Ir para o conteúdo principal

Independente de seu computador ou dispositivo executar um sistema Android, Mac ou Windows, os criminosos cibernéticos usam ataques sofisticados para atingir equipamentos com todos os sistemas operacionais. Portanto, é vital escolher um software antivírus projetado para seu sistema operacional e adaptado ao comportamento do seu computador.

Nem todos os softwares antivírus são criados da mesma forma; portanto, há muitos fatores a considerar.

Por exemplo, você está navegando na Internet normalmente, mas seu computador fica lento demais enquanto o software antivírus "examina" sua atividade online. Então, se o software detectar um problema, talvez ele não seja capaz de corrigi-lo sem algumas etapas demoradas (e, apesar disso, talvez você nem consiga resolver o problema). Pior ainda, você pode até ter algum software antivírus, mas ele é muito complicado de usar e configurar, então seu sistema acaba sendo infectado de qualquer maneira (e, em alguns casos, você não percebe).

Deixando de lado os piores cenários, algumas das últimas coisas em que você deve pensar quando suas informações estão em jogo são erros, falhas e tentativas fracassadas de proteção contra ameaças à segurança cibernética. Assim, é importante saber o que procurar em um software antivírus. Então, aqui está o nosso guia simples sobre como escolher um software antivírus, incluindo armadilhas comuns, recomendações e recursos adicionais que você deve buscar.

Seu software antivírus protege você contra as principais ameaças?

A decisão sobre como escolher um bom software antivírus começa com as proteções que ele oferece. O antivírus, por definição, deve proteger contra vírus, mas também incluir outros tipos de ameaças cibernéticas. No mínimo, você precisa estar protegido contra os perigos mais comuns à sua privacidade e segurança.

As ameaças cibernéticas mais comuns que você pode enfrentar incluem vários tipos de:

  • Malware: programas de software indesejados que infectam seus dispositivos para interromper, usar ou coletar seus dados. Malware geralmente inclui vírus, spyware, adware e ransomware.
  • Golpes: esquemas digitais que enganam você para que forneça informações confidenciais ou permita acesso mal-intencionado ao seu dispositivo. Geralmente, eles vêm na forma de e-mails, sites, textos, aplicativos ruins e mensagens online. Golpes comuns incluem spam, phishing e golpes de pharming.

Muitas vezes, essas ameaças se sobrepõem para atingir os objetivos do hacker. Alguns golpes entregam malware, enquanto outros ficam ocultos em locais insuspeitos na Web ou em dispositivos conectados. O malware em si pode ser uma farsa e usado para extorsão, como no caso de ransomware.

Seu antivírus deve proteger contra os crimes frequentes listados acima.

Seu programa oferece prevenção em tempo real e remoção rápida de infecções?

Como a Internet está sempre mudando, sua escolha de software antivírus deve estar sempre atenta para encontrar e impedir quaisquer riscos à segurança. Alguns softwares de segurança cibernética só podem tratar problemas depois que eles ocorrem. Você quer que seu antivírus tenha proteção proativa, muitas vezes chamada de "prevenção contra ameaças", incluída, para que possa usar seus dispositivos onde e quando desejar, sem preocupações.

Os recursos de prevenção de ameaçasem seu software devem incluir:

  • Verificação reativa de arquivos que checará se há perigo em novos arquivos antes de abri-los. Ela compara o arquivo com um banco de dados completo de riscos conhecidos para decidir se é seguro abri-lo.
  • Verificações completas do sistema que analisarão todos os cantos do seu dispositivo em busca de dados comprometidos. Isso pode ajudá-lo a ter certeza de que nada está à espreita sem ser detectado, pois muitos spywares e malwares foram projetados para permanecerem ocultos.
  • Proteção para navegação na Web que filtrará links de URLs e páginas da Web para julgar seu histórico de segurança e possível nível de risco. Como a maioria dos ataques cibernéticos é instigado por meio de uma conexão com a Internet com o seu navegador, a segurança da navegação na Web é fundamental para sua segurança digital.

Remoção de ameaças deve estar incluída em todos os sistemas antivírus. Apenas certifique-se de que ele coloque em quarentena arquivos possivelmente maliciosos para que você os revise e remova posteriormente.

Outros produtos, como os chamados "antimalware", podem apenas oferecer remoção sem recursos preventivos. Em alguns casos, esses produtos podem até ser vírus disfarçados; portanto, sempre certifique-se de também pesquisar seus fornecedores.

Seu software funciona com precisão e eficiência?

Com uma proteção antivírus, a própria detecção só será boa se o software realmente funcionar como pretendido.

Para que sua proteção contra ameaças cibernéticas seja confiável, ela deve:

  • Encontrar ameaças reais de maneira confiável – sem excluir acidentalmente seus arquivos limpos.
  • Operar sem desacelerar seu dispositivo.

Vamos explorar cada um desses aspectos em profundidade.

Taxas de detecção de ameaças confiáveis

Quando o software antivírus verifica os arquivos do seu sistema, ele deve dizer com precisão o que é e não é mal-intencionado.

Bancos de dados de ameaças conhecidas são compilados por empresas antivírus para resolver dados perigosos. Eles são a espinha dorsal de um sistema antivírus e devem ser mantidos atualizados. As ameaças cibernéticas estão em constante evolução; por isso, é impossível contar com um software antivírus para proteger seu computador contra todos os tipos de malware, spyware ou adware. Mas algumas ferramentas são melhores que outras.

Taxas de detecção classificam o desempenho do seu antivírus com base na frequência com que ele rotula com precisão arquivos limpos e possíveis ameaças. Uma boa taxa de detecção terá altas taxas de sucesso para o seguinte:

  • Verdadeiros positivos: quando o programa determina que os arquivos nocivos são malware.
  • Verdadeiros negativos: quando o programa determina que arquivos inofensivos são seguros para abrir.

Assim, o software antivírus ideal precisa evitar dar a você:

  • Falsos positivos: quando o programa determina que os arquivos inofensivos são malware. Se o limite de ameaça do seu software for muito agressivo, arquivos completamente seguros poderão ser removidos.
  • Falsos negativos: quando o programa determina que os arquivos nocivos são seguros para abrir. Isso pode ocorrer se o banco de dados de ameaças não tiver descoberto e registrado ameaças novas ou obscuras.

Preste atenção especial às classificações dos falsos positivos do software. Você não quer um software que remova os arquivos de que você precisa. Você também pode procurar um programa que vários laboratórios independentes tenham testado e verificado amplamente. Organizações como Virus Bulletin, TechRadar, NSS Labs e AV-Comparatives realizam testes e fornecem análises de ferramentas e software antimalware para sistemas operacionais Windows, Mac e Android.

A detecção e correção de ameaças dos produtos também variam entre os sistemas operacionais. O melhor software antivírus para Mac não é necessariamente o que tem melhor desempenho em um PC. Leia notícias atualizadas e análises de testes de blogueiros conhecidos e fontes de notícias confiáveis para determinar os programas mais atuais e com melhor desempenho para o seu sistema operacional.

Deve funcionar bem sem desacelerar seu dispositivo

Como o software antivírus fica em execução em segundo plano no computador durante todo o tempo, é importante que ele tenha um desempenho eficiente. Produtos eficazes são capazes de executar verificações durante várias tarefas em seu computador, incluindo:

  • Copiar e colar arquivo.
  • Arquivar e desarquivar.
  • Instalar/desinstalar aplicativos.
  • Inicializar aplicativos.
  • Baixar arquivos.
  • Navegar em sites.

Nem todo software de segurança tem um desempenho perfeito nos casos de teste acima. No entanto, você perceberá que alguns programas são mais eficientes em determinadas tarefas que outros. Escolha um software com recursos adaptados ao tipo de atividades que você realiza com mais frequência no computador. Além disso, considere escolher um pacote abrangente que você possa personalizar para atender às suas necessidades mais tarde ou se elas mudarem (por exemplo, se você achar que seu computador doméstico pode se tornar seu computador profissional quando estiver trabalhando em casa). Mesmo que você ache que não precisa de determinado recurso agora, ele poderá se tornar útil no futuro.

Seu software antivírus é fácil de usar?

Sempre certifique-se de usar e navegar facilmente no software antivírus que você escolher instalar. Comprar software antivírus e desativá-lo porque é muito complicado de usar apenas o deixará vulnerável a mais ataques e violações. Pior ainda, as pessoas costumam permitir que os programas rodem no modo padrão, mas não os mantêm atualizados com as versões mais recentes do software. As atualizações de software são a maneira como os fornecedores de segurança cibernética o protegem de ameaças virtuais novas e emergentes por meio de patches. É importante garantir que seu software antivírus seja atualizado regularmente.

Em casos raros, talvez não fique claro se o seu software antivírus está em execução. Se isso acontecer, você poderá fazer um teste simples para garantir que ele ainda esteja funcionando/sendo executado corretamente. Criado por especialistas em segurança cibernética do European Institute for Computer Antivirus Research (EICAR), um arquivo de teste EICAR é um vírus simulado inofensivo no qual a maioria dos softwares antivírus comercial é testada. Você pode baixá-lo do site oficial (que deve acionar seu software) ou abrir um arquivo no bloco de notas e copiar e colar a seguinte sequência:

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Salvar este bloco de notas no seu sistema deverá acionar um alerta automaticamente. Saiba que algum software colocará automaticamente o arquivo em quarentena. Se nada for acionado, seu software antivírus poderá estar desativado ou não estar funcionando como deveria.

A maioria das pessoas não são profissionais de cibersegurança, muito menos especialistas no funcionamento interno dos programas antivírus e suas configurações. Você não precisa necessariamente de um programa para configurar firewalls ou executar programas à parte que ocupem a metade dos recursos de computação de um computador médio. Isso depende do tipo de computação que você utiliza e se você mantém dados confidenciais em seu computador, como prontuários de pacientes ou documentos financeiros corporativos. Com isso em mente, os recursos básicos fáceis de usar que você vai querer incluir são:

Atualizações automáticas: escolha software que atualize, corrija e reconfigure automaticamente e sem a sua intervenção. As atualizações constantes manterão seu sistema protegido com as mais recentes ameaças cibernéticas.

Interface de usuário simples: encontre um software fácil de navegar e entender. Você deve determinar rapidamente se uma ameaça foi detectada e remediada ou não. Você também deve determinar se o seu software antivírus está funcionando corretamente sem baixar um arquivo de teste ou usar o código EICAR acima.

Suporte ao cliente: algo que muitas vezes é esquecido, os serviços confiáveis de suporte ao cliente são uma parte importante da proteção efetiva do seu sistema e aumentará a usabilidade do seu programa antivírus. As pessoas costumam escolher um software gratuito e, quando enfrentam problemas, não têm acesso a uma assistência que as ajude a resolvê-los. Mesmo que você não saiba muito sobre o uso de programas antivírus, ter acesso a equipes competentes de suporte ao cliente pode ajudar a aproveitar o software ao máximo. Assim, você também terá mais tranquilidade e confiança de que seu sistema esteja bem protegido.

Uma boa escolha de software antivírus em um computador seguro.

Deseja obter recursos adicionais de software de alto desempenho?

Às vezes, é bom ter recursos adicionais. Em termos de software de segurança cibernética, novos recursos são desenvolvidos regularmente em torno de tendências emergentes para ajudar a manter os usuários seguros e protegidos. Embora detectar as últimas ameaças cibernéticas seja difícil devido à natureza da segurança cibernética, novos recursos podem ser um fator importante no seu processo de tomada de decisão, porque eles podem ajudar a mantê-lo seguro de várias maneiras que talvez você não tenha considerado.

Na segurança cibernética moderna, frequentemente é dito que uma abordagem de segurança/proteção da Web de várias camadas é necessária para manter os usuários realmente seguros. Isso significa que permanecer seguro online envolve várias abordagens. Em outras palavras, o próprio software antivírus não é a única coisa que protege seus dados. Recursos adicionais, como gerenciadores de senhas, VPNs e instalações de proteção de pagamentos, são igualmente importantes para prevenir ataques cibernéticos em seu computador ou rede doméstica. Aqui está uma lista de recursos que você deve procurar:

Gerenciadores de senhas armazenam suas senhas únicas e difíceis de lembrar em um "cofre" criptografado. São soluções de alta segurança que exigem apenas que você se lembre de uma senha principal. Muitos cofres também permitem armazenar documentos e imagens confidenciais.

Limpeza e otimização do desempenho do sistema para aumentar a velocidade e o poder computacional do seu dispositivo. Alguns programas antivírus até lembram que seus programas, drivers e sistema operacional precisam ser atualizados e alertam você sobre programas que podem congelar seu sistema como parte do procedimento operacional padrão.

Monitoramento de Wi-Fi doméstico, que permite saber exatamente quais dispositivos estão em sua rede sem fio pessoal. Alertas de novas conexões podem ajudá-lo a encontrar possíveis invasores em seu espaço privado na Internet. Alguns desses serviços têm rastreamento via GPS, caso algum de seus dispositivos seja roubado.

O monitoramento de vazamento de dados da conta online pode verificar todas as suas contas contra violações de dados conhecidas. Se suas credenciais forem roubadas, você será notificado para ajudá-lo a agir.

O monitoramento de integridade do disco rígido pode verificar o desempenho, o status e a temperatura de suas unidades internas e externas, para que você saiba se o seu sistema está otimizado corretamente. Ele também o notifica assim que problemas surgem.

Serviços de rede privada virtual (VPN) podem fornecer a você um "túnel" de Internet seguro e criptografado. Isso permite que você navegue na Internet com segurança e anonimamente – mesmo em um Wi-Fi público.

Muitos outros recursos existem, portanto, não deixe de comprar e comparar com base em suas necessidades. Na Kaspersky, temos três níveis de segurança doméstica digital. Nossa proteção premium inclui todos os recursos mencionados acima, abrange até 20 dispositivos e também contém:

  • Classificação de ameaças e bloqueio proativo de links de URL, páginas da Web e anexos de e-mail.
  • Firewalls de duas vias e filtragem de spam.
  • Navegadores seguros para transações financeiras.
  • Controles de conteúdo dos pais.
  • Exclusão segura de arquivos confidenciais, do histórico de navegação, monitoramento de crédito ou outros indícios virtuais, como senhas.
  • Suporte de TI remoto.
  • Proteção de identidade por meio de um cofre digital.
  • Software antiphishing.

Outras perguntas essenciais a serem feitas antes de escolher um software antivírus

Depois de encontrar suas opções de software antivírus, há mais algumas coisas a serem consideradas. Aqui estão algumas perguntas para ajudá -lo a restringir sua busca por um antivírus:

Quais dispositivos e sistemas operacionais esse software protege? Atualmente, muitas pessoas possuem um smartphone e um computador (ou mais dispositivos). Seu software antivírus pode não estar disponível em todos os dispositivos que você deseja proteger. Alguns produtos podem cobrir vários dispositivos, sejam eles PC, Mac, iOS ou Android.

Esse software pode proteger minha família inteira? Sua segurança é tão forte quanto o elo mais fraco da sua rede. Cada membro da sua família pode ser um ponto de acesso para os criminosos violarem sua segurança digital. Com adultos e crianças pequenas usando todos os tipos de dispositivos, você provavelmente desejará ter um plano que proteja muitos dispositivos (de maneiras diferentes) contra qualquer atividade maliciosa.

Esse software tem mais recursos do que vou usar? Certifique-se de obter um pacote de software com o que você precisa. Você poderá escolher entre várias opções para obter a proteção necessária.

Infelizmente, não é incomum que as pessoas evitem comprar um software antivírus até que haja a suspeita de um ataque. Seja um computador lento ou falhas suspeitas, geralmente esperamos até que os sistemas de nossos computadores parem de funcionar corretamente antes de agir. Se você acha que esse é o caso, priorize implementar um software antivírus eficaz hoje. O programa ideal pode encontrar a ameaça e bloqueá-la sem afetar em nada o uso do computador. Se você for proativo, poderá navegar em sua vida digital com tranquilidade.

A segurança para Internet da Kaspersky recebeu dois prêmios AV-TEST por melhor desempenho e proteção de um produto de segurança para Internet em 2021. Em todos os testes, a Kaspersky demonstrou excelente desempenho e proteção contra ameaças cibernéticas.

Artigos relacionados:

Produtos recomendados:

O que procurar em um bom software antivírus: Escolhendo proteção para um sistema Android, Mac ou Windows

Saber escolher e comprar um bom software antivírus nem sempre é fácil. Confira nosso guia completo sobre software antivírus e facilite sua escolha.
Kaspersky Logo