Ir para o conteúdo principal

Desde o primeiro site de relacionamento, lançado na década de 1990, a prática de relacionamentos online cresceu em popularidade e se tornou comum em todo o mundo. Milhões de pessoas usam sites e aplicativos para encontrar sua cara-metade, mas, além da vantagem de encontrar pessoas, a prática também há riscos, incluindo golpes online e comportamentos indesejados ou ameaçadores. Para ter uma experiência de relacionamentos digitais segura e bem-sucedida, é importante estar ciente dos perigos potenciais e saber como evitá-los.

Os perigos nos relacionamentos online

As desvantagens dos relacionamentos online vão além do “sumiço” da paquera ou de ter seu coração partido: há vários riscos envolvidos em entrar em contato com estranhos online. As principais ameaças incluem:

Golpes de relacionamentos on-line

Golpes em aplicativos de relacionamento, também conhecidos como golpes ou fraudes românticas, acontecem quando alguém se conecta ou “dá um match” em um site ou aplicativo de relacionamento online, mas a pessoa com quem acredita estar se relacionado é um golpista. O golpista manipula ou alicia a vítima para obter sua confiança ao longo do tempo. Por fim, pode pedir dinheiro ou obter informações pessoais suficientes para roubar sua identidade. Leia mais sobre os golpes românticos mais comuns aqui.

Falsos aplicativos e sites de relacionamento

Nem todos os aplicativos de relacionamento ou sites são autênticos. Houve uma onda de sites e aplicativos de relacionamento falsos. Em 2022, o Better Business Bureau nos EUA emitiu um alerta sobre eles. Sites de relacionamento falsos podem ser difíceis de detectar e são encontrados geralmente em de anúncios online ou resultados de mecanismos de busca. À primeira vista, parecem legítimos, com inscrição automática via contas do Google ou Facebook, depoimentos de usuários, aviso de responsabilidade '18+' e links para páginas esperadas, como uma política de privacidade e termos e condições. No entanto, a maioria dos perfis nesses sites fraudulentos são falsos, e responder a eles geralmente sai caro. Se você reclamar com a equipe de atendimento ao cliente, vai descobrir que eles são falsos também.

Perfis falsos ou falsidade ideológica

As estatísticas variam, mas estima-se que até um em cada 10 perfis de sites e aplicativos de relacionamento online é falso. As motivações para criar um perfil de relacionamento falso variam: alguns querem vender ou comercializar um produto, outros são criados para fins de falsidade ideológica. Outros são mais maliciosos querem enganar os usuários para roubar dinheiro.

Assédio e mensagens indesejadas

Um estudo do Pew Research Center em 2020 mostrou que muitas mulheres já sofreram algum tipo de assédio em sites e aplicativos de relacionamento. 57% das mulheres de 18 a 34 anos afirmam já ter recebido mensagens ou imagens sexualmente explícitas espontâneas. No mesmo estudo, 19% das mulheres entre 18 e 34 anos relataram ameaças físicas.

Stalking

O mesmo estudo da Pew Center revelou que 37% dos usuários online afirmaram que outros usuários em um site ou aplicativo de relacionamento continuaram a enviar mensagens mesmo depois de terem expressado não ter interesse em continuar a comunicação. O risco pode ir além dos usuários que não aceitam um não como resposta, podendo se tornar em stalking na vida real. Em alguns casos, isso pode incluir stalkers descobrindo onde você mora ou trabalha e aparecendo pessoalmente para assediar você.

Vício em relacionamentos online

Encontros online podem se tornar um vício para algumas pessoas. Se você está usando aplicativos de relacionamento online, é uma boa ideia fazer pausas periódicas. Isso dará alguma perspectiva crítica e permitirá que os encontros online permaneçam agradáveis, em vez de estressantes.

Sinais de alerta ao usar aplicativos de relacionamento

A segurança do aplicativo de relacionamentos é primordial. Ao bater papo com outros usuários, os possíveis sinais vermelhos incluem:

  • Alguém que você só conhece online pede ajuda financeira, talvez por enfrentar uma crise pessoal
  • A pessoa afirma morar no seu país, mas atualmente trabalha ou está no exterior, o que a impede de se encontrar com você em breve
  • A pessoa conta que recentemente ficou viúvo(a) e tem filhos
  • A pessoa desaparece do site e reaparece com um nome diferente
  • A pessoa só dá respostas vagas às suas perguntas
  • A pessoa bombardeia você com elogios exagerados e romantismo logo no início da comunicação
  • A pessoa se mostra ansiosa para migrar a conversa para fora da plataforma de relacionamento o mais rápido possível e continuar o papo em outra plataforma, como o WhatsApp
  • A pessoa pede seu endereço de casa ou trabalho, com o pretexto de enviar-lhe presentes ou flores
  • A pessoa conta histórias inconsistentes ou melodramáticas sobre si
  • A pessoa usa linguagem desarticulada

Muitas dessas são técnicas estabelecidas usadas por fraudadores para acelerar um relacionamento e tirar proveito de usuários autênticos. Muitos golpistas serão insistentes, na esperança de que elogios façam você baixar a guarda, ou vão explorar empatia.

Exemplos de comportamento do usuário que você pode querer denunciar podem incluir:

  • Pedidos de ajuda financeira
  • Pedidos de nudes
  • Mensagens de um menor de idade
  • Mensagens abusivas ou ofensivas
  • Tentativas de ameaçar ou intimidar você de qualquer forma
  • Perfis falsos ou duplicados
  • Tentativas de vender produtos ou serviços
Um casal trocando mensagens em um aplicativo de relacionamento. Encontros online seguros são mais importantes do que nunca.

Dicas para segurança nos relacionamentos online

Embora não seja sua culpa se alguém se comportar de forma agressiva ou inadequada na paquera online, existem medidas que você pode tomar para maximizar a segurança nos relacionamentos online. Aqui estão algumas dicas úteis para se ter em mente:

Use uma foto exclusiva

Para o seu perfil de relacionamento, evite usar a mesma foto ou fotos de outras contas de redes sociais. É muito fácil para alguém fazer uma imagem reversa no Google, e se você usar as mesmas fotos no seu perfil de relacionamento e Facebook e Instagram, as pessoas poderão encontrar você facilmente pelas redes sociais. Potenciais golpistas podem começarão a juntar informações sobre você. Além disso, não use fotos que revelem onde você mora ou trabalha. Essas informações podem ser usadas em esquemas de engenharia social: por exemplo, um estranho dirá que viu você no escritório e trabalha pertinho, usando isso apenas para ganhar sua confiança.

Proteja suas informações pessoais

Além de usar fotos exclusivas no seu perfil, certifique-se de dar o mínimo de dados pessoais. Isso inclui informações como seu sobrenome, informações de contato, data de nascimento, local de trabalho, onde estudou, links de redes sociais e assim por diante. Essas informações podem tornar mais fácil para os hackers adivinhar suas senhas. Eles também podem usar as informações para enviar e-mails de phishing. Em vez disso, use só o primeiro nome ou um apelido.

Não vincule seus perfis de redes sociais

Mantenha seu perfil de relacionamento e suas contas pessoais de redes sociais separados. Você provavelmente tem mais informações pessoais nessas contas que poderão ser usadas por hackers ou golpistas. É uma boa ideia revisar as configurações de privacidade em todas as suas contas de redes sociais para garantir que elas estejam definidas para um nível que você concorde.

Mantenha o papo dentro do aplicativo de relacionamento

Ao conversar com uma paquera ou alguém que você acabou de conhecer, é melhor manter suas mensagens dentro do aplicativo de relacionamento. Os golpistas muitas vezes querem migrar para plataformas de mensagens criptografadas como o WhatsApp, onde suas ações podem ser menos facilmente monitoradas. Manter a comunicação no aplicativo de relacionamento garante uma camada extra de proteção, já que alguns aplicativos não permitem que as pessoas enviem links nas mensagens e a maioria terá funções de denúncia ou bloqueio. E se o papo não fluir, você não precisa se preocupar com a outra pessoa ter seu número de telefone.

Limite o uso de configurações de localização

Desative as configurações de localização do aplicativo ou use-as com moderação. É melhor manter um amplo perímetro do que permitir que estranhos localizem o bairro onde você mora ou trabalha.

Use sites confiáveis

Existem milhares de aplicativos de relacionamento disponíveis em todo o mundo. Nem todos são projetados com a mesma qualidade. Faça uma pesquisa antes de escolher e leia as avaliações online, também peça recomendações a amigos. Muitas vezes, sites maiores e mais conhecidos serão mais eficazes em proteger suas informações privadas e garantir encontros online seguros. Ao parar de usar qualquer aplicativo de relacionamento, lembre-se de excluir seu perfil.

Não tenha medo de denunciar pessoas

Os aplicativos de relacionamento mais seguros incentivam os usuários a denunciarem comportamentos agressivos ou ilícitos. Eles geralmente incluem a opção de bloquear um usuário individual se as interações com essa pessoa forem desagradáveis. Se alguém assediar você ou tentar extorquir dinheiro, contate a equipe de atendimento ao cliente do site de relacionamento.

Evite interagir com perfis suspeitos

Se a pessoa em contato com você postou informações limitadas e apenas uma foto, essa pode ser uma conta falsa. Tenha cuidado ao se conectar com alguém de que você tem tão pouca informação. Confie na sua intuição ao conhecer alguém e suspeitar que não seja autêntica.

Videochat pode ser uma boa ideia, antes de se encontrar pessoalmente 

Após combinar com alguém para um encontro presencial, considere agendar um videochat antes de se encontrar pessoalmente. Esta pode ser uma boa maneira de ajudar a garantir a pessoa é quem ela afirmar ser no seu perfil. Se a pessoa se opor fortemente a uma chamada de vídeo, isso pode ser um sinal suspeito.

Avise a um amigo sobre o local de encontro

Antes de encontrar com seu contato online na vida real, avise a um amigo para onde você planeja e que horas planeja voltar para casa. Considere planejar uma 'ligação de segurança ', ou seja, peça a um amigo para ligar para você durante o encontro para verificar se você está bem.

Marque o encontro em um local público e organize seu próprio transporte

No primeiro encontro, marque um encontro em um local público e arranje seu próprio transporte. Estar no controle de como você chega e sai permite a você sair quando quiser. Tenha alguns aplicativos transporte no seu telefone para que contar com opções se precisar. Certifique-se de que seu telefone está totalmente carregado ou considere levar um carregador ou uma bateria extra com você. Evite deixar alguém saber exatamente seu endereço.

Mantenha-se na sua zona de conforto

Muitas vezes, encontros podem envolver bebida alcoólica. Tente manter seus limites e não ceda à pressão para beber só porque a outra pessoa está bebendo. Mantenha a atenção e o estado de alerta. Não deixe sua bebida sozinha e mantenha os primeiros encontros de curta duração. Algumas pessoas se sentem mais seguras um instrumento de autodefesa, como spray de pimenta ou uma lanterna de alta potência.

Confie na sua intuição

Ouça seus instintos e fique à vontade para terminar um encontro ou interromper o contato com alguém se você se sentir desconfortável. Não se preocupe em parecer rude, priorize sua segurança. Se você se sentiu desconfortável ou pouco à vontade durante o seu encontro, bloqueie ou denuncie a pessoa depois para evitar que ela interaja com seu perfil novamente.

Proteja-se e os seus dispositivos

Uma das melhores maneiras de se manter em segurança online é usar um software de segurança na internet abrangente em recursos. O software de segurança pode proteger você de clicar em links maliciosos que um golpista possa enviar, além de ajudar a evitar outras ameaças, como vírus, ransomwaree ataques de phishing em geral. Uma boa solução também pode cuidar das suas informações pessoais, protegendo sua privacidade e monitorando seu e-mail, contas bancárias, cartões de crédito e outras informações que um golpista ou estelionatário pode explorar.

Produtos recomendados:

Mais leitura:

Como manter a segurança nos aplicativos de relacionamento online

Relacionamentos onlines tornaram-se comuns e são inúmeras as histórias de sucesso. Mas como manter a segurança em aplicativos de relacionamento? Saiba mais sobre segurança nos relacionamentos online, golpes e dicas para se proteger.
Kaspersky Logo