Ir para o conteúdo principal

Um smartphone é o dispositivo eletrônico mais utilizado amplamente na vida diária de muitos de nós. Os dias de telefones móveis sendo usados principalmente para ligar para alguém ou enviar uma mensagem de texto se passou a muito tempo. Agora, eles operam como computadores portáteis, com uma vasta gama de aplicativos para tudo, desde redes sociais e Internet Banking. A extensão na qual nós confiamos em nossos telefones, mais a quantidade de dados que eles contêm, significa que segurança do telefone é crucial.

Como nossa confiança em dispositivos móveis aumentou, também aumentaram as ameaças de segurança móvel. Leia para conhecer mais sobre a segurança de telefone e como protegê-lo.

Ameaças à segurança em telefone móvel

Algumas das principais ameaças ao telefone, incluem:

Aplicativos e sites maliciosos

Malware móvel (isto é, aplicativos maliciosos e sites maliciosos podem atingir os mesmos alvos, tal como roubar dados e criptografando dados, em telefones móveis tal como em computadores tradicionais. Os aplicativos maliciosos vêm em diferentes formas. As mais comuns são trojans que executam golpes de anuncios e cliques.

Ransomware para dispositivos móveis

O ransomware móvel é um malware usado para bloquear os usuários de usar seus dispositivos móveis e que demandam um pagamento de resgate, normalmente em cripto moedas. O aumento no uso de dispositivos móveis para negócios tornou o ransomware uma variante de malware mais comum e danosa.

Phishing

Em desktop e notebooks, a maioria dos ataques de phishing começam com um e-mail que inclui um link malicioso ou um anexo contendo malware. No entanto, em dispositivos móveis, os e-mails contam somente por 15% dos ataques de phishing. A maioria das tentativas de phishing ocorrem através de mensagens por SMS, redes sociais ou outros aplicativos.

Ataques man-in-the-middle (MITM)

Os Ataques man-in-the-middle (MITM) envolvem um atacador interceptando comunicaçôes na rede para que possam espionar elas ou modificar os dados sendo transmitidos. Enquanto este tipo de ataque é possível em diferentes sistemas, os dispositivos móveis são especialmente suscetíveis. Diferente do tráfego na Web que usa comunicações HTTPS criptografadas, as mensagens por SMS podem ser facilmente interceptadas e os aplicativos móveis podem usar o HTTP não criptografado quando dados potencialmente sensíveis estão sendo transferidos.

Jailbreaking e rooting

Jailbreaking e rooting se referem a obter acesso de administrador para dispositivos móveis iOS e Android. Os usuários móveis podem jailbreak ou root seus dispositivos para excluir aplicativos indesejados ou instalar aplicativos de lojas de aplicativos indesejadas, mas fazer isso implica em riscos. As permissões aumentada podem permitir que os atacantes acessem dados e portanto causar danos.

Spyware

O Spyware pode e coletar ou usar dados sem seu conhecimento ou aprovação. Os dados comumente objetivados por spyware incluem o histórico e chamadas telefônicas, mensagens de texto, localização do texto, lista de contatos, e-mail e fotos privadas. Os cibercriminosos podem usar estas informações roubadas para roubo de identidade ou fraude financeira.

Os iPhones são mais seguros do que telefones Android?

Um pergunta comum sobre a segurança de telefone é se os iPhones são mais seguros do que Android. Uma diferença crítica entre os dois é que o iOS é um sistema operacional fechado, enquanto o Android é usado por diversos fabricantes. Isso significa que a Apple não compartilha seu código-fonte, reduzindo as chances dos atacantes em encontrar vulnerabilidades em seu sistema. Por causa disso, muitos acreditam que o iOS é uma sistema operacional mais seguro. Independentemente, não há uma forma de estar completamente seguro, mesmo se você tem um telefone Apple. Portanto, entender a segurança do telefone e como proteger seu telefone permanece essencial.

Tenha em mente que os telefones mais antigos são menos seguros que os mais novos. Por exemplo iPnones mais antigos não mais recebem atualizações de segurança. Se você estiver usando um smartphone antigo, o upgrade para um novo modelo mais novo irá ajudar a aumentar a segurança do telefone.

Uma mulher segurando um smartphone. Entender as dicas de segurança do smartphone é essencial.

Dicas de segurança de smartphones

Se você deseja saber como proteger seu telefone, as dicas essenciais de segurança de smartphone, incluem:

Mantenha seu telefone bloqueado

Se seu dispositivo for roubado, o ladrão poderia obter acesso à suas informações pessoais. Para prevenir isso, é importante ter um bloqueio de tela. Seja uma senha, padrão, impressão digital ou reconhecimento facial, depende de suas preferências e as capacidades de seu dispositivo.

Normalmente, você pode especificar quanto o tempo o telefone pode ficar ocioso antes de bloquear ao ativar o bloqueio de tela. Escolha a menor quantidade de tempo para aumentar a segurança de seu telefone. Você está protegido porque a tela é automaticamente bloqueada mesmo se você mesmo de esquecer de bloqueá-la. Isso também irá conservar sua bateria porque a tela fica escura após um período de inatividade definido.

Configurar isso é direto. Para a maioria dos dispositivos Android, você pode encontrar instruções em Configurações de localização e segurança. Para usuários do iOS, verifique nas opções Gerais de suas configurações.

Crie uma senha forte para seu telefone e aplicativos

Crie uma senha forte para seu smartphone. Se uma tentativa de senha falhar um determinado número de vezes, o telefone será bloqueado, desativado e, em alguns casos, todos os dados serão apagados. As pesquisas mostram que muitos usuários de empresas não alteram as senhas padrão em seus dispositivos móveis ou não usam a autenticação por múltiplos fatores. Senhas fracas podem colocar toda uma organização em risco.

É também uma boa ideia definir senhas fortes para seus aplicativos, Isso tonará mais difícil para os hacker as adivinhar. Usando senhas únicas para cada aplicativo irá assegurar que o hacker não terá acesso à todas as suas informações em todos os dispositivos se uma senha for descoberta.

Fique atento às mensagens de texto

As mensagens de texto são alvos fáceis para malware de dispositivos móveis, por isso evite dados sigilosos, tal como detalhes de cartão de crédito ou informações privadas importantes por mensagem de texto. Igualmente, tenha cuidado com as mensagens de texto que você recebe.

Smishing (phishing através de texto) e vishing (phishing por voz que ocorre através do telefone) são formas populares de objetivar usuários de telefones móveis. Uma vítima de smishing pode receber uma mensagem de texto que parece ser de uma empresa, solicitando que você ligue para um número e divulgue informações de conta segura para endereçar um problema com sua conta. Se você receber e-mails ou texto que parecem ser de uma empresa lhe solicitando confirmar ou atualizar informações da conta, entre em contato com aquela empresa diretamente para confirmar a solicitação. Evite em tocar em links em e-mails ou textos não solicitados.

Verifique o símbolo de cadeado no navegador

O ícone de cadeado na barra endereço do navegador indica que você está em uma conexão segura e que o site que você está usando tem um ceritificado de segurança atualizado. Verifique isso ao inserir dados pessoais, tal como seu endereço ou informações de pagamento, ou ao enviar e-mails do seu navegador móvel.

Verifique se os seus aplicativos são de fontes confiáveis

Sempre baixe aplicativos de lojas oficiais de aplicativos. A Google e a Apple testam cada aplicativo antes de ser permitido estar na Play Store ou Apple Store, o que significa que baixar um aplicativos de uma loja oficial tem menos risco de obtê-los de outros lugares. Os cibercriminosos criam aplicativos móveis falsos que imitam marcas confiáveis para que eles possam obter informações confidenciais dos usuários. Para evitar esta armadilha, leias as avaliações do aplicativo e verifique a atualização mais recente e as informações de contato do desenvolvedor. Estes detalhes deveriam estar disponíveis dentro das informações do aplicativo na loja. Excluir os aplicativos que você não mais utiliza é também uma boa prática.

Mantenha o SO de seu dispositivo atualizado

Do desempenho à segurança, as atualizações do sistema operacional do telefone móvel são projetadas para aprimorar sua experiência. Para assegurar um smartphone seguro é essencial manter atualizado o sistema operacional de seu telefone móvel. As atualizações do sistema operacional protegem seu dispositivo de ameaças recém descobertas. Você pode verificar se o sistema operacional de seu telefone está atualizado ao examinar em Sobre o telefone ou Geral e clicar em Atualizações do sistema ou em Atualização do software (dependendo de seu dispositivo).

banner

Conectar ao Wi-Fi seguro

Os dispositivos móveis nos permite acessar a Internet seja onde estivermos. Com frequência, uma das primeiras coisas que fazemos ao sairmos e procurar pelo W-Fi. Enquanto o WiFi gratuito pode economizar no uso da dados, redes inseguras têm riscos de segurança. Para maximizar sua segurança ao usar Wi-Fi públco, conecte à uma rede virtual privada ou VPN. Uma VPN criptografa seus dados, protegendo sua localização e mantendo sua informações afastadas de olhos curiosos. Da mesma forma em casa, assegure-se que sua rede doméstica esteja configurada de forma segura para maximizar sua segurança.

Não desbloqueie seu dispositivo por rooting ou jailbreak

Jailbreaking ou rooting seu telefone é o processo de desbloquear seu telefone e remover as salvaguardas que os fabricantes colocaram para que você possa acessar qualquer coisa que desejar. Os usuários jailbreak ou root seus telefones para acessar lojas de aplicativos que não sejam as oficiais , mas isso tem um risco. Os aplicativos em lojas ilegítimas não foram vetados, o que significa que eles podem espionar seu telefone e roubar informações confidenciais.

Criptografe seus dados

Nossos smartphones armazenam um riqueza de dados. Se o seu telefone for perdido ou roubando, informações confidenciais, tal como seus e-mails, contatos e informações financeiras podem estar em risco. Para proteger os dados de seu telefone móvel, você os pode criptografar. Os dados criptografados são armazenados em um formato não legível, portanto não podem ser entendidos. A maioria dos telefones têm configurações de criptografia que você pode controlar através do menu de segurança.

Para verificar se seu dispositivo iOS está criptografado.

  • Vá para o menu Configurações.
  • Clique em Touch ID e Passcode.
  • Você será solicitado a inserir seu código de bloqueio de tela.
  • Vá para a parte inferior da página. Se o seu telefone estiver criptografado, deveria mostrar" 'A Proteção dos Dados está ativada".

Para criptografar um Android.

  • Primeiro, assegure-se de que seu dispositivo tenha ao menos 80% de carga.
  • Se seu telefone estiver bloqueado, então o desbloqueie antes de continuar.
  • A seguir, vá para Segurança e escolha Criptografar o telefone.
  • Se você interromper o processo de criptografia ou se você não carrega e desbloqueia seu dispositivo, poderá perder todos os seus dados. A criptografia pode tardar um hora ou mais.

Ative a limpeza remota de seu telefone 

Se o seu telefone for perdido ou roubado, você poderá limpar remotamente seus dados pessoais de sua memória. Desde que você anteriormente fez o backup de seu dados na nuvem, você não precisa preocupar-se em perder aqueles dados. Saiba mais sobre como  limpar seu iPhone remotamente e limpar seu dispositivo Android remotamente nas página de suporte da Apple e Google.

Saia dos sites após você efetuar um pagamento

Se você usa seu smartphone para compras on-line ou para usar o Internet Banking, saia dos sites relevantes após suas transações sejam concluídas. Não armazene seus nomes de usuários e senhas em seu telefone e evite transações confidenciais ao usar Wi-Fi público.

Desative o Wi-Fi e Bluetooth quando não em uso

Quando você mantém o Wi-Fi e Bluetooth ativos, os hackers podem ver quais redes às quais você de conectou antes, spoof elas e enganar seu dispositivo para conectar-se aos dispositivos com Wi-Fi e Bluetooth que os hackers carregam consigo. Uma vez conectados ao seu telefone, os hackers podem atacar seu dispositivo com malware, roubar dados e lhe espionar, sem necessariamente você notar. Portanto, é bom desativar o Wi-Fi e Bluetooth quando você não precisa deles.

Use um bom antivírus

O antivírus não é apenas para notebooks ou computadores desktop. É essencial também para dispositivos móveis. Um bom antivírus móvel irá proteger seu smartphone contra vírus e tentativas de hacking. O Kaspersky for Android fornece proteção 24/7 e inclui um recurso 'Onde está meu dispositivo’ , assim como a detecção de aplicativo espião.

Produtos recomendados:

Artigos relacionados:

Segurança de telefone móvel: como assegurar que seu telefone esteja seguro

Quais são as principais ameaças ao telefone móvel e como você as pode prevenir? Conheças as dicas sobre a segurança de telefone móvel, segurança de smartphones e como proteger seu telefone.
Kaspersky Logo