content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-27.jpg

A rede de sua pequena empresa pode estar sendo atacada por criminosos virtuais. Não precisamos de informações internas para saber disso, e nossa intenção não é assustá-lo. Isso é fato no cenário empresarial da era da Internet. Diferentemente dos ladrões do mundo físico, que gastam tempo e esforço procurando lugares para arrombar, os criminosos virtuais podem examinar milhares de possíveis alvos com o pressionamento de algumas teclas. Para oferecer segurança para empresas de pequeno porte contra esses constantes ataques cibernéticos de sondagem, é necessário implementar uma cultura de segurança dentro da empresa.

Os funcionários e os proprietários das empresas precisam conhecer e seguir as práticas recomendadas de segurança básica. Mas apenas a vigilância não é suficiente. As empresas também devem investir em ferramentas de segurança adequadas. Afinal de contas, você não pode ensinar os funcionários a manter a porta dos fundos sempre trancada, se essa porta não tem uma trava.

Proteção de redes de pequenas empresas

Os profissionais de cibersegurança falam muito sobre "segurança de rede". Parece algo que se aplica somente a grandes corporações, mas qualquer empresa com mais de um computador tem uma rede. Na verdade, se os funcionários usam seus smartphones para trabalhar, um computador desktop e esses smartphones já formam uma rede corporativa.

A conscientização sobre segurança de Internet representa a primeira camada fundamental de proteção. O acesso à rede deve ser protegido com senhas fortes. ("Senha" ou "Password" não é uma senha forte). Essas senhas devem ser alteradas periodicamente.

Os usuários com acesso à rede devem aprender a ser cuidadosos com os e-mails. Não clique em links contidos em e-mails, a menos que você tenha certeza de que a mensagem é realmente proveniente de uma fonte conhecida e confiável. Tenha cuidado com e-mails que parecem ser de colegas, mas que não incluem uma mensagem pessoal. Também tenha cuidado com e-mails supostamente vindos de bancos ou outras empresas solicitando o envio de informações de conta. Esses são sinais de alerta para golpes de "phishing" que tentam enganar os destinatários.

Para manter sua porta trancada, invista em um cadeado

As práticas recomendadas de segurança básica reduzirão muito a chance de criminosos virtuais invadirem sua rede corporativa. Mas a segurança de empresas de pequeno porte também exige soluções empresariais adequadas.

A proteção gratuita para pequenas empresas nem sempre é suficiente. As ferramentas de segurança freeware são basicamente artifícios de marketing. Elas podem dar a sensação de uma possível solução baseada no princípio "teste antes de comprar", mas são inerentemente limitadas. No entanto, há ferramentas de segurança para pequenas empresas eficientes, disponíveis a preços acessíveis.

Uma solução corporativa eficiente devem ter estes cinco recursos básicos:

  • Deve incluir proteção contra vírus de computador e outros malwares.
  • Como alguns tipos de acesso à rede móvel são agora quase universais, a solução deve oferecer segurança móvel.
  • Deve possibilitar a criptografia de arquivos e pastas individuais, ou de um disco inteiro de dados.
  • Deve proteger endpoints - os vários dispositivos e locais que permitem o acesso à rede.

Por último, mas não menos importante, uma solução de segurança empresarial eficiente deve incluir ferramentas de gerenciamento de sistemas, como o gerenciamento de correções para a atualização da proteção.

Com uma proteção eficiente e a adoção de práticas recomendadas de segurança de Internet, as empresas de pequeno porte podem se transformar em alvos resistentes para os criminosos virtuais. Eles podem tentar encontrar portas para acessar sua rede, mas quando essas portas não se abrem, acabam procurando vítimas mais fáceis.

Outros artigos e links relacionados à segurança de pequenas empresas

A segurança de pequenas empresas exige cuidado, ferramentas

Normalmente, os criminosos virtuais procuram empresas descuidadas; por isso, a segurança de empresas de pequeno porte exige uma cultura de vigilância, além de produtos de segurança de rede.
Kaspersky Logo