Não, você não está sendo paranoico. Existem mesmo pessoas que monitoram o tráfego em redes Wi-Fi desprotegidas na tentativa de interceptar seus dados pessoais. Se você não pensa duas vezes antes de digitar senhas, dados bancários e números de cartão de crédito, os hackers de phishing podem coletar suas informações particulares. Isso pode causar problemas sérios para você no futuro..

Uma das maneiras mais comuns de usar a Internet sem medo é utilizar o que se chama rede virtual privada, ou VPN. A VPN cria uma rota virtual criptografada entre o seu computador e o servidor. Isso torna impossível saber a origem de qualquer coisa que você digita. Ela mascara seu endereço IP, protege seu anonimato e seus dados.

No mundo on-line de hoje, esse é um dos elementos mais inteligentes que você pode usar. Vamos analisar em mais detalhes as funções e os benefícios da VPN.

Como a VPN funciona

A VPN mascara sua atividade on-line roteando sua conexão através de um servidor diferente para o servidor da rede que você está usando. Ela pode criptografar os dados, o que significa que a VPN converte seus dados em um código que não pode ser convertido por fontes não autorizadas. A VPN também pode usar um túnel que encapsula informações em um formato diferente. Ela oculta as informações que você envia e recebe enquanto usa a Internet em sua rede privada.

A Internet é executada em servidores que estão sempre compartilhando e transmitindo dados entre si. Quando você fica on-line para navegar, seu computador começa a compartilhar dados diretamente com os servidores dos sites que está visitando. Isso significa que os hackers podem interceptar a comunicação para ver o que você está compartilhando e dizer se elas são provenientes de você. Essa não é uma boa notícia quando você está enviando dados confidenciais, como informações bancárias que você não quer que cheguem às pessoas erradas.

Uma VPN cria uma estação de acesso na jornada dos dados entre o computador e outros servidores da Internet. Com um serviço de VPN, seus dados seguem primeiramente para o servidor da rede privada, onde são reempacotados e ocultos. Em seguida, eles avançam do servidor da VPN ao seu destino final. Você está ocultando a origem dos dados e, para os hackers, parece que a origem do tráfego e das informações é a VPN e não você. Os cibercriminosos não sabem dizer se você é a origem dos dados e também só veem dados criptografados.

Você pode criar e usar uma dessas redes privadas baixando o software de VPN ou fazendo login no site de um fornecedor de VPN. Em seguida, o software ou o site promove todas as transferências de dados ocultos enquanto você navega na Internet via VPN.

Protege sua segurança

O principal benefício de uma VPN é a segurança adicional. Quando você está em uma cafeteria, pode se conectar à Web imediatamente por meio da rede Wi-Fi gratuita com o nome da cafeteria. Mas como você sabe se a rede gratuita é realmente administrada pela cafeteria ou por alguém interessado em roubar seus dados?

Com uma VPN, os dados são criptografados para dar confidencialidade ao servidor privado remoto. Mesmo que você acesse uma rede Wi-Fi configurada por um cibercriminoso, suas informações não serão visíveis para ele. Você só precisa se conectar ao programa de VPN imediatamente após fazer login em um servidor da Internet não protegido. Não poderia ser mais fácil.

Permite que você pesquise sites bloqueados

Os moradores de alguns países podem ter sites populares como Facebook e Google bloqueados, mas poderão acessá-los sites se estiverem usando uma VPN. Isso ocorre porque as VPNs podem se conectar a esses serviços a partir de servidores privados localizados em outros países que não bloqueiam sites específicos. Na verdade, o bloqueio de sites é muito comuns; como medida de segurança, algumas pequenas empresas e agências governamentais permitem somente o tráfego de seus próprios países. Isso poderá ser problemático, se você estiver no exterior de férias e quiser trabalhar um pouco.

Ao se conectar a uma VPN logo após acessar a Web em um país estrangeiro, você poderá navegar como se estivesse em casa. Obviamente, você desejará ser proativo e baixar ou se inscrever em um serviço de VPN antes de viajar para o exterior.

Protege os dados de seu celular

Atualmente, há muitas empresas de VPN surgindo no mercado, mas nem todas podem prestar os serviços de que você precisa. Como realizamos muitas compras e negócios, e enviamos muitos e-mails, usando smartphones, é sensato encontrar uma VPN que também funcione em seu telefone. Para os hackers, é mais difícil coletar informações de telefones. Mas basta ler um artigo sobre os vazamentos de Snowden para saber que o governo não tem dificuldade para acessar suas informações.

Em geral, as VPNs funcionam de modo semelhante tanto para os produtos da Apple quanto para sistemas operacionais Windows ou Android. No entanto, os sistemas de VPN para iPhone de fato exigem protocolos mais robustos, oferecendo proteção adicional.

Oferece tranquilidade

Infelizmente, nem todas as VPNs são tão seguras quanto você precisa. É importante pesquisar o fornecedor de VPN para garantir que ele ofereça atendimento ao cliente e responda a dúvidas e preocupações. Geralmente, os fornecedores de VPN priorizam certos recursos, e suas prioridades devem se alinhar às do serviço que você selecionar. Procure um fornecedor que ofereça atendimento ao cliente 24/7, para obter assistência sempre que tiver problemas.

Uma conexão VPN segura é uma maneira eficiente de proteger suas atividades on-line e proteger suas informações. No entanto, nem todos os serviços e fornecedores VPN são criados da mesma forma. É importante selecionar um serviço confiável e abrangente, que atenda às suas necessidades específicas e proporcione liberdade para você navegar pela Internet com confiança e segurança.

Artigos e links relacionados:

O que é VPN

Proteção de redes sem fio

WDicas de segurança para redes sem fios

Links de produtos:

Baixar a VPN gratuita