Adware é o nome que os profissionais de informática dão aos programas que exibem anúncios em seu computador ou que executam funções relacionadas a publicidade ou marketing. Além de mostrar anúncios, esses programas podem desviar suas pesquisas para sites de publicidade sem informá-lo. Ou podem coletar suas informações pessoais para fins de marketing, também sem informá-lo.

Alguns programas de publicidade são benignos e transparentes quanto ao seu propósito. Os fornecedores de software ou provedores de serviços on-line podem oferecer versões gratuitas ou com descontos em troca da exibição de anúncios em seu computador. Mas outros softwares de publicidade ou marketing podem ser mais furtivos, e acabar gerando custos elevados.

O que o adware faz com seu computador?

Raramente um adware oriundo de empresas confiáveis causa problemas. Ele pedirá sua permissão antes de ser instalado e oferecerá uma maneira de remover os anúncios. (Isso pode envolver o cancelamento de um serviço ou o upgrade para uma versão paga. O importante é que você tem uma opção.)

Mas outros softwares de publicidade podem causar problemas. Principalmente se forem instalados sem a sua permissão. Além da inconveniência de ver anúncios que você não solicitou, eles podem deixar seu computador lento. Dependendo da quantidade de programas ocultos em seu computador, a redução do desempenho pode ser significativa. Talvez você tenha de pagar um profissional para limpar seu sistema de modo que ele funcione devidamente.

Os softwares de publicidade dissimulados podem custar caro de outras formas. Se eles desviarem suas pesquisas, você poderá acabar pagando mais por produtos e serviços que adquire on-line. E os programas que coletam suas informações pessoais secretamente podem ser explorados por criminosos virtuais, com resultados bastante custosos para a vítima.

Proteção do computador contra anúncios duvidosos

Como você pode se proteger dos softwares de publicidade dissimulados? A primeira etapa para se proteger de todas as ameaças de computador é ser cuidadoso. Se algo parece ser bom demais para ser verdade, provavelmente não é; não clique nesse link.

Mas mesmo a adoção de práticas recomendadas de segurança não oferece proteção total: você precisa de ferramentas para ajudá-lo a proteger seu computador. Existem verificações de vírus gratuitas disponíveis, e esse é um bom começo, mas não é suficiente. As verificações gratuitas têm recursos limitados e geralmente não detectam adware malicioso.

A proteção antivírus completa não é fornecida gratuitamente, mas o preço vale bastante a pena. E a maioria das ferramentas completas de proteção antivírus oferece também a opção de verificação de adware. Nos sistemas de proteção bem projetados, é possível permitir que determinados programas de publicidade sejam mantidos, enquanto os programas incômodos ou perigosos não solicitados são eliminados. Isso manterá seu computador funcionando plenamente e com segurança.

Outros artigos e links relacionados a adware de computador