content/pt-br/images/repository/isc/2019-images/Can-Mac-Get-Virus.jpg

Quando a mídia divulga novos ataques de malware e vírus, os usuários de laptops Mac costumam ficar tranquilos. Durante anos, as pessoas supunham que os Macs não seriam vítimas de vírus e que o Mac OS é mais seguro do que o Windows. Mas os tempos mudaram e seria inteligente se os usuários do Mac começassem a prestar atenção.

Os Macs também podem ser vítimas de vírus? Sim. Com a crescente popularidade dos Macs e a sofisticação do malware, há cada vez mais casos documentados de ataques a máquinas da Apple. Na verdade, houve um aumento no número de malwares para Mac nos últimos anos. Embora ainda seja muito mais provável que um PC seja vítima de um malware ou vírus, os MacBooks também são vulneráveis.

Eles têm um risco maior de ataques de diversos adware, golpes de phishing e programas potencialmente indesejados (PUPs). Os vários truques de engenharia social para obter suas credenciais e informações sigilosas funcionam em qualquer plataforma. No entanto, se você agir de forma inteligente e proativa, poderá evitar dores de cabeça e possíveis perdas financeiras decorrentes desses problemas. Siga estas dicas dos nossos especialistas para manter seu Mac seguro.

Reconheça os sinais

A maioria dos malware é invisível, então você pode nem perceber imediatamente que seu computador foi afetado. Os sinais reveladores de um computador infectado são os mesmos no Windows e no Mac OS, e nenhum deles é bom. Talvez você note que o computador está mais lento ou, de repente, aparece uma nova barra de ferramentas que você não instalou e que alega melhorar as experiências de pesquisa ou de compra. Suas pesquisas na Web podem desviar você, ou as páginas da Web que você visita estão repletas de publicidade. Pop-ups aleatórios também são um sinal de alerta.

Se você observar qualquer um desses sinais, limpe o cache e exclua os arquivos baixados, esvazie a lixeira e desligue o computador. Quando reiniciar, execute o software antivírus e monitore o sistema com atenção. Evite digitar senhas ou informações de cartões de crédito até ter a certeza de que o computador está limpo.

Navegue de forma inteligente

O Google se tornou uma empresa tão onipresente que até virou um verbo que todos entendem. Porém, nem todo mundo deveria usar o Google Chrome. Existe bom motivo para o Safari ser o navegador da Web integrado nos laptops Mac, e os especialistas recomendam seu uso para reforçar a proteção da privacidade.

O Google coleta dados do seu histórico de navegação para usar em publicidade. O Safari também oferece um gerador de senhas aleatórias quando você cria novas contas, o que representa mais uma etapa em sua segurança on-line. Por fim, o Safari também examina todos os arquivos baixados para determinar se eles representam uma ameaça ao sistema. Sempre é possível cancelar um download, se houver algo suspeito.

Tenha sempre a versão atualizada

Não perca tempo quando a Apple lançar atualizações para o seu computador. Alguns usuários acreditam que devem aguardar até que a Apple "resolva todos os bugs", mas isso é desaconselhável. As atualizações do Mac OS são criadas para resolver problemas sérios que podem envolver a segurança e, portanto, esperar para instalar a atualização colocará seu computador em risco. Acesse a App Store para garantir que seu computador esteja executando as versões mais recentes dos programas e do sistema operacional. Todas as atualizações instaladas nos últimos 30 dias também estarão listadas lá.

Mantenha suas senhas seguras

Uma das formas mais simples de proteger seu Mac é proteger as senhas e usar senhas fortes o suficiente para que os hackers não consigam adivinhá-las. Sempre inclua números e caracteres especiais nas senhas, como um ponto de exclamação ou outros símbolos. Ou melhor ainda, use as Chaves do iCloud. Seu Mac pode guardar todas as suas senhas e informações de cartões de crédito protegidas atrás de uma parede criptografada. Não sabe como fazer isso? Siga as instruções do suporte da Apple.

Considere usar um software antivírus

Um software antivírus para Mac muitas vezes não é considerado uma necessidade pelos usuários, mas a proteção dedicada é a maneira mais inteligente de proteger sua máquina de ransomware e adware, bem como proteger suas informações financeiras e pessoais ao fazer compras on-line. Você não precisa se preocupar com a lentidão do computador: vale a pena sacrificar um tempo mínimo e um certo investimento para ter mais tranquilidade.

Artigos e links relacionados:

Ameaças de malware e vírus no Mac

Segurança no Mac x PC

Quem cria o malware?

 

Produtos:

Antivírus para Mac

Download da avaliação gratuita do antivírus para Mac

Os Macs também podem ser vítimas de vírus? Como proteger o seu laptop Mac

Os Macs também podem ser vítimas de vírus? Os computadores Mac, que eram considerados seguros contra vírus, estão mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Leia estas dicas para proteger seu Mac.
Kaspersky Logo