content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-14-why-is-internet-not-working.jpg

Diagnosticar problemas de conexão com a Internet pode parecer um trabalho para um verdadeiro detetive. Há muitos pontos de falha possíveis, desde problemas no dispositivo que você está usando até problemas com o roteador ou o ISP. Um processo de solução de problemas pode ajudar a identificar a causa, e você poderá resolver o problema com algumas etapas simples.

É o meu roteador?

A maioria das pessoas já conhece a solução mais simples: reinicie o roteador e o modem. Isso resolve vários problemas básicos e leva apenas alguns minutos. Mas, se não funcionar, você deverá verificar se o roteador e o modem estão funcionando.

Primeiro, confira as luzes na frente do modem e do roteador para determinar se o equipamento está recebendo um sinal. Uma luz com o rótulo “Internet” deve estar com sua cor normal, piscando ou constante, dependendo do modelo. Se a luz parece seguir um padrão, consulte a documentação do roteador para saber se esse padrão significa algo específico.

Se você não consegue se conectar à rede Wi-Fi, verifique se o roteador tem acesso à Internet conectando o computador diretamente com um cabo de rede. Se você suspeitar que o modem não está funcionando, conecte o computador a ele usando o cabo que em geral está conectado ao roteador. Em ambos os casos, o computador deverá conseguir acessar a Internet dessa maneira. Se o modem não estiver conectado à Internet, a próxima etapa será entrar em contato com o seu provedor de Internet.

Se o modem estiver conectado, mas o roteador não, talvez seja hora de atualizar o firmware do roteador ou alterar suas configurações. Esses processos podem variar, e você deve consultar a documentação do roteador para ver as informações corretas. Se possível, teste mais de um dispositivo para garantir que o problema não é com o dispositivo.

É o meu provedor de Internet?

Há algumas maneiras de verificar se o provedor teve uma queda de energia, que pode ser o motivo do roteador e do modem não conseguirem acessar a Internet. Se você consegue se conectar à Internet de alguma outra forma, por exemplo, via dados da rede celular, procure notificações no site do seu provedor de Internet. Também é recomendável ligar e relatar a pane, caso a empresa ainda não esteja ciente. Na verdade, a equipe de atendimento do provedor de Internet pode ajudar a solucionar o problema, independentemente dele ser causado por uma queda de energia.

O roteador e o modem estão funcionando

O diagnóstico quando o dispositivo não se conecta a um roteador que está funcionando é uma questão complexa. As ferramentas que você usa para se conectar à Internet são, na verdade, uma série de dispositivos, drivers e aplicativos que devem interagir entre si para oferecer uma experiência fluida. O primeiro procedimento mais simples, que pode solucionar alguns problemas mais simples no driver, é reiniciar o computador. Se você estiver conectado a uma rede pública, tente abrir o navegador só para garantir que ela não esteja solicitando que você faça login para ter acesso.

Muitos dispositivos têm um aplicativo nativo de solução de problemas de rede que vale a pena testar caso o problema esteja persistindo. Esses aplicativos de solução de problemas são bons para identificar conflitos de endereço IP e problemas no servidor DNS.

Se isso não funcionar, tente desabilitar e reabilitar o adaptador que você usa para se conectar à Internet. No caso de Internet sem fio, esse adaptador é uma placa de Wi-Fi ou placa 802.11. Talvez seja necessário desabilitar e reabilitar o adaptador de rede ou Ethernet, caso você use uma conexão a cabo. Além disso, tente esquecer a rede à qual o computador se conecta automaticamente e, em seguida, configure a conexão novamente. Isso pode resolver problemas de senha incorreta da rede e conflitos de endereço IP.

É o meu servidor DNS? (O que é DNS?)

Você pode ter uma boa conexão com a Internet, mas um servidor DNS configurado incorretamente. O servidor DNS é como um diretório para o seu dispositivo que traduz o URL que você digita ou clica em um endereço IP que o dispositivo possa entender. Se, ao digitar "www.google.com", você não for direcionado para o mecanismo de pesquisa do Google, mas conseguir acessá-lo ao digitar o endereço IP, você deverá editar as configurações do servidor DNS. O endereço IP do Google varia dependendo da sua região. Um endereço comum que você pode tentar é http://74.125.224.72/.

O utilitário de configurações de DNS varia dependendo do dispositivo, mas talvez seja mais fácil simplesmente trocar o servidor DNS que você usa. Alguns estão disponíveis gratuitamente para usuários da Internet, incluindo os servidores DNS do Google e o OpenDNS.

São os meus drivers?

A essa altura, se a Internet ainda não estiver funcionando, talvez você precise atualizar os drivers do dispositivo. Para isso, talvez seja necessário usar um outro dispositivo conectado à Internet para baixar os novos arquivos de driver e, em seguida, transferi-los usando um dispositivo USB. Baixe somente de arquivos de driver de uma fonte confiável, como o site oficial do fabricante do dispositivo. Reinicie o dispositivo depois de instalar os novos drivers.

Se nenhuma dessas dicas funcionar, talvez você precise da ajuda de especialistas. As etapas acima ajudam a eliminar as causas mais comuns dos problemas de conexão com a Internet, mas às vezes eles são resultado de falhas no equipamento ou problemas graves de programação que exigem assistência profissional.

Por que minha Internet não está funcionando?

Conheça alguns dos problemas mais recorrentes e soluções para uma pergunta muito comum e irritante: "Por que minha Internet não está funcionando?".
Kaspersky Logo