content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-26.jpg

"Spam" é uma palavra popular na Internet desde o surgimento do e-mail, mas o que é exatamente? Basicamente, o spam é uma forma de lixo eletrônico, indesejado pelo destinatário. Normalmente, é uma única mensagem que contém anúncios, enviada para vários destinatários que nunca concordaram em recebê-las. Os métodos mais comuns que os remetentes de spam usam para criar suas listas de e-mail incluem: comprar listas de endereços, enganar os usuários para que forneçam suas informações por meio de concursos e ofertas de brindes falsos, ou usar programas que coletam e-mails para extrair endereços de sites.

Por que o spam é mais do que um simples incômodo

Existem muitos motivos para se evitar a interação com spams, mas alguns dos cenários realmente preocupantes incluem a possibilidade de se colocar em risco de roubo de identidade ou permitir que um invasor carregue vírus e malware em seu computador. Na pior das hipóteses, você pode até ser acusado de crimes sem saber que está ajudando o remetente de spam a cometer, como se envolver em lavagem de dinheiro ou lidar com objetos roubados. Na maioria dos casos, ao lidar com uma mensagem de spam, a melhor decisão é simplesmente excluir a mensagem imediatamente.

Como regra, se você deseja evitar mensagens de spam, é importante lembrar-se de que, se algo é bom demais para ser verdade, provavelmente não é. Isso o ajudará a fugir de concursos e ofertas duvidosos.

Como proteger-se do spam

Embora possa ser difícil evitar o spam, você pode reduzir bastante e até mesmo eliminar a quantidade de spam que se acumula em sua caixa de entrada usando um software antispam adequado. Graças aos avanços da inteligência de software, muitos filtros antispam são capazes de aprender automaticamente quais mensagens são legítimas e quais são spam, com intervenção mínima do usuário. Caso o filtro de spam deixe passar uma mensagem de spam, o usuário pode simplesmente sinalizar a mensagem. Dessa forma, o filtro se adapta à nova ameaça.

Com a implementação de um pacote adequado de proteção de segurança na Internet, você pode reduzir bastante os perigos do spam, garantindo que seja filtrado de sua caixa de entrada e de outras pastas importantes. Além disso, muitos softwares de segurança na Internet oferecem aos usuários proteção contra phishing, que pode ajudar nos casos em que um e-mail parece legítimo, mas não é. Como esses e-mails geralmente solicitam informações bancárias e outras credenciais financeiras, a proteção contra phishing é um recurso vital em qualquer ferramenta antispam.

A importância do software de segurança

Ao adquirir um software antispam, vale a pena escolher uma solução que inclua proteção antivírus, pois algumas mensagens de spam vêm carregadas de vírus e outros malware. Usando um único pacote de software, você simplifica consideravelmente o processo de proteção de seu computador, além de aumentar a confiabilidade de seu sistema. Embora o software antispam seja capaz de desviar mensagens de suas caixas de entrada, um software antivírus eficiente garante que, caso você abra acidentalmente uma mensagem de spam, seu computador não seja infectado.

Outros artigos e links relacionados a mensagens de spam

Dicas de proteção contra spam

O spam é uma forma de lixo eletrônico enviado por motivos diversos, e alguns podem conter malware ou golpes de phishing. Saiba como se proteger de mensagens de spam.
Kaspersky Logo