uma prática de segurança em casa. Embora existam inúmeras opções de antivírus gratuitos, é importante escolher um produto que tenha um bom suporte e manutenção e que ofereça um escopo de proteção suficiente.

Outros artigos e links relacionados a antivírus para Mac

Por que você precisa de um software antivírus para Mac

Com o número crescente de vendas de computadores Mac, o OS X agora é um alvo de alto valor para os criminosos virtuais. Esse é o motivo pelo qual você precisa de um software antivírus para Mac.
Kaspersky Logo