undefined

Todos os dias ficamos sabendo de casos de vândalos que parecem gostar de destruir coisas, embora seja difícil entender como é possível se beneficiar de um ato de vandalismo. Infelizmente, o mesmo tipo de comportamento acontece no espaço cibernético. Há criadores de malware que dedicam seu tempo a atos de vandalismo de computadores que podem prejudicar suas máquinas e os dados, afetando os serviços que as empresas prestam.

Quem são os vândalos de computadores?

No início da era do desenvolvimento de malware, a maior parte dos vírus de computador e cavalos de Troia era criada por estudantes e jovens programadores, além de alguns programadores mais experientes. Hoje, são quatro os tipos principais de vândalo de computadores:

  • Estudantes habilidosos querendo aparecer!
    Em muitos casos, os estudantes, que acabaram de aprender sobre linguagem de programação, podem querer testar seus conhecimentos e provar como são espertos. Felizmente, muitos desses criadores de malware não distribuem suas criações. Em vez disso, eles enviam o vírus ou worm a uma empresa de antivírus.
  • Jovens sem experiência que recorrem à Internet
    YJovens que ainda não dominaram a arte da programação também podem se transformar em vândalos de computador, muitas vezes com a intenção de provar suas 'qualidades pessoais'. Isso costumava resultar em vírus primitivos. No entanto, existem hoje inúmeros sites que explicam como escrever e distribuir vírus de computador e como esses vírus podem driblar os softwares antivírus. Por isso, com a ajuda da Internet, agora é muito mais fácil que usuários sem experiência criem seus próprios vírus.
  • ‘Desenvolvedores profissionais’
    Conforme os jovens criadores de vírus vão se tornando mais experientes, suas atividades vão ficando muito mais perigosas. Programadores mais velhos e talentosos são capazes de criar vírus bastante ‘profissionais’. Podem ser programas sofisticados que usam métodos inovadores para invadir domínios de sistema de dados, explorar vulnerabilidades de segurança em ambientes operacionais, aproveitar a engenharia social ou usar diversos outros truques.
  • Pesquisadores
    São programadores perspicazes que têm a capacidade de inventar novos métodos de infectar os computadores, camuflando a infecção e resistindo às ações do software antivírus. O objetivo do programador é pesquisar o potencial da ‘fauna computacional’. O programador pode optar por não propagar suas criações, mas promover ideias ativamente por meio de diversos recursos da Internet dedicados à criação de vírus de computador. Essas ideias e ‘vírus de pesquisa’ podem então ser usados por indivíduos maliciosos ou criminosos.

Ameaças atuais de vandalismo a computadores

Embora todos esses grupos ainda desenvolvam vírus para computador, caiu o número de novos tipos tradicionais de ameaças que são lançadas. Há diversas razões possíveis para tal:

  • Novas leis
    Em muitos países, as mudanças na legislação resultaram na prisão de criadores de vírus para computador. Com a abrangente cobertura da imprensa, essas prisões acabaram inibindo os jovens de desenvolver códigos maliciosos.
  • Jogos
    Os jogos em rede foram outro canal para que os jovens mostrassem seus conhecimentos e talentos. Hoje, muitos jovens formados em computação preferem se dedicar aos jogos a se dedicar à criação de malware.
  • Complexidade
    Nos anos 90, era muito mais fácil criar vírus de computador direcionados ao sistema operacional DOS da Microsoft em comparação com o esforço exigido hoje para atingir um sistema operacional mais complexo, como o Windows.

Embora a queda no índice de vandalismo em computadores seja muito bem-vinda, os riscos impostos por outros tipos de programas maliciosos representam uma ameaça muito mais perigosa ao seu computador, seus dados, sua identidade digital e suas finanças.

Para saber mais sobre essas ameaças, clique nos links abaixo:

Como se proteger contra o vandalismo de computadores

Softwares antimalware são vitais para a defesa de computadores, dispositivos móveis e dados contra vandalismo, vírus, worms, cavalos de Troia e outros tipos de malware. A Kaspersky Lab oferece soluções antimalware que garantem proteção superior a uma grande variedade de computadores e outros dispositivos, incluindo:

  • Computadores com Windows
  • Computadores com Linux
  • Apple Macs
  • Smartphones
  • Tablets