Se você acha que os sites de relacionamento estão em alta, acertou. Quarenta e nove milhões de norte-americanos já usaram sites de relacionamento, segundo o Statistic Brain Research Institute. Entretanto, nem todos que criam perfis nesses sites têm as melhores intenções. Segundo o FBI, vítimas de golpes em sites de relacionamento perderam mais de US$ 82 milhões nos últimos seis meses de 2014. Na verdade, os golpes românticos ou de “confiança” levaram às maiores perdas por pessoa do que qualquer outra fraude na Internet, fazendo a vítima perder, em média, US$ 100.000. Conheça a anatomia de um golpe de relacionamento e saiba como você pode evitar falsos romances.

Golpes comuns

A maioria dos golpes de relacionamento começa inocentemente. Os golpistas entram em contato com suas vítimas por sites de mídias sociais ou por e-mail, alegam ter interesses em comum ou uma conexão mútua distante, como um encontro em um casamento ou outro evento mais geral. Outros criadores de golpes tornam seus perfis falsos extremamente atraentes, depois aguardam as vítimas fazerem contato e iniciarem uma conversa. Assim que o golpista o conquista, as possibilidades são infindáveis, mas aqui estão algumas das variações mais comuns:

Golpes de romance com militares

Conforme observado no blog A Soldier’s Perspective, esses golpes são comuns e difíceis de detectar. Os fraudadores podem usar o nome e a aparência de um soldado real ou criar um perfil inteiramente falso. Eles enviam e-mails que parecem legítimos, apresentando-se como se estivessem no fim de suas carreiras, geralmente com filhos mais velhos e tendo perdido suas esposas de maneira trágica. Os e-mails são rebuscados, com jargão, títulos e locais de bases militares, o que pode impressionar. Eles começam a estabelecer uma forte conexão emocional, mas antes que os encontros pessoais aconteçam, o “soldado” entra em ação. Surgem pedidos de dinheiro para instalar uma conexão de Internet confiável, pagar voos de volta para casa ou complementar supostas “limitações” do seguro-saúde ou plano de aposentadoria militar. Em muitos casos, esses golpistas têm cúmplices, que se passam por médicos ou advogados para conseguir um fluxo constante de dinheiro. E esses golpes podem se arrastar por meses ou até anos antes que as vítimas suspeitem.

Golpes que envolvem relações íntimas

Nesses golpes, as vítimas são abordadas por possíveis pretendentes que moram no exterior, na Europa oriental ou no sudeste da Ásia, e têm "amigos" em diversos sites de mídias sociais. Depois de um intenso período de paquera, o golpista sugere que a vítima converse com ele pela webcam. Porém, a webcam do fraudador quebrou sem motivo, mas ele enche a vítima de elogios e, com uma combinação de lábia e insistência, ele a convence a se despir parcialmente ou a praticar outras atividades íntimas. O golpista então revela sua verdadeira identidade. Ele alega ter gravado um vídeo e ameaça compartilhá-lo com amigos em comum nas redes sociais ou a publicar a gravação on-line, a menos que a vítima envie dinheiro a ele. Assim que a vítima concorda, o ciclo recomeça. As exigências aumentam até que a vítima se recusa a pagar.

Sites de relacionamento falsos

O recente vazamento do Ashely Madison é um exemplo do mundo de sites de relacionamento falsos. Alguns serviços dizem proporcionar encontros legítimos, mas têm pouquíssimos usuários ou estão repletos de golpistas. Desconfie de questionários de inscrição que pedem poucas informações pessoais, mas fazem muitas perguntas sobre suas finanças. Confira também o nível de atenção que você recebe logo depois de criar seu perfil. Se o seu perfil tem poucas linhas de texto, nenhuma foto e nenhuma preferência definida e, mesmo assim, você receber muitas mensagens de possíveis pretendentes, existe uma grande chance de você estar em um site de relacionamento falso.

Como proteger seu coração (e seu bolso)

Às vezes, mesmo em sites de relacionamento legítimos, você pode cair em armadilhas. Fique atento a estes sinais para saber distinguir pretendentes de golpistas:

Ortografia e gramática suspeitas

Antes de conversar com alguém em um site de relacionamento ou nas mídias sociais, avalie o perfil da pessoa. Dependendo da região onde ela diz morar, fique atento a erros de ortografia e gramática. Embora nem todos que procuram uma história de amor on-line tenham alma de poeta, erros gramaticais grotescos e sentenças ilógicas que contêm muitos detalhes pessoais devem servir de alerta. O mesmo serve para os e-mails. Falantes nativos de um idioma têm uma cadência fluente ao falar e escrever, algo não tão fácil de imitar. Desconfie se algo parecer “fora” desse tom ou ritmo.

Recortar e colar

Se as mensagens e as descrições de perfil parecerem muito perfeitas, desconfie. Em geral, os golpistas não se incomodam de escrever o próprio texto, mas preferem copiá-lo de outros sites ou perfis de relacionamento. Uma boa ideia aqui é buscar o mesmo texto na Internet para ver se existem outras cópias. Se for o caso, não responda à mensagem do golpista.

Links estranhos

Usuários legítimos costumam publicar links de suas bandas favoritas, destinos turísticos ou hobbies. Os golpistas geralmente preenchem seus perfis com links para sites de “spam” de baixa qualidade, que tentam vender produtos ou ensinam você a “enriquecer rapidamente”. Você também encontra links para sites pornográficos, um sinal de aviso de que o perfil não é totalmente legítimo.

Tempo em dobro

Embora muitas vezes sentimentos intensos acompanhem as primeiras semanas de qualquer relacionamento novo, os golpistas tentam acelerar ainda mais esse processo com elogios e palavras bonitas, além de detalhes íntimos de suas vidas “que eles nunca compartilharam com ninguém”. O mais problemático é quando, depois de algumas sessões de bate-papo ou alguns e-mails, a pessoa pedir dinheiro para arcar com algumas despesas; é possível que ela esteja em outro país, tenha alguém familiar doente ou acabou de ser roubada, por isso precisa que você transfira dinheiro o quanto antes. Se ocorrer algum pedido de dinheiro, caia fora.

Esses golpes de relacionamento on-line geralmente visam usuários vulneráveis, que desejam se conectar com pessoas em um mundo incrivelmente distante. Mas não deixe que a busca por um grande amor afete seu bom senso. Conhecendo os golpes mais comuns e sabendo como evitar fraudadores, você se livra de romances falsos e pode procurar seu verdadeiro amor.

Outras ótimas leituras relacionadas a ameaças virtuais