content/pt-br/images/repository/isc/mobile-150x150-7543.jpg

Os smartphones atuais são capazes de fazer muito mais do que os celulares faziam há alguns anos, mas essa extensão de funcionalidades também introduz novos riscos à segurança.

Como hoje usamos os nossos telefones para muito mais atividades, de redes sociais a compras online, serviços bancários e acesso à Web, precisamos nos precaver para que os aparelhos e as nossas informações fiquem a salvo dos ataques de malware e dos criminosos virtuais.

Dicas de segurança para o uso de smartphones

Seguem algumas dicas úteis para segurança de smartphones da equipe de especialistas em segurança de Internet da Kaspersky Lab:

  • Bloqueie-o
    Veja se a tela do seu telefone está bloqueada, o tempo todo, para que haja menos riscos de ele cair nas mãos de um criminoso virtual.
  • Criptografe suas informações confidenciais
    Se o seu telefone tiver recursos de criptografia de dados, use-os. Caso o seu telefone seja roubado, os criminosos não conseguirão acessar as informações pessoais armazenadas nele.
  • Monitore o comportamento dos aplicativos no seu telefone
    Esteja ciente dos acessos/solicitações de permissão dos aplicativos executados no seu telefone. Faça isso principalmente em smartphones Android.
  • Proteja seus dados e o telefone
    Muitos usuários que jamais pensariam na hipótese de não ter um software antimalware em seus laptops, PCs ou Macs se esquecem de que os smartphones de hoje são poderosos computadores, portanto, vulneráveis aos mesmos riscos. Use um programa antimalware de boa reputação em todos os dispositivos móveis e confira se os bancos de dados de antivírus são constantemente atualizados.
  • Esteja ciente dos riscos das práticas de desbloqueio por jailbreak/rooting
    Embora pareça tentador tentar desvendar o código do seu telefone, ou desbloqueá-lo para acessar aplicativos ou serviços específicos, essas atividades podem comprometer a segurança. Para manter a segurança do seu telefone e dos dados, não realize essas práticas.
  • Desative o Bluetooth sempre que possível
    Se não estiver usando o Bluetooth, desligue-o. Assim, você torna seu telefone menos vulnerável aos ataques virtuais e ainda reduz o consumo da bateria.
  • Escolha uma solução de segurança para smartphones que tenha recursos antirroubo
    Alguns produtos de segurança para smartphones incluem recursos antirroubo que dão acesso remoto ao seu telefone perdido ou roubado, assim você pode bloquear o telefone, apagar os dados e descobrir sua localização.

Outros artigos e links relacionados a segurança de celulares e computadores

Segurança de smartphones

Smartphones de hoje são capazes de fazer muito mais do que os telefones celulares de alguns anos atrás -, mas esta gama muito alargada de recursos também viu a introdução de alguns novos riscos de segurança.
Kaspersky Logo