No dia a dia, é grande o número de vândalos que parece gostar de destruir coisas, mesmo que seja difícil entender que vantagens eles ganham com seus atos. Infelizmente, esse mesmo tipo de comportamento está presente no ciberespaço. Existem criadores de malware que dedicam tempo e trabalho para atos de vandalismo capazes de danificar o computador e os dados, além de interferir nos serviços oferecidos pelas empresas.

Quem são os vândalos de computadores?

Quando o desenvolvimento de malware começou, a maioria dos vírus de computador e cavalos de Troia era criada por alunos e outros jovens programadores, e também por programadores mais velhos e experientes. Hoje, ainda existem quatro tipos de vândalos de computadores:

  • Estudantes habilidosos… querendo aparecer!
    Em muitos casos, estudantes que acabam de dominar o uso de uma linguagem de programação podem ter vontade de testar suas habilidades ou provar como são espertos. Felizmente, muitos desses criadores de malware na verdade não distribuem seus programas. Eles preferem enviar o vírus ou worm para uma empresa de antivírus .
  • Jovens inexperientes… amparados pela Internet
    Jovens que ainda não dominaram a arte de programar também podem se tornar vândalos de computadores, muitas vezes por uma questão de "autoestima". Antes, o resultado eram vírus muito básicos. Entretanto, hoje há muitos sites que explicam como criar e distribuir vírus de computador e também como driblar um software antivírus. A Internet facilitou muito a criação de vírus, mesmo pelos mais inexperientes.
  • "Desenvolvedores profissionais"
    Na medida em que os criadores de vírus vão amadurecendo, a experiência que eles adquirem torna suas atividades muito mais perigosas. Programadores mais velhos e talentosos conseguem criar vírus de computador "profissionais". Podem ser programas sofisticados, que usam métodos inovadores para invadir domínios de sistemas de dados, explorar vulnerabilidades de segurança dentro dos ambientes de operação, aproveitar a engenharia social ou usar várias outras artimanhas.
  • Pesquisadores
    São programadores espertos, capazes de inventar novos métodos de infectar computadores, mascarar a infecção e resistir às ações dos softwares antivírus. O objetivo do programador é pesquisar o potencial da "fauna de computadores". O programador pode optar por não propagar suas criações, mas sim promover ideias ativamente pelos numerosos recursos da Internet dedicados à criação de vírus de computador. Essas ideias e "vírus de pesquisa" podem ser usados por indivíduos ou criminosos mal-intencionados.

Ameaças de computador e o vandalismo de hoje

Embora todos esses grupos ainda continuem desenvolvendo vírus de computador, houve uma redução no número de tipos novos e tradicionais de ameaças de computador disseminados. Os motivos são diversos:

  • Novas leis
    Em muitos países, as mudanças na legislação resultaram na prisão de criadores de vírus de computador. Com maior cobertura por parte da imprensa, essas prisões provavelmente desanimaram alguns jovens de desenvolver códigos maliciosos.
  • Jogos
    Os jogos em rede ofereceram uma nova forma de os jovens demonstrarem suas proezas e habilidades. Hoje, muitos jovens experientes em computação costumam se tornar jogadores, em vez de criadores de malware.
  • Complexidade
    Nos anos 90, era muito mais fácil criar vírus de computador que tentavam atingir o sistema operacional DOS da Microsoft, em comparação com o esforço necessário hoje para atingir o sistema operacional Windows, muito mais complexo.

Embora a diminuição do vandalismo em computadores seja bem-vinda, os riscos apresentados por outros tipos de programas maliciosos representam uma ameaça mais perigosa para o computador, seus dados, sua identidade digital e suas finanças.

Para saber mais sobre essas ameaças, clique nos links abaixo:

Como se proteger do vandalismo em computadores

Um software antimalware é vital para a defesa do seu computador, dispositivo móvel e dados contra vandalismo, vírus, worms, cavalos de Troia e outros tipos de malware. A Kaspersky Lab fornece soluções antimalware que oferecem proteção de alto nível para uma ampla variedade de computadores e outros dispositivos, entre eles:

  • Computadores Windows
  • Computadores Linux
  • Macs da Apple
  • Smartphones
  • Tablets

Outros artigos e links relacionados a vandalismo por computador