content/pt-br/images/repository/isc/2020/9910/prolong-your-smartphone-battery-lifespan-1.jpg

As baterias modernas dos smartphones podem ter uma vida útil longa se forem usadas corretamente. O principal truque por trás da extensão da vida útil da bateria é limitar o estresse enfrentado pela bateria. No entanto, existem outras dicas de economia de bateria de smartphones para tirar o máximo proveito dos seus dispositivos. Quando você economiza bateria, melhora sua autonomia diária e evita a sua substituição precoce.

Um economizador de bateria para Android e um economizador de bateria para iPhone podem ajudar a reduzir o consumo de energia do smartphone. Mas, geralmente, só se pensa nisso quando a bateria já está em seus últimos ciclos de vida.

Para aproveitar o máximo do seu smartphone, você precisa aprender a carregar e economizar a bateria enquanto ela ainda está nova.

Neste artigo, responderemos a algumas destas perguntas comuns:

  • O telefone deve ser recarregado a partir de que porcentagem?
  • Devo recarregar a bateria do telefone em 100%?
  • Quando devo recarregar meu telefone para ter uma boa vida útil da bateria?
  • Como recarregar a bateria de um telefone novo?
  • A segurança do telefone pode comprometer a vida útil da bateria?

A vida útil da bateria do telefone

As baterias evoluíram desde os tempos dos modelos de células de chumbo-ácido. Já se foi o tempo das preocupações com a "memória da bateria". Por isso, é importante entender como as baterias mais novas funcionam.

A duração das baterias de íons de lítio (Li-ion) modernas pode ser vista de duas maneiras: vida útil e autonomia.

A vida útil da bateria refere-se ao tempo de funcionamento pretendido da bateria antes de precisar ser substituída. A vida útil não deve ser uma preocupação para os usuários até que a bateria comece a se esgotar muito rapidamente. Se cultivar hábitos saudáveis de uso da bateria desde o início de sua vida útil, você poderá mantê-la por mais tempo.

A autonomia da bateria refere-se à quanto tempo ela dura em cada recarga individual. Essa é a "vida" diária da bateria com a qual você normalmente está preocupado. Geralmente, quanto mais frequentemente a bateria estiver esgotada, menor será sua vida útil. Calcular a energia ajudará a melhorar ambos.

As baterias tornaram-se difíceis e perigosas de manipular diretamente, pois a maioria dos telefones não permite mais a substituição. Como resultado, os usuários que precisam de uma nova bateria devem buscar uma loja de manutenção profissional cara. É desejável ser mais consciente sobre o uso da bateria para minimizar os custos de manutenção do telefone.

Nenhuma bateria tem exatamente a mesma vida útil. Seus hábitos de uso e carregamento do telefone influenciam diretamente no tempo que você terá antes de precisar trocar por uma bateria nova.

phone usage drains battery

Dicas de como recarregar a bateria do smartphone

O carregamento adequado do smartphone é a melhor maneira de prolongar diretamente a vida útil da bateria. Embora você deva começar com bons hábitos desde a primeira carga, as baterias usadas também podem ser beneficiadas com essas dicas.

Dicas gerais de como recarregar a bateria de dispositivos móveis

Não sobrecarregue a bateria com volumes de carga extremamente altos ou baixos. As baterias modernas foram testadas para funcionar melhor entre 20% e 90% no uso diário. Então, o ideal é desligar o telefone antes de alcançar 100% e recarregá-lo antes de atingir 20%. Se você for desligar e armazenar o telefone por um longo período de tempo, como ao sair do país por uma semana, deixe a bateria em 50%.

Evite o uso excessivo durante o carregamento. Isso causa o que é conhecido como "carga parasitária". Usar o telefone dessa forma causará ciclos de recarga disfuncional e prejudicará a vida útil. Os principais culpados por esse tipo de dano incluem jogar ou assistir filmes durante o carregamento.

Não superaqueça a bateria. O calor encurta a vida útil em um ritmo muito mais rápido. Períodos prolongados de uso excessivo podem gerar calor indesejado, como ao jogar ou assistir vídeos durante o carregamento. Além disso, o carregamento contínuo que ocorre em 100% pode aquecer a bateria.

Use o carregamento rápido somente quando for absolutamente necessário. O carregamento rápido é um recurso conveniente, mas é como usar bebidas energéticas, em vez de ter uma boa noite de sono. Esse recurso coloca a bateria sob estresse, por isso o carregamento mais lento é uma opção melhor. Use fontes de energia como plugues inteligentes que aceleram o carregamento.

Faça recargas menores e mais frequentes, em vez de recargas grandes e demoradas. Recarregar a bateria com frequência e em pequenas quantidades reduz o estresse e a mantém em faixas de carga ideais. Mesmo quando o telefone for guardado desligado por períodos prolongados, o nível da bateria deve ser de 50%. A carga da bateria diminui naturalmente com o tempo, mesmo quando não está em uso.

phone usage drains battery

Dicas para economizar a bateria do smartphone

A economia de bateria aumenta sua autonomia por ciclo de carga, aumentando, também, sua vida útil. As dicas a seguir se concentram em como usar o telefone entre as sessões de recarga.

Dicas gerais de como economizar a bateria de dispositivos móveis

Use antivírus para verificar a presença de malware. Programas maliciosos irão esgotar visivelmente a autonomia da bateria. Se o seu telefone começou a se esgotar rapidamente de modo suspeito, talvez seja hora de proteger seu dispositivo com uma solução antivírus. Produtos como o Kaspersky Total Security eliminarão qualquer problema e removerão os agentes maliciosos do seu telefone. Não importa se usa Android ou iOS, você está vulnerável a ameaças cibernéticas.

Reduza o brilho da tela. O ideal é definir a luz de fundo para o mais baixo possível, sem prejudicar a legibilidade da tela. A configuração manual é a melhor maneira de fazer isso, mas pode parecer muito especializada para a maioria das pessoas. O brilho automático é a escolha mais prática para o usuário comum. Tenha em mente que você pode ajustar a faixa de brilho manualmente, conforme necessário.

Tempos de bloqueio automático mais curtos podem ajudar a reduzir o uso da tela, o que requer menos consumo da bateria. Experimente para ver o que funciona melhor para você. Tempos mais curtos sempre serão melhores em termos de uso da bateria. No entanto, você pode querer mais tempo, se tiver que ler frequentemente notícias ou livros no seu dispositivo. A maioria dos usuários se beneficiará ao alterar essa configuração padrão.

Remova ou restrinja aplicativos que exigem alto consumo da bateria. Aplicativos constantemente ativos em segundo plano sugam a carga diária da bateria. Os indicadores podem incluir aplicativos que frequentemente extraem e enviam dados ou aplicativos que fornecem notificações com frequência. Verifique o uso da bateria por aplicativo nas configurações do telefone para saber quais aplicativos podem estar causando problemas.

Os modos de baixo consumo reduzem o desempenho em prol da autonomia da bateria. Para isso, essas configurações de energia suprimem os recursos que consomem muita energia, mantendo intactas as funcionalidades essenciais.

Desligue os recursos gráficos avançados. Se você vasculhar as configurações do seu dispositivo, provavelmente encontrará recursos que 'embelezam' sua experiência de uso. Mas fundos de tela com recurso parallax, papéis de parede em movimento e telas de transição animadas de aplicativos representam consumo extra. Desative-os para economizar bateria e aumentar potencialmente o desempenho do dispositivo.

Desative as redes Wi-Fi ou celular se o sinal estiver fraco ou ausente. Esses sinais exigem mais energia para localizar e manter a conexão. Escolha o melhor sinal disponível no momento e desative o restante. Se você não houver sinal de rede Wi-Fi ou celular, desative ambos.

Desligue o telefone ou use o modo avião. Obviamente, você pode desligar o telefone se ele não for necessário em alguns momentos do dia. Talvez não seja possível fazer isso com frequência, mas este é um recurso que a maioria dos usuários não aproveita. Uma outra opção é o modo avião, que pode desligar as redes que consomem a bateria e, ao mesmo tempo, permitir o acesso a recursos off-line.

Como economizar a bateria do iPhone

O modo escuro do iOS pode ajudar a economizar a bateria do iPhone, se o dispositivo tiver uma tela OLED. Sem usar a energia para ativar pixels de exibição, você verá benefícios de consumo de energia em toda a placa. Em telas LED mais antigas é necessário ativar os pixels para cores escuras, mas você ainda pode perceber uma leve economia de energia.

Pode ser necessário ativar o modo escuro para alguns aplicativos, como os usados para leitura. Outros aplicativos se integram diretamente à sua escolha de modo escuro ou claro dentro do próprio sistema operacional.

Os aplicativos de economia de bateria do iPhone podem manter o consumo de energia do seu smartphone em nível mínimo. Baixe apenas aplicativos de lojas de aplicativos oficiais e sempre verifique a sua legitimidade. Também recomendamos verificar a existência de quaisquer vulnerabilidades conhecidas.

Como economizar a bateria do Android

Os aplicativos economizadores de bateria para Android, como o Kaspersky Battery Life mudam o aparelho para um uso mais conservador. Você pode usar um economizador de bateria para otimizar o uso do seu dispositivo e ter maior visibilidade sobre o consumo da bateria. Alguns aplicativos também oferecem uma análise dos ciclos da bateria, estimativas da vida útil restante e dicas para melhorar seus hábitos.

Aplicativos de automação podem ser usados para ajustar várias configurações com base no uso atual. Por exemplo, você pode configurar seu dispositivo para aumentar a luminosidade e o tempo de bloqueio automático ao usar aplicativos de notícias e redes sociais. Em seguida, você pode configurá-lo para escurecer ao usar aplicativos de música, como o Google Music.

O antivírus para Android protege seu dispositivo contra ameaças cibernéticas direcionadas ao sistema operacional e à autonomia da bateria. Soluções de segurança para Android, como o Kaspersky Antivirus for Android, fornecem ferramentas para você ficar mais protegido na vida digital.

Independentemente do tipo do seu smartphone, conhecer o uso de seu telefone pode ajudar a prolongar bastante a vida útil da bateria. No mínimo, comece fazendo os ajustes adequados às suas configurações e evite exagerar no carregamento. Se você aplicar as melhores práticas de uso da bateria, será capaz de reduzir significativamente os custos de manutenção do dispositivo.

Artigos relacionados:

Prolongue a vida útil da bateria do seu smartphone

Precisando de dicas para economizar a bateria do smartphone? Saiba como aproveitar ao máximo a autonomia da bateria do seu smartphone e evitar despesas com reposições.
Kaspersky Logo