content/pt-br/images/repository/isc/2021/robocalls_image1_710x400px_300dpi.jpg

O que são os robocalls?

Uma chamada robocall é uma chamada que entrega mensagens pré-gravadas através de um software de marcação automática a milhões de pessoas todos os dias. Se você atender seu telefone e ouvir uma mensagem gravada em vez de uma pessoa de verdade falando, você está ouvindo uma chamada robocall.

Algumas chamadas robocalls fornecem informações úteis, tais como lembretes de compromissos ou cancelamentos de vôos. Na maioria das vezes, porém, eles estão tentando vender-lhe algo e muitos deles são esquemas.

Bilhões de robocalls são feitos a cada mês em todo o mundo, e são amplamente vistos como um incômodo. A tecnologia torna barata e fácil para os operadores de telemarketing e golpistas fazer chamadas pela internet, e é por isso que eles são tão prevalecentes.

As chamadas robocall são legais?

As leis variam de acordo com a jurisdição, por isso vale a pena descobrir o estatuto legal no seu país. 

Nos EUA, alguns robocalls são considerados legítimos. Estes incluem:

Mensagens informativas

Por exemplo, chamadas de robocalls dizendo-lhe que o seu voo foi cancelado ou lembrando-o de uma consulta médica.

Chamadas de cobrança de dívidas

Uma empresa que está legitimamente tentando cobrar uma dívida pode usar mensagens gravadas para chegar até você. No entanto, serviços que tentam vender-lhe serviços para reduzir a sua dívida não são (e provavelmente são golpes).

Chamadas de prestadores de serviços de saúde

Por exemplo, de farmácias que lhe lembram para voltar a preencher uma receita.

Mensagens de instituições de caridade

As instituições de caridade podem fazer estas chamadas sozinhas. Mas, se uma instituição de caridade contrata alguém para fazer robocalls em seu nome, os robocalls só podem ir a doadores anteriores ou membros da instituição de caridade. Eles também devem incluir uma opção automatizada para permitir que você pare futuras chamadas.

Robocalls que tentam vender-lhe algo são ilegais, a menos que uma empresa tenha o seu consentimento por escrito para o chamar dessa forma. Para obter a sua permissão, a empresa tem de ter a certeza de que está a pedir para entrar em contato consigo através de robocalls, e não o pode obrigar a aceitar as chamadas como condição para receber um produto ou serviço. Se você der permissão, você tem o direito de optar por não participar mais tarde.

Robocalls que são concebidos para enganar, ou enganar pessoas são ilegais em todas as jurisdições. Em janeiro de 2020, o Telephone Robocall Abuse Criminal Enforcement and Deterrence Act (TRACED) foi aprovado com apoio bipartidário nos EUA, dando poderes reforçados à Comissão Federal de Comércio para dissuadir as chamadas de spam. A lei aumenta as multas sobre esquemas de robocall de $1.500 para até $10.000 dólares por chamada de spam.

O que acontece se você responder a uma chamada de Robocall?

Se você receber um robocall spam, a melhor coisa a fazer é não responder. Se você atender a chamada, seu número é considerado 'bom' pelos golpistas, mesmo que você não caia necessariamente no esquema. Eles vão tentar novamente porque sabem que alguém do outro lado é uma potencial vítima de fraude. Quanto menos você responder, menos robôs você receberá.

No entanto, a dificuldade é saber quando uma chamada é um robocall e se esse robocall é um robocall spam.

Nos últimos anos, as chamadas falsificadas se tornaram mais comuns. Os falsificadores alteram deliberadamente o nome ou número exibido como identificador de chamadas quando efetuam chamadas. Muitas vezes, isto é para imitar o nome de uma empresa ou pessoa real para enganar você a atender a chamada. Por este motivo, quando tocar no botão atender, tenha cuidado.

Você pode minimizar o risco de ser enganado ao seguir estas dicas:

1. Desligue assim que perceber que é um robocall

Quanto menos você se envolver, melhor. Se você falar ou reagir, a chamada pode ser marcada como "ao vivo" e você estará sujeito a mais deles.

2. Evite dizer a palavra "sim" se puder

Muitos esquemas de robocall começam com uma pergunta como "Olá, você pode me ouvir?" à qual as pessoas podem responder "sim" sem pensar. Eles podem então armazenar a gravação da sua confirmação e usá-la para atividades fraudulentas. Então, evite dizer sim sempre que possível.

3. Evite seguir as instruções do bot

Robocalls às vezes o incitam a tomar medidas, como "pressione 1 para falar com um representante ao vivo" ou "pressione 2 para cancelar a inscrição" e assim por diante. Ao seguir as instruções, você confirma aos robocallers que você é uma vítima potencial e convida mais robocallers. Tente evitar tomar qualquer ação.

4. Relatar a chamada

Nos EUA, você pode reportar robocalls à Comissão Federal de Comércio no donotcall.gov. Ao informar o número que aparece no seu identificador de chamadas, você ajuda a FTC a rastrear os golpistas que estão por trás da chamada. A FTC leva os números de telefone que você reporta e os libera para o público a cada dia útil. Isso ajuda as operadoras de telefonia e outros parceiros que estão trabalhando em soluções de bloqueio de chamadas. Os relatórios também ajudam as autoridades policiais a identificar as pessoas por trás de chamadas ilegais.

5. Tenha cuidado

Os danos que os esquemas de robocall podem causar são significativos. Mesmo que não recebam as informações do seu cartão de crédito, vão desperdiçar o seu tempo. Proceda com cautela sempre que vir uma identificação de chamada desconhecida. Se uma empresa estiver a ligar para si, pode desligar, encontrar o seu número de contato no seu website e voltar a ligar-lhes para verificar se a chamada é legítima.

Bloquear chamadas de spam para o Android

O que acontece se você ligar de volta para um número de spam?

Isto não é recomendado. Não só pode incorrer em custos elevados ao telefonar para um número de telefone potencialmente premium, como está a sinalizar aos criminosos que o seu é um número ao vivo e, ao fazê-lo, está a convidar mais chamadas spam. Qualquer contato que você tenha com os golpistas corre o risco de dar-lhes informações que eles poderiam usar para ataques de engenharia social .

Tipos de chamadas de spam

Os termos "robocall" e "spam call" são às vezes usados de forma intercambiável, mas eles podem significar coisas ligeiramente diferentes:

  • O que é um robocall? Uma chamada robocall é uma chamada que entrega uma mensagem de voz automática ou pré-gravada – por vezes são legais e têm lugar com o consentimento do cliente.
  • O que é uma chamada de spam? Uma chamada de spam é uma chamada não solicitada onde a intenção é muitas vezes enganar ou enganar o destinatário.

Os tipos de chamadas de spam ou robocall spam incluem:

1. Chamadas de spoofing

Uma chamada que imita um número local ou o de uma empresa conhecida. Isto porque os golpistas sabem que é mais provável que você atenda a chamada se você achar que é um número local ou conhecido.

2. Golpes do IRS (Secretaria da Fazenda dos EUA)

Estas chamadas incluem trapaceiros e criminosos que fingem ser o IRS. Eles podem pedir-lhe que pague uma conta falsa de impostos e podem alegar que o seu número de Segurança Social pode ser apagado se não o fizer. Os chamadores usam títulos falsos do IRS e números de crachás para fazer a chamada parecer legítima. No Reino Unido, eles fingem ser do HMRC.

3. Fraudes de caridade

Chamadas de instituições de caridade falsas pedindo doações para ajudar áreas ou pessoas atingidas por doenças ou desastres naturais.

4. Fraudes de agências de viagens

Este tipo de chamada pode começar com uma mensagem informando sobre uma notificação de férias gratuita ou de baixo custo. Os beneficiários são então convidados a introduzir os dados do seu cartão de crédito para aceitarem a viagem gratuita. 

5. Chamadas de seguros de saúde

Estas chamadas podem dizer-lhe que você não está recebendo o melhor serviço do seu seguro de saúde ou oferecer-lhe descontos em pacotes de seguro de saúde. O seu verdadeiro propósito é enganá-lo para que desista de informações pessoais.

6. Esquemas de empréstimo

O golpista oferece empréstimos ou cartões de crédito por uma pequena taxa inicial, muitas vezes visando pessoas com más notas de crédito. Uma vez que a taxa é paga, o empréstimo nunca se materializa.

7. Golpes de atendimento ao cliente

Os golpistas fingem ser de um negócio legítimo – como a Apple ou outras marcas de alto perfil – com quem você tem um relacionamento. Eles pedem-lhe informações pessoais que um negócio legítimo já teria e não pediria por telefone.

8. Fraudes de teste grátis

Os golpistas prometem um produto ou serviço gratuito, mas depois pedem o seu cartão de crédito, que é cobrado mensalmente.

9. Golpes de SEO/Google

Estas chamadas fraudulentas visam pequenas empresas para lhes dizer que a sua listagem no Google está prestes a desaparecer. Eles ameaçam marcar suas empresas como fechadas, a menos que paguem por alguns serviços de SEO desnecessários.

10. Fraudes verificação de mapas locais

Estas chamadas spam informam os proprietários de pequenas empresas de que necessitam para verificar uma listagem de mapas online. O interlocutor diz que precisa das informações sensíveis da sua empresa para continuar a listagem. Eles então usam essa informação para invadir as contas financeiras da organização.

11. Robocalls chineses

Se você vive em uma área com uma população chinesa considerável, você pode receber robocalls em mandarim. Para aqueles que não falam mandarim, as chamadas são desconcertantes. Aqueles que o fazem, e que seguem as instruções do robocaller, correm o risco de cair vítima de um esquema.

O tema varia, mas muitas vezes o robocaller afirma ser da Embaixada chinesa, informando o destinatário sobre um documento que precisa recuperar para salvaguardar seu status imigratório. O verdadeiro objetivo é defraudar as vítimas.

Como bloquear robocalls

Se você está se perguntando o que fazer com os robocalls ou como bloquear chamadas de spam, aqui estão algumas dicas:

Como parar robocalls no iPhone

Para aqueles que se perguntam como bloquear chamadas de spam no iPhone, os dispositivos iOS permitem que você evite que números específicos entrem em contato com você ou, se preferir, você pode encaminhar todas as chamadas de contatos desconhecidos diretamente para o correio de voz.

Para bloquear um número no seu iPhone:

  1. Vá para o aplicativo do telefone e toque em "Recentes"
  2. Localize o número que você gostaria de bloquear
  3. Toque no "i" azul dentro de um círculo à direita do número
  4. No tela seguinte, role para baixo e toque em "Bloquear este número"
  5. Toque na opção "Bloquear contato" na mensagem que aparece

Para se tornar indisponível para todos os números que não estão na sua lista de Contatos:

  1. Vá para "Configurações" e selecione a opção "Telefone"
  2. Rolar para baixo
  3. Toque no botão "Silenciar Chamadas Desconhecidas", para que ele seja exibido como verde

Como parar robocalls no Android

O processo a seguir para bloquear chamadas de spam no Android é semelhante ao que você usa para o iPhone.

Para bloquear um número no seu dispositivo Android:

  1. Abra o aplicativo Phone a partir da tela inicial
  2. Localize o separador "Recente" e toque nele
  3. Encontre o número que deseja bloquear, toque nele e depois toque no "i" num círculo
  4. Localize o botão "Bloquear" e confirme carregando em "Bloquear" na mensagem pop-up

Para bloquear números desconhecidos no seu dispositivo Android:

  1. Abra o aplicativo Phone a partir da tela inicial
  2. Localize três pontos e toque neles para abrir um menu suspenso
  3. Escolha "Definições" na lista
  4. Toque em "Bloquear números"
  5. Clique para tornar verde a opção "Block Unknown Callers" (Bloquear Chamadas Desconhecidas)

Se você receber robocalls em seu smartphone, você também pode considerar a instalação de um aplicativo de terceiros para ajudar a bloquear ou pelo menos alertá-lo sobre eles. Existem várias opções tanto para as plataformas Android como para a Apple. Um produto como Kaspersky Internet Security for Android tem uma funcionalidade de Filtro de chamadas que lhe permite bloquear chamadas indesejadas.

Como parar as chamadas de robocalls na sua linha fixa

O que você pode fazer para proteger a sua linha fixa depende do seu tipo:

<h4>Em um telefone fixo tradicional</h4>

Se você usa uma linha fixa tradicional, você pode comprar e instalar um dispositivo de bloqueio de chamadas. Os dispositivos de bloqueio de chamadas são normalmente pequenas caixas que você anexa ao seu telefone. Alguns dispositivos utilizam bases de dados de números de esquemas conhecidos, mas permitem adicionar números que você quer que sejam bloqueados. Outros dispositivos dependem de você para criar e atualizar sua própria lista negra de números a serem bloqueados.

<h4>Sobre VoIP</h4>

Se você usa o Voice Over Internet Protocol (VoIP) como sua tecnologia de telefonia fixa, você pode entrar em contato com seu provedor de serviços e perguntar se ele fornece um software que previne as chamadas de robôs e, em caso afirmativo, quais opções e preços estão disponíveis. Mesmo que não o façam, ainda assim podem permitir que você marque chamadas não solicitadas.

Como reportar robocalls

Nos EUA, você pode reportar robocalls para a Comissão Federal de Comércio. Você também pode registrar seu número no National Do Not Call Registry (tenha em mente que isso só funcionará para empresas que seguem a lei – os golpistas não se importarão se seu número for registrado dessa forma).

No Reino Unido, a Citizen's Advice tem informações sobre a comunicação de chamadas incómodas, incluindo a sua comunicação ao Serviço de Preferências Telefónicas. Na Austrália, você pode apresentar uma reclamação junto à Autoridade Australiana de Comunicações e Mídia. Outras jurisdições têm órgãos de reclamação semelhantes.

Artigos relacionados:

O que são robocalls e como detê-los?

O que são os robocalls? Robocalls podem ser um incómodo e, na pior das hipóteses, um esquema. Descubra o que acontece se você responder a uma chamada de robocall e como parar as chamadas de robocall.
Kaspersky Logo