Tecnologia do Futuro

Viajando nas asas da mudança: os drones podem trazer benefícios para os negócios?

Desde o lançamento aéreo de vacinas de emergência até o fornecimento de tecnologia agrícola da próxima geração, veja como os drones estão transformando o mundo dos negócios.

Compartilhar artigo

Vamos direto ao ponto: os drones não estamparam as melhores notícias recentemente. Interrompendo o funcionamento de aeroportos internacionais e incomodando frequentadores de parques com seus ruídos estridentes, até agora, não foi seu ano. Mas eles são um risco para a nossa segurança? Nas mãos certas, eu acredito que os drones podem ser usados para fazer o bem. Eles estão mudando o mundo para melhor e podem ajudar seus negócios.

No entanto, não estou dizendo que eles não têm seu próprio conjunto de… desafios. E a equipe da sala de controle do aeroporto de Gatwick, em Londres, pensará que sou maluco. Mas os drones estão genuinamente ajudando na realização de algumas coisas incríveis ao redor do mundo. Da distribuição de vacinas de emergência a sistemas contra caçadores e, até mesmo, a entrega de pizzas, os drones estão transformando o mundo em um lugar mais seguro (quem sabe o que poderia acontecer se você saísse de casa para buscar uma pizza). Além de reduzir os erros humanos em qualquer equação, eles minimizam o tempo que gastamos com tarefas secundárias, permitindo que nos concentremos em trabalhos mais importantes.

Vejamos alguns exemplos:

Entrega de vacinas de emergência

Em abril de 2019, a Zipline lançou uma frota de drones projetada para levar suprimentos médicos para as áreas mais remotas de Gana. Os drones estão realizando voos de teste com sangue e vacinas a partir de um dos quatro centros de distribuição planejados. Quando estiverem totalmente operacionais, esses drones atenderão a 500 clínicas.

Uma nova visão de agricultura

Ao usar drones para avaliar do alto lindas e abundantes plantações, há muitas coisas que podemos descobrir sobre a terra. Informações precisas permitem a irrigação, a fertilização e o controle de pragas ideais para cada cultura. A redução do uso de água e pesticidas e a maximização do rendimento das plantações geram benefícios para as finanças e para o meio ambiente. E isso é ótimo.

Mas não para por aqui. O plantio pode ser um processo demorado e tedioso. É aqui que entra a DroneSeed. Essa pequena máquina voadora resolve a questão a 106 metros por segundo, liberando os agricultores para usar melhor o seu tempo. Eles também estão usando os drones para plantar árvores e lutar contra as mudanças climáticas.

Entregas de varejo da próxima geração

Certamente, esse não é tão comovente como os outros dois. Mas vamos lá. Não dá para dizer que, se você comprasse um novo e excepcional ventilador em uma escaldante manhã e ele fosse entregue apenas 13 minutos depois, você não ficaria muito feliz. O recente serviço Prime Air da Amazon visa empacotar e entregar encomendas com até 2,26 kg em 30 minutos ou menos.

Os drones podem ajudar a tornar o mundo do trabalho mais seguro?

Não há dúvidas sobre isso: os drones estão em alta. E à medida que se tornem mais populares, talvez possamos vê-los substituindo os trabalhos mais perigosos ou tediosos em vários setores diferentes. Da coleta de dados até a entrega, os drones podem realizar tarefas que nos liberam para nos concentrarmos em tarefas mais importantes e nos salvam de tarefas potencialmente perigosas.

Não há dúvidas sobre isso: os drones estão em alta.

Eles são incrivelmente versáteis. Alguns de seus usos atuais incluem entregas de suprimentos médicos, resposta a acidentes de trânsito, construção, ajuda em incêndios e resgates. Nesses casos, a ajuda de um drone pode minimizar o risco dos trabalhadores.

Por exemplo, cerca de 50 telhadistas morrem a cada ano no Reino Unido ao inspecionar telhados no setor de construção, que segue padrões altamente regulamentados nesse país. Substitua esse número por zero e teremos um grande avanço no salvamento de vidas.

Como você pode preparar seus negócios para o futuro dos drones?

Agora é o momento de pensar em como os drones podem ajudar seus negócios a alcançar novos patamares. A tecnologia do drone já é uma realidade, e nós temos a oportunidade de moldá-la para o que há de melhor. O primeiro passo é superar os desafios iniciais, que podem ser vários. Desde a criação de sistemas de gerenciamento do tráfego aéreo até a resolução de questões de ruído e segurança pública, um ambiente regulatório correto é essencial.

A adoção de drones é um processo incremental, especialmente em grandes empresas. A chave para esse processo? Provedores de serviços de drones (DSPs). Os DSPs certificam-se de que os drones atendam às necessidades do cliente. Dessa maneira, independentemente de você trabalhar no varejo, na logística ou em outro setor, quando se trata de coletar dados sobre drones e integrá-los aos seus fluxos de trabalho, os DSPs são vitais.

Existem implicações de segurança?

Sim, a cibersegurança. Se está pensando em usar um drone em seus negócios, você deve considerar as implicações de segurança de dados. Isso não é muito divulgado na imprensa, mas os drones podem ser tão facilmente sequestrados quanto os servidores de sua empresa. Assista a este vídeo sobre como é fácil invadir um drone:

Neste momento, muitos aplicativos de drone não podem ter uma criptografia forte o bastante para protegê-los contra invasores. Mas, assim como o sol nasce todas as manhãs, com a proliferação vem a preparação. É hora de tornar seus negócios mais seguros para liberar a passagem para a chegada da tecnologia de drones.

Este artigo representa a opinião pessoal do autor.

Deixe seus negócios mais seguros

Se você estiver usando tecnologias emergentes, como os drones, certifique-se de proteger seus negócios. Os invasores e os vírus não têm nenhuma chance contra as soluções de cibersegurança para empresas da Kaspersky.

Sobre os autores

Ryan Loftus is a freelance writer specializing in topics like technology, climate change, and the future of agriculture. He's interested in farming advancements and how they can help combat global warming.