content/pt-br/images/repository/isc/2018-images/antivirus-software-how-to-choose-the-right-antivirus-protection.jpg

Independentemente de seu computador ou dispositivo executar o sistema Android, Mac ou Windows, os cibercriminosos usam ataques sofisticados para atingir máquinas com todos os sistemas operacionais. É importante escolher um software antivírus projetado para seu sistema operacional e adaptado ao seu comportamento no computador.

Nem todos os softwares antivírus são criados da mesma forma; portanto, há muitos fatores a considerar. Não há nada pior do que navegar na Internet e ver seu computador ficar extremamente lento à medida que o software antivírus "pensa" em suas decisões. Se, por acaso, o software detectar um problema, ele vai corrigi-lo sem fazer você seguir 20 passos complicados?

Um software antivírus mal projetado pode ser tão inútil quanto uma bicicleta sem rodas. Os erros, travamentos e tentativas fracassadas de se proteger de ameaças de cibersegurança são as últimas coisas com que você quer lidar quando suas informações estão em jogo. Apresentamos um guia para escolher um software antivírus, incluindo as armadilhas comuns e recomendações.

Considere um software com uma carga leve sobre o sistema

Como o software antivírus fica em execução em segundo plano no computador durante todo o tempo, é importante que ele tenha um desempenho eficiente. Os produtos eficazes conseguem fazer verificações durante várias tarefas, como:

  • Cópia de arquivos
  • Arquivamento e desarquivamento
  • Instalação/desinstalação de aplicativos
  • Inicialização de aplicativos
  • Download de arquivos
  • Navegação em sites

Nem todos os softwares de segurança têm um desempenho perfeito nos casos de teste. No entanto, você perceberá que alguns programas são mais eficientes em determinadas tarefas que outros. Escolha um software com recursos adaptados ao tipo de atividades que você realiza com mais frequência no computador. Além disso, pense em escolher um pacote abrangente que você possa personalizar posteriormente para atender às suas necessidades, caso elas mudem. Mesmo que você ache que não precisa de determinado recurso agora, ele poderá se tornar útil no futuro.

Escolha um programa antivírus fácil de usar

Uma forma de se expor a ataques e vulnerabilidades é adquirir um software antivírus e desativá-lo porque ele é muito complicado de usar. Pior ainda, as pessoas costumam permitir que os programas sejam executados, mas não os mantêm atualizados com as versões mais recentes do software.

A maioria das pessoas não são profissionais de cibersegurança, muito menos especialistas no funcionamento interno dos programas antivírus e suas configurações. Você não precisa necessariamente de um programa para configurar firewalls ou executar programas à parte que ocupam a metade dos recursos de computação de um computador médio. Isso depende do tipo de computação que você utiliza e se você mantém dados confidenciais em seu computador, como prontuários de pacientes ou documentos financeiros corporativos. Os recursos básicos que você pode querer automatizar são as atualizações, correções e reconfigurações dinâmicas do software sem a sua intervenção. Outro bônus é um programa com uma interface de usuário eficiente, para que você possa determinar rapidamente se uma ameaça foi detectada e corrigida.

O suporte ao cliente também é um componente importante para melhorar a capacidade de utilização de um programa. As pessoas costumam escolher um software gratuito e, quando enfrentaram problemas, não têm acesso a uma assistência que as ajude a resolvê-los. Mesmo que você não saiba muito sobre o uso de programas antivírus, ter acesso a equipes competentes de suporte ao cliente pode ajudar a aproveitar o software ao máximo. Assim, você também terá mais tranquilidade e a confiança de que seu sistema está bem protegido.

Descubra o que funciona na detecção e remoção de malware

As ameaças cibernéticas estão em constante evolução; por isso, é impossível contar com um software antivírus para proteger seu computador contra todos os tipos de malware, spyware ou adware. Mas algumas ferramentas são melhores que outras. A detecção e correção de ameaças dos produtos também variam entre os sistemas operacionais. O melhor software antivírus para Mac não é necessariamente o que tem melhor desempenho em um PC. Leia notícias atualizadas e análises de testes de blogueiros conhecidos e fontes de notícias confiáveis para determinar os programais mais atuais e com melhor desempenho para o seu sistema operacional.

Você também pode procurar um programa que vários laboratórios independentes tenham testado e verificado amplamente. Organizações como AV-TEST, NSS Labs e AV-Comparatives realizam testes e fazem análises de ferramentas e software antimalware para Windows, Mac e Android. Preste atenção nas classificações de falsos positivos do software, que acontecem quando o programa determina que arquivos inofensivos são malware. Você não quer um software que remove os arquivos de que você precisa.

Procure outros indícios de software de alto desempenho

Alguns recursos podem recomendar um produto antivírus em vez de outro. Novos recursos são desenvolvidos regularmente de acordo com as tendências emergentes para ajudar a manter os usuários protegidos, e a maioria das empresas se orgulha dos benefícios desses recursos. Embora seja difícil detectar as ameaças cibernéticas mais recentes devido à natureza mutável da cibersegurança, os novos recursos podem ajudar você a se manter seguro, incluindo:

  • Proteção contra malware em várias camadas, capaz de classificar os URLs que você visita ou que aparecem nos resultados de pesquisas usando um sistema de codificação nas cores vermelho-amarelo-verde
  • Recursos de detecção proativa que identificam ameaças e anormalidades
  • Firewalls e filtragem de spam
  • Navegadores seguros para transações financeiras
  • Exclusão segura de arquivos confidenciais, do histórico de navegação, monitoramento de crédito ou outros indícios virtuais, como senhas
  • Serviços de backup em nuvem com criptografia

Infelizmente, não é incomum que as pessoas evitem comprar um software antivírus até que haja a suspeita de um ataque. Seja em caso de computador lento ou interferências suspeitas, muitas vezes, esperamos para agir somente quando os computadores apresentam sintomas e começam a operar indevidamente. Se esse for seu caso, estabeleça a prioridade de implementar um software antivírus eficaz. O programa ideal pode encontrar a ameaça e bloqueá-la sem afetar em nada o uso do computador.

Artigos e links relacionados:

Como escolher o software antivírus

Proteção x desempenho do computador

Execução de mais de um programa antivírus

Quem cria o malware?

Classificações de malware

Produtos:

Kaspersky Anti-virus

Kaspersky Free Antivirus

Kaspersky Internet Security

Kaspersky Total Security

Kaspersky Cloud Antivirus

Software antivírus | Como escolher a proteção antivírus ideal

Nem todos os softwares antivírus são criados da mesma forma; portanto, há muitas considerações a fazer. Para obter dicas para comprar um software antivírus e os principais fatores a serem considerados, leia mais aqui.
Kaspersky Logo